NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Prevenção da Aids é tema do Projeto Boa Sorte, que chega a São Paulo com Ocupação no Teatro Aliança Francesa

Em Neon: quarta-feira, 18 de abril de 2018

Com patrocínio do Instituto Caixa Seguradora, projeto leva informação sobre a vida dos portadores do vírus causador da AIDS por meio de apresentação de teatro, palestras, oficinas e bate-papos

O espetáculo “Boa Sorte - O Musical” já passou por Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre e em maio segue em itinerância pelo interior de São Paulo e Curitiba.

Entre os dias 19 e 29 de abril, o Projeto Boa Sorte desembarca em São Paulo, no Teatro Aliança Francesa, com o intuito de levar informação, cultura e arte para jovens e adultos sobre o universo das pessoas que vivem com HIV. O projeto propõe uma verdadeira Ocupação no Teatro com espetáculo, palestras, jogo de tabuleiro interativo, rodas de conversa e sessões de cinema com bate-papo ao final.

A necessidade de conscientização dos jovens sobre o assunto se mostra urgente de acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2017, que revelou um aumento de infecção entre jovens de 19 a 29 anos, e principalmente entre os mais novos, de 15 a 19 anos, cujo aumento somou 187% no período de 2006 a 2015. Já entre jovens de 20 a 24 anos, a taxa dobrou (de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil habitantes).

Assim, no dia 19 de abril, quinta-feira, o projeto inicia às 15h com apresentação do espetáculo Boa Sorte – O Musical, escrito pelo ator e youtuber Gabriel Estrela, que conta como foi receber a notícia, aos 18 anos, de que era portador do vírus, e como foi a reação da família e amigos, além de descrever a rotina de sua nova condição médica, sempre acompanhado de música ao vivo.

No dia seguinte, 20 de abril, sexta-feira, acontecem duas sessões do espetáculo, às 15h e às 20h30. Após a última sessão, é realizado um bate-papo do público com Rico Vasconcelos, infectologista formado pela USP e coordenador do Estudo PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) no Brasil. A partir do dia 21 de abril, sábado, 18h, o público pode participar do Prevenidas Game, um jogo de tabuleiro humano e interativo sobre conhecimento em prevenção ao HIV, Hepatites Virais e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Já às 20h30, acontece nova apresentação do espetáculo Boa Sorte – O Musical, seguida de bate-papo com Daniel Bovolento, publicitário, fundador do blog Entre todas as coisas, influenciador, youtuber e autor de diversos livros sobre comportamento, relacionamentos e sexualidade.

Já no dia 22 de abril, domingo, às 17h, a programação fica por conta da exibição de 120 Batimentos por Minuto, filme francês dirigido por Robin Campillo, que segue a trajetória do grupo Act Up no começo dos anos 1990 para pressionar o governo e as companhias farmacêuticas a tratar a Aids com mais seriedade e transparência. A trama acompanha de perto os personagens do grupo e seus relacionamentos, com um ritmo urgente ao mostrar o convívio entre eles e sua relação com a vida. Logo após a exibição, acontece uma roda de conversa com Roseli Tardelli, jornalista que comandou os programas Roda Viva, Opinião Nacional, Jornal Eldorado, entre outros. Após a morte do irmão, Sérgio Tardelli, em consequência da Aids, ela passou a se dedicar a ações de comunicação e cultura ligadas ao tema. Criou, há 15 anos, a Agência de Notícias da Aids, e também a Agência Sida, na África. Lançou dois documentários e o livro “O valor da vida – 10 anos da Agência Aids”, além do projeto “Lá em casa”, local de reabilitação e convivência para pessoas vivendo com HIV/ Aids.

As apresentações do espetáculo Boa Sorte – O Musical seguem no dia 26 de abril, quinta-feira, às 10h e às 15h, seguidas de bate-papo com Silvia Almeida, que se tornou ativista após contrair HIV de um sólido casamento. Seu marido faleceu dois anos depois do diagnóstico e Silvia milita para desmistificar a ideia de que as pessoas que estão casadas estão ‘protegidas’ de contrair HIV. O Prevenidas Game pode ser jogado novamente no dia 27 de abril, sexta-feira, a partir das 14h. No mesmo dia, a partir de 20h30, o público pode conferir o espetáculo Boa Sorte – O Musical, seguido de bate-papo com o Grupo Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids), que comemora 30 anos de existência em 2018.

No sábado, dia 28 de abril, às 20h30, acontece nova apresentação do espetáculo, seguida de bate-papo com o youtuber Guilherme Terreri, também performer por trás da drag queen Rita Von Hunty, apresentadora que mantém o programa Drag Me As a Queen, do Canal E!. Para finalizar a programação, no domingo, dia 29, às 17h, acontece a exibição de Favela Gay, documentário dirigido por Rodrigo Felha sobre a vida da comunidade LGBT nas favelas do Rio de Janeiro. O filme mostra questões comuns a esse universo, como homofobia, preconceito, aceitação da família, trabalho e dia a dia na comunidade. Apesar das adversidades, cada personagem conta como reinventou a sua história por meio da música, dança, política ou do estudo. Logo após a exibição, acontece bate-papo com Marcos Moura, antropólogo e pesquisador que atua há mais de 10 anos em pesquisas e projetos relacionados a Direitos Humanos, Segurança Pública e LGBTfobia. Está por trás da pesquisa do filme Favela Gay.

Boa Sorte – O Musical
Com um repertório de canções da MPB, Boa Sorte - O Musical traz o relato autobiográfico do jovem que recebe a notícia de que é portador do vírus da Aids. Em cena, o rapaz repensa seus relacionamentos com amigos, família, namorado e médicos depois do diagnóstico, sempre acompanhado de música ao vivo. “Descobri-me vivendo com HIV muito jovem e se na época eu tivesse a referência de outras pessoas soropositivas vivendo bem e dispostas a conversar abertamente, tudo teria sido menos complicado”, recorda o autor e diretor da peça, Gabriel Estrela, hoje aos 26 anos.

Sob a direção de Estrela, o musical conta com o jovem elenco formado por Lola Portela, Mariana Sancar, Gabriel Neves, Mauro Silva e Thiago Catellani, além de banda formada por Bianca Paysan (violão), Fernando Bastos (piano e direção musical) e Marília Nóbrega (violoncelo).

Para o diretor do Instituto Caixa Seguradora, Grègoire Saint Gal de Pons, a qualidade artística do espetáculo é um bom caminho para trazer à tona a discussão sobre o comportamento e a saúde sexual dos jovens. “Patrocinar o espetáculo fortalece o Instituto e os nossos programas de juventude, pois discute o HIV e Aids sob a perspectiva da vida. É essa a realidade que tentamos levar aos jovens por meio dos nossos patrocínios, pesquisas e projetos”, afirma Grègoire.


Sobre Gabriel Estrela
O ator e diretor de teatro goiano Gabriel Estrela iniciou sua carreira como ator em Brasília, tendo atuado em musicais para o público adulto e infantil. Colaborou com a websérie “Eu só quero amar”, da Rede Globo, sobre casais sorodiferentes, numa mistura de documentário e ficção, para aproximar ainda mais o público jovem do tema. A experiência, de misturar entretenimento com informação o levou a Nova York para participar de uma Reunião de Alto Nível sobre o fim da epidemia da Aids na Sede da ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2013, Gabriel criou e dirigiu a primeira versão do espetáculo, que foi reencenado em 2015 marcando o início do Projeto Boa Sorte. No mesmo ano, criou o canal de mesmo nome no Youtube, que rendeu dois vídeos com a youtuber Jout Jour Prazer falando sobre preconceito, cotidiano e saúde, atingindo mais de 800 mil visualizações. Em 2017, o canal ganhou o Prêmio YouPix Creators Pitch.

Prevenidas Game – ONG Koinonia
É um jogo de tabuleiro humano sobre conhecimento em prevenção ao HIV, Hepatites Virais e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A proposta é proporcionar a interação, o compartilhamento de vivências e aprendizado. O jogo é desenvolvido com o tabuleiro no chão, numa lona de 4m x 4m, e os participantes são os peões. Podem participar quatro jogadores, que devem percorrer as casas do tabuleiro de acordo com os números tirados no dado ou de acordo com as respostas dadas. Cada casa representa um tipo de carta, e os jogadores devem responder às questões apresentadas ou realizar a ação apresentada nas cartas. O jogo é composto por cinco tipos de cartas: “Sorte ou Azar”, “Pergunta de Situação”, “Perguntas Técnicas”, “Prenda!” e “Caiu na casa do adversário?”. O jogador ou jogadora que der uma volta completa no tabuleiro avança para o centro e chega à casa final, vencendo o jogo. Perguntas como “É possível pegar Aids por meio de beijo, abraço, compartilhamento de copos?”, ou “O que é o período de Janela Imunológica?”, ou ainda “A Aids tem cura?”, são alguns dos questionamentos do jogo.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Ficha técnica 
Espetáculo Boa Sorte – O Musical
Texto e direção: Gabriel Estrela
Direção musical: Fernando Bastos
Iluminação: Ramon Lima
Cenografia e Figurinos: Breno Abreu
Com Lola Portela, Mariana Sancar, Gabriel Neves, Mauro Silva e Thiago Catellani
Banda: Bianca Paysan, Fernando Bastos e Marília Nóbrega
Fotos: Ronaldo Gutierrez
Arranjo ”Vivo”: Maria Barrilari
Programação Visual: Denise Bacelar
Operador de luz: Alexandre Zullu
Operador de som: Kleber Marques
Assessoria Jurídica: Olivieri Associados
Coordenação financeira: Cleonice Chaves
Produção de figurinos: 7 Company Studio
Produção executiva: Mcd Produções
Direção de Produção: Fernanda Signorini
Realização: Signorinimkt Produções Culturais Ltda
Idealização: Fernanda Signorini e Gabriel Estrela
Patrocínio: Instituto Caixa Seguradora

Serviço
Projeto Boa Sorte
São Paulo
De 19 a 22 e de 26 a 29 de abril

Programação
Dia 19 de abril, quinta-feira
15h - Apresentação espetáculo

Dia 20 de abril, sexta-feira
15h - Apresentação espetáculo
20h30 - Apresentação seguida de bate-papo com Gabriel Estrela e participação de Rico Vasconcelos

Dia 21 de abril, sábado
18h – Jogo Prevenidas Game – ONG Koinonia
20h30 – Apresentação seguida de bate-papo com com Gabriel Estrela e participação de Daniel Bovolento (influenciador e youtuber) na peça e no bate papo.

Dia 22 de abril, domingo
17h - Exibição do filme 120 Batimentos seguido de roda de conversa  com Gabriel Estrela e participação de Roseli Tardelli

Dia 26 de abril, quinta-feira
10h – Apresentação espetáculo seguida de bate-papo com  Gabriel Estrela e participação de Silvia Almeida
15h - Apresentação espetáculo seguida de bate-papo com Gabriel Estrela e participação de Silvia Almeida

Dia 27 de abril, sexta-feira
14h – Jogo Prevenidas Game – ONG Koinonia
20h30 – Apresentação espetáculo seguida de bate-papo  com Gabriel Estrela e participação de Grupo Gapa (comemoração de 30 anos de existência)

Dia 28 de abril, sábado
20h30 – Apresentação espetáculo seguida de bate-papo com Gabriel Estrela e participação de Guilherme Terreri (influenciador e youtuber) na peça e no bate papo

Dia 29 de abril, domingo
17h – Exibição do filme Favela Gay, seguida de bate-papo com Gabriel Estrela e participação de Marcos Moura

Ingressos das sessões do espetáculo 
Preço: R$20,00 (inteira)
R$10,00 (meia)

Demais atividades, como Prevenidas Game, bate papos, exposição, filmes, são gratuitos

Fotos adicionais: Taidson Morais
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code