Mais um mês de Novembro e você, homem, deve avaliar se já não é o caso de procurar um urologista para fazer os exames preventivos que podem diagnosticar um câncer na próstata, que está lá quieto, silencioso.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
O homem gay na maioria dos casos tem vários parceiros sexuais, e portanto está mais exposto às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e está mais sujeito a apresentar um câncer na próstata.
Quem deve procurar um urologista?
1) Homens afrodescendentes acima dos 40 anos, já que nesse grupo a incidência da doença é mais frequente.
2) Homens acima dos 40 anos com histórico de câncer de próstata na família (pai, avô, irmãos, tios...)
3) Todo homem com mais de 50 anos.
O que será feito?
Primeiro o urologista irá conversar com você, objetivando colher dados que possam já fazê-lo suspeitar da possibilidade do câncer estar presente. Irá perguntar sobre os seus hábitos de micção, avaliar a qualidade do jato de urina que você apresenta ao urinar e tentar descobrir algum antecedente de doença urológica.
Depois o urologista fará o exame físico e é nesse momento que ocorrerá o exame de próstata, através do toque retal, com a introdução do dedo pelo ânus.
E por último ele avaliará, e provavelmente solicitará, exames complementares: ultrassonografias, exames de sangue (PSA- Prostatic Specific Antigen) e de urina.
Ao final da consulta, nós urologistas, na maioria das vezes, já temos noção se é um caso suspeito, ou não, de câncer na próstata. Mas serão os exames complementares que permitirão nos orientar sobre o diagnóstico final. Então, não deixe de retornar em consulta com os exames, mesmo que você considere que os resultados foram normais (hoje em dia a maioria dos pacientes tem acesso aos resultados dos exames antes mesmo dos médicos).
E para te ajudar, a Clínica CZ está oferecendo um desconto de 50% no valor da consulta médica, comigo. Apresente este post (impresso ou no seu seu Smartphone/tablet) na hora do acerto financeiro. Válido até 28/11/2014.
Por: Dr. Cid Zauli
Dr. Cid da Fonseca Zauli, nasceu em Niterói RJ), formado em Medicina pela Unversidade Federal Fluminense. Fez residência médica na especialidade de Urologia na cidade de São Paulo e especialização no Centro Médico Porte de Choisy, Paris- França. É especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, faz parte das sociedades Americana e Européia de Urologia. Atua como urologista há 29 anos. Hoje mora em São Paulo/SP e é diretor da Cid Zauli Clínica Urológica Ltda (www.clinicacz.com). Atua nos hospitais Nove de Julho, Albert Einstein, Oswaldo Cruz e São Luiz. E esclarece dúvidas nos Blogs Uroblogay e Urologia Cid Zauli.