Festival, apresentado pela Petrobras, realiza sua 9ª edição de 26 de setembro a 12 de outubro, com atividades para toda a família
Fotos: Victor Curi
Apresentado pela Petrobras, o Hacktudo, maior festival gratuito de cultura digital do Brasil, chega à sua 9ª edição em 2025 ocupando um novo palco: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Nos dias 11 e 12 de outubro, das 14h às 22h, o evento traz uma programação diversa que conecta arte, tecnologia, ciência e entretenimento, com foco especial em famílias, crianças e jovens.
Entre as experiências inéditas, destaque para o Batukando, parceria com o coletivo Caramelo Biônico. Instalado em uma escada cenográfica, o público é convidado a tocar um tambor seguindo as orientações de fitas de LED no estilo Guitar Hero. Cada nota certa ilumina a estrutura da escada, formando imagens interativas e coletivas, em uma experiência única que mistura música, arte digital e interatividade.
Além da novidade, o Hacktudo também traz de volta atrações já queridas pelo público, como competições de robôs, desafios de drones, oficinas interativas, experiências em realidade virtual e exposições imersivas. Tudo isso com entrada gratuita, reforçando a missão do festival de democratizar o acesso a atrações culturais, artísticas e tecnológicas que ainda não são de amplo acesso à sociedade.
Reforçando seu compromisso com acessibilidade e inclusão, o festival traz novamente para a programação a AbleGamers, organização sem fins lucrativos que permite ao público conhecer e interagir com consoles e controles adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa evidencia como a tecnologia pode derrubar barreiras e democratizar o acesso ao universo dos games, mostrando que inovação também é sinônimo de transformação social.
Idealizado e realizado pela Araucária Agência Cultural, com direção geral e curadoria de Miguel Colker e direção artística de Paulo Dary, o Hacktudo consolidou-se no cenário nacional como um espaço de encontro entre inovação e cultura. O evento é dividido em três eixos: Hackathons, voltados a desenvolvedores e soluções criativas; o Conference, que reúne nomes de referência em tecnologia em debates de alto nível; e o Festival, com atividades abertas ao público em geral.
“Um dos grandes propósitos do HACKTUDO é mostrar que a tecnologia e a inovação podem e devem estar ao alcance de todos. Ao trazer experiências culturais tecnológicas que normalmente não fazem parte do dia a dia das pessoas, de forma gratuita, queremos despertar a curiosidade, a criatividade e o encantamento do público. Neste ano, é ainda mais especial ocupar o MAM Rio no fim de semana do Dia das Crianças, oferecendo uma programação diversa para famílias inteiras descobrirem e se divertirem juntas.” – Miguel Colker, diretor geral e curador do Hacktudo.
Confira a programação completa do HACKTUDO 2025:
Hackathon Bemobi
Tradicional porta de entrada para jovens talentos no Hacktudo, o Hackathon Bemobi chega à 9ª edição desafiando estudantes com o seguinte tema: “Explore soluções inovadoras que integrem inteligência artificial aos ecossistemas de pagamento da Bemobi”. Com inscrições gratuitas já encerradas pelo site www.hacktudo.com.br, a maratona reúne estudantes do ensino médio, universitários e alunos de cursos técnicos de diferentes áreas, programação, marketing, ciência econômica, design, mídia digital, ciência de dados, engenharia da computação, entre outras.
Além de estimular inovação e empreendedorismo, o Hackathon reforça o compromisso com a diversidade, priorizando na seleção para a segunda etapa os times formados por pelo menos duas mulheres e/ou pessoas pretas entre seus integrantes.
Com uma premiação total de R$16 mil, dividida entre os três melhores grupos, equipes de todas as regiões do Brasil se inscreveram para participar das maratonas. Os vencedores serão anunciados no dia 4 de outubro. As lives dos Hackathons poderão ser acompanhadas pelo canal do festival no YouTube: www.youtube.com/HacktudoFestival
Confira a programação do Hackathon Bemobi:
26/09 (Sex): Abertura Oficial • Anúncio do Desafio • Início do Hackathon
27/09 (Sáb): Sessões de Mentoria
28/09 (Dom): Envio e Avaliação dos Projetos • Anúncio dos Finalistas
30/09 (Qua): Mentoria de Pitching
04/10 (Sáb): Pitchings • Anúncio dos Vencedores
Conference
No dia 9 de outubro, o Hacktudo promove o tradicional Conference, apresentado pela Petrobras, que neste ano foca em dois dos temas mais relevantes da atualidade: transição energética e inteligência artificial.
Em um ano marcado pela COP30, a conferência reúne especialistas, lideranças e executivos para debater como a inovação pode acelerar a sustentabilidade e gerar impacto positivo na sociedade. Os painéis e palestras vão explorar desde novas matrizes energéticas até o papel da IA em processos econômicos, sociais e criativos, aproximando o público dos desafios e oportunidades de um futuro de baixo carbono.
Confira a programação completa do Conference:
12h - Check-in Convidados │ Gastronomia Exclusiva by Gurumê
13h - Check-in Público
13h25 – Abertura | Proposta do evento
Miguel Colker – HACKTUDO, Fundador e Diretor Geral
13h30 – EXPERIÊNCIA: GM em jogo: quando mudança vira jogo (e comportamento)
Adriana Barbosa Ferreira - Petrobras, Coordenadora de Experiências em Transformação Digital
14h20 – Painel: Descarbonizar é Inovar: O desafio de redefinir as matrizes energéticas, de indústrias à comunidades.
Fernanda Diniz – Petrobras, Gerente de Gestão de Portfólio e Resultados de Carbono e Emissões - Petrobras
Cecilia Pestana – Revolusolar, Diretora de Projetos
Bianca Peres - Carbon Air Energy, Cofundadora e CEO
Mediadora: Carla Cristina da Costa - Visionaris / Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), CEO e Presidente
15h10 – Palestra: Inteligência Artificial
Pedro Doria – Meio, Jornalista e Editor
16h – Pagamentos, Dados e Confiança: Como a IA está transformando o mundo financeiro
Maristela Calazans – Nubank, GM Senior Director
Luis Felipe Carvalho – NG.CASH, Co-Fundador
Felipe Goldin – Bemobi, CTO
Mediador: Gabriel Orsi – Barkus, Sócio e Diretor
16h50 – Creators e I.A.: Responsabilidade e papel de influenciadores em tempos de avanços da I.A.
Nina Talks – Playnest, Creator e Sócia
Franklin Medrado – Playnest, Creator e Sócio
Bruna Dias – DiasdeCacho, Coord. de Comunicação e Creator
Mediador: Renata Turlão – Play9, Diretora de Estratégia de Conteúdo e BI
17h40 – Painel: A Nova Economia Urbana: Inteligência artificial, dados, inovação e negócios conectando governo, empresas e cidadãos
Fernanda Freire – Invest Rio, Head de Comunicação
Ismar Marcos – Oliveira Trust, Gerente de Tecnologia
Mediador: Bruno Parodi – Escreva.ai, CEO
18h30 – Painel: Dados que transformam: O papel da IA na inclusão social, cidadania e políticas públicas"
Tatiana Roque – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Vereadora e Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro
Mediador: Polinho Mota – data_labe, Coordenador de Dados e DPO
19h20 – Encerramento
Miguel Colker - HACKTUDO, Diretor Geral
Festival Hacktudo
Nos dias 11 e 12 de outubro, das 14h às 22h, o MAM Rio se transforma em um grande palco de experiências interativas que unem arte, ciência e tecnologia. As atividades são gratuitas e pensadas para toda a família, com um olhar especial para os pequenos, já que o evento acontece no fim de semana do Dia das Crianças.
Confira as principais atrações do evento:
Drones
Com o avanço da tecnologia, os drones continuam conquistando os céus e despertando o interesse do público no universo da cultura digital. No Hack Drones, os visitantes poderão vivenciar a emoção de pilotar essas pequenas máquinas em simuladores e em vôo real, testando suas habilidades em circuitos desafiadores com gates, slaloms e ladders. Uma exposição de modelos inovadores também mostrará como esses equipamentos estão transformando corridas e o mercado de drones. Para quem quer colocar a mão na massa, as oficinas práticas ensinam os primeiros passos no controle desses dispositivos de forma segura e divertida.
Robôs
Os embates de robôs continuam conquistando o público do Hacktudo. No Hack Robôs, os visitantes poderão explorar quatro experiências incríveis oferecidas pela RoboCore: a Arena Hockey, onde é possível competir em partidas eletrizantes, com uma baia para aprender os fundamentos do Robô Hockey; o Espaço “Explorer”, com um robô de braço controlável que permite testar habilidades de precisão; o Espaço “Raptor”, com um robô com esteiras passado por diversos obstáculos; e uma loja com produtos da RoboCore, trazendo novidades para quem quer levar um pedacinho da robótica para casa. Além disso, o público poderá conferir a RoboCup SPL, oferecida pela RoboCup, em que robôs entram em campo para disputar partidas de futebol com estratégia e inteligência artificial. Uma oportunidade única de aprender e se divertir com a tecnologia em ação.
Expo
A Hack Expo reúne exposições artísticas, instalações imersivas e experiências interativas que exploram a interseção entre arte, tecnologia e cultura digital. O público poderá vivenciar desde realidade virtual e inteligência artificial até obras que desafiam os sentidos e estimulam a criatividade, sempre guiado pela visão de artistas renomados que usam a tecnologia de forma inovadora.
Cérebro Luz – Os visitantes embarcam em uma experiência interativa em realidade virtual que revela os mistérios do cérebro humano. Criada pelos artistas Mau Maker e Rodrigo Rez, a instalação é também uma escultura-instalação de ferro em formato de rosto humano vazado, com um cérebro retroiluminado que se destaca em sua estrutura. A experiência VR, conduzida por Paulo Tavares, completa a proposta ao proporcionar uma viagem sensorial pelo funcionamento e inspiração do cérebro.
Hack Vertical – Uma parede de escalada interativa convida o público a competir em corridas de LEDs que sobem em quatro pistas de diferentes velocidades. Ao longo da escalada, os participantes interagem diretamente com os efeitos de luz, em uma instalação desenvolvida pelo artista Mau Maker.
HackPrint 3D - A instalação HackPrint 3D, de autoria de Rodrigo Braga, apresenta a impressão 3D como uma revolução silenciosa: objetos ganham forma camada por camada, transformando ideias em protótipos e fábricas em mesas. A tecnologia abre caminho para um futuro com menos desperdício e mais criatividade, onde cada pessoa pode se tornar arquiteta do próprio amanhã.
Batukando – Inspirada no estilo Guitar Hero, essa instalação, inédita da edição de 2025, leva o público a bater em tambores seguindo fitas de LED. A experiência acontece em duas escadas que se encontram, e os LEDs ficam posicionados à frente delas, tornando visível toda a gamificação. A cada nota acertada, os LEDs nas paredes formam imagens que se transformam diante dos olhos do visitante, em uma obra interativa do Caramelo Biônico.
Hack Pipa – Leonardo Souza, do Okoto Studio, assina esta experiência coletiva que celebra a cultura popular carioca. Inspirado em sua obra “Rabiola à céu aberto”, o projeto traz uma projeção mapeada de um céu digital que permite aos participantes comandarem pipas virtuais diretamente de seus celulares, interagindo e brincando em grupo.
Hack Metabox – Com a curadoria da equipe Metabox AR, esta experiência em realidade aumentada propõe um quiz interativo sobre o festival, no estilo do jogo Pokémon Go. O público participa de três rodadas diárias, respondendo a perguntas que estimulam atenção e conhecimento, com os melhores colocados ganhando prêmios.
Hack Sense – Uma exposição imersiva conduz o público pelos dilemas éticos e culturais da inteligência artificial generativa. Dividida em seções que mostram como essa tecnologia transforma palavras, imagens e gestos, a experiência ainda convida a refletir sobre o impacto da IA na vida cotidiana.
Átomos Átrio – Em uma instalação de painéis de LED, o artista Gustavo Milward propõe uma reflexão sobre a relação entre os átomos e o coração humano, mostrando que nossas ações, por mais sutis que pareçam, reverberam e deixam marcas.
TranZcreen – Assinada por Dek Wilde, a obra interativa permite que o público interaja com sensores e acompanhem as reações da obra em projeções através de vídeo mapeamento. Os movimentos e sons interferem nas projeções, criando uma experiência colaborativa e sensorial única.
2x2x2x2 – O artista Matheus Leston apresenta uma instalação sensorial que funde visão e audição, explorando como sons e imagens se propagam pelo espaço e oferecem novas formas de interação entre os sentidos.
Lavrynthos – Amir Admoni e Fabito Rychter trazem uma narrativa em realidade virtual, com dublagem da atriz Alice Braga, na qual o público acompanha a história de um Minotauro e sua próxima refeição, a garota chamada Cora, misturando suspense, tecnologia e imersão.
Kinect Vibes – O público poderá vivenciar uma experiência única, criada por Dek Wilde, que combina inteligência artificial e movimento para criar arte. Uma câmera captura a imagem dos participantes e a transforma em partículas de energia em movimento.
Medusa – Os artistas Mau Maker e Rodrigo Rez apresentam uma escultura inspirada na Medusa cujos fios de LED se iluminam a partir da interação do público.
Exposição Instantânea – Caramelo Biônico assina uma galeria de arte gerada instantaneamente com inteligência artificial, a partir de breves briefings escritos pelos visitantes.
Harpa (foto) – Uma instalação musical de Mau Maker e Rodrigo Rez transforma lasers luminosos em notas de um instrumento interativo, permitindo que cada laser represente uma oitava e que o público toque melodias com movimento e luz.
AIX – Gustavo Milward apresenta uma rede social criada inteiramente por inteligência artificial, a partir de poucas informações fornecidas pelos usuários. A instalação provoca reflexões sobre a relação entre humanos e tecnologia e os impactos da IA na vida cotidiana.
Hack Maker
O espaço maker do Hacktudo 2025 convida o público a explorar a cultura do “faça você mesmo” através de experiências que unem criatividade, tecnologia e diversão. O Hack Maker mostra como a inovação pode aproximar pessoas e transformar o cotidiano. Entre instalações interativas, jogos adaptados e desafios lúdicos, o público descobre conceitos de automação, digitalização e interação tecnológica, tudo de forma prática e divertida. Alguns dos projetos makers são assinados e conectados ao core business da Dataprev, reforçando a relevância social e tecnológica das experiências apresentadas. Cada atividade foi pensada para envolver crianças, jovens e adultos, garantindo aprendizado e entretenimento para todos os perfis de visitantes.
Projetos makers:
AbleGamers – Estande para exibição e experimentação de consoles e controles adaptados para pessoas com deficiência, promovendo inclusão nos games. A experiência mostra como a tecnologia pode derrubar barreiras e tornar os jogos acessíveis para todos, incentivando o convívio, a criatividade e a diversão de forma segura e inclusiva.
Guitarra Maker – Uma “anti-guitarra” experimental, assinada pelo artista Mau Maker, criada a partir de um banco de bar e guiada pela condutividade elétrica. Nesta atividade, o público descobre novas possibilidades de fazer música com materiais inusitados, estimulando a experimentação e o pensamento criativo.
Corrida de LED – Competição interativa, assinada pelo artista Rodrigo Rez, em que os participantes seguem luzes coloridas em tempo real. É preciso atenção, reflexos rápidos e raciocínio ágil, já que as cores mudam constantemente. Cada grupo precisa completar o circuito antes dos adversários para conquistar a vitória.
Pinball – Fliperama construído com materiais reaproveitados e tecnologia moderna, como corte a laser. Uma experiência nostálgica que resgata lembranças de infância, oferecendo um olhar contemporâneo sobre a criatividade e a engenharia de brinquedos clássicos. A autoria é do artista Mau Maker.
Controlaço – Super Nintendo no qual o público joga clássicos com um controle Gigante! Assinado pelo artista Mau Maker, a experiência combina diversão, coordenação motora e interação coletiva, mostrando que a tecnologia pode ser acessível e divertida de formas inesperadas.
Pongão de Dados – Versão moderna da Mesa de Disco, assinada pelo artista Mau Maker, na qual os participantes movimentam o corpo para acertar o disco. A brincadeira ilustra conceitos de transferência de dados e interação física, tornando a tecnologia uma experiência lúdica e envolvente.
QR-Cabeça – Quebra-cabeças digital interativo, assinado por Dek Wilde, em que os participantes montam imagens de obras de arte famosas em diversas versões profissionais, como a Monalisa executiva, a partir de QR Codes.
Coloring Wall – Mural digital, assinado por Dek Wilde, no qual personagens coloridos pelo público ganham vida em um grande telão. A experiência estimula a criatividade, permitindo que crianças e jovens visualizem suas ideias ganhando forma digital, reforçando o tema “O que você quer ser quando crescer?”.