Irreverente, libertária e absolutamente carioca, a Banda das Quengas do Rio de Janeiro é muito mais do que um banda de carnaval: é um manifesto popular de alegria, diversidade e ocupação das ruas com humor, afeto e resistência.
Desde 1990, a Banda das Quengas ocupa as ruas do Rio com deboche, liberdade e muito brilho. Inspirado na personagem icônica de Joana Fomm na novela Tieta, a banda nasceu pra virar o jogo: transformar ofensa em bandeira, riso em resposta e fantasia em liberdade e transformar a palavra “quenga” em orgulho, festa e afirmação LGBTQIA+.
E é com forte presença da cultura LGBTQIAPN+, que a Banda das Quengas tornou-se símbolo de inclusão e afronta bem-humorada aos padrões de gênero, comportamento e moralidade.
O cortejo se concentra na Rua Washington Luís, espalhando alegria pelas ruas do entorno, num carnaval marcado por marchinhas, música pop, eletrônica, suor, gargalhada e ocupação afetiva do espaço público.
Desde sua criação, a banda é também símbolo de resistência e visibilidade LGBTQIA+. A Banda das Quengas tem como vice-presidenta Tbengston Martins, figura histórica do carnaval e da cena cultural carioca, que também assina as apresentações da banda.
Serviço
BANDA DAS QUENGAS 2026
Terça-feira de Carnaval - 17/02 - 15h
Rua Washington Luís x Av. Mem de Sá – Lapa
DJs: Alkay, Renan, Dragon e Schio
Apresentação: Tbengston Martins
Desde 1990, fazendo da rua palco, da quenga bandeira e do carnaval um ato de liberdade.

