NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

TikTok se desculpa por remover o conteúdo LGBTI: 'Realmente entendemos errado'

Em Neon: quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Foto: Reprodução da Internet

A TikTok agora diz que só reduzirá o conteúdo gay se for solicitado pelas agências locais de aplicação da lei.

O aplicativo de mídia social de compartilhamento de vídeo TikTok se desculpou por suprimir o conteúdo LGBTI.

Segundo o site Gay Star News, o aplicativo de enorme sucesso tem cerca de 800 milhões de usuários em todo o mundo. Chegou às manchetes nas últimas semanas porque o presidente Donald Trump ameaçou bani-lo nos EUA por temer a segurança de dados. A TikTok é propriedade da empresa chinesa ByteDance.

No entanto, antes disso, houve uma crítica de que o aplicativo suprimiu conteúdo LGBTI. Os críticos dizem que o aplicativo toma medidas para evitar que esse conteúdo - até mesmo imagens de homens de mãos dadas - se torne viral em alguns países.

Hashtags sujeitas a shadowbans
No início deste mês, a TikTok admitiu que restringia hashtags relacionadas a LGBTI em alguns países. O Australian Strategic Policy Institute (ASPI) conduziu um estudo em hashtags TikTok. Ele encontrou hashtags relacionadas a LGBTI 'shadowbans' em países como Jordânia, Rússia e Bósnia. Por exemplo, se você pesquisar a palavra transgênero em árabe, nenhum resultado será obtido.

Quando o estudo foi divulgado, TikTok disse que algumas hashtags foram sinalizadas como muitas vezes levando a conteúdo pornográfico. Ele também disse que algumas hashtags foram restritas para cumprir as leis locais.

O diretor de políticas públicas da TikTok na Europa, Oriente Médio e África, Theo Bertram, foi questionado por um comitê parlamentar britânico. Ele foi mais longe, dizendo: 'Sinto muito, realmente entendemos errado', relata a Fundação Thomson Reuters.

Bertram disse que restringir a disseminação de conteúdo gay e trans, junto com vídeos de usuários plus size e deficientes físicos, foi feito com boas intenções: para prevenir o bullying online.

"Foi uma ideia terrível", ele admitiu. Daqui para frente, ele disse que a TikTok só agirá para evitar a propagação de conteúdo queer se solicitada por agências de segurança específicas. Ele destacou a lei de propaganda anti-gay na Rússia como um exemplo em que a TikTok pode ser forçada a agir. No entanto, ele esclareceu que a considerava uma lei 'terrível'.

'Acho que a lei russa é terrível e nossa comunidade também... Mas, infelizmente, temos que cumprir as solicitações legais nos países em que operamos.'

No fim de semana passado, o presidente Trump ameaçou introduzir uma proibição dos EUA ao TikTok em 48 horas. No entanto, a ação ameaçada parecia ter sido evitada 11 horas após o Presidente aprovar uma venda do aplicativo para a Oracle e ao Wal-Mart, com sede nos EUA.

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code