Já está à venda no site da Afluente Editora o livro Vira homem!, escrito por Igor Marcondes. Na obra, o autor explora as complexidades de ser gay e ser homem na contemporaneidade brasileira, propondo discussões de temas sensíveis por meio de poesia visual. O livro tem suas raízes em estudos sobre Vladímir Maiakóvski e formalistas russos, o que levou o autor aos concretistas brasileiros como Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
Vira homem! surgiu como um desafio autoimposto pelo autor para buscar caminhos não convencionais na elaboração das questões que a obra levanta. Marcondes reforça que o livro parte de uma proposta empírica, observacional, mas não de autoficção. "Os temas que circundam os dilemas de identificação e a falta dela dentro do 'ser gay no Brasil' foram meus materiais de análise", conta, reforçando que encontrou na poesia concreta um campo de experimentação artística.
No processo de elaboração do livro, Marcondes aprofundou-se em conceitos como a disposição gráfica das palavras e letras e a velocidade da comunicação do poema concreto, elementos que abrem diversas possibilidades de construção poética além dos versos rimados e livres. “Esses elementos facilitam a criação de diálogo na atualidade, dada a velocidade exigida para impactar um público por meio das inovações tecnológicas e redes sociais", comenta.
A obra também responde ao objetivo de Igor de tornar a poesia parte da comunidade, ressaltando um papel social e não limitado a um único público. “Embora os temas sejam sensíveis, o livro apresenta uma camada de sarcasmo e comédia", complementa o autor, reforçando que também espera do leitor uma multiplicidade de interpretações e ampliação das discussões, posicionando-se de forma contrária à ideia concretista de um poema como objeto autônomo.
"Como grande parte dos homens gays da minha geração, passei por um processo de questionamentos sobre minha construção individual, como eu me encaixava na comunidade geral e se havia identificação com os significados que eram considerados naturais para um homem", reforça Igor. Os poemas criados para o livro são abertos e permitem ao leitor ponderações de naturezas diversas.
Alguns dos temas recorrentes são descobertas sexuais e contradições existentes dentro da própria comunidade LGBT+, propondo desse modo uma perspectiva provocadora e questionadora.
Segundo Igor, o processo criativo exigiu mais do que a palavra estática: "Uma palavra escrita no papel não era suficiente. Senti necessidade de desconstruir frases inteiras, deslocar sílabas e criar novos significados", conta o artista. "De certa forma, posso dizer que Vira homem! quer evidenciar essa nossa capacidade humana de nos reconstruir – aparentemente – de forma ilimitada, e hoje isso me parece revolucionário", conclui.
Prefácio, por Ikaro Kadoshi
Vira homem! é filho da provocação. É sabotador do mundo. Igor Marcondes consegue a proeza de utilizar as palavras contra si mesmas.
Entre frases sobre a comunidade LGBTQIAPN+ e frases LGBTfóbicas, há sempre a desconstrução da ignorância, questionada através da ordem das palavras. O questionar da formação de cada frase que mora em nossa essência.
Se uma das definições de poesia, segundo o dicionário Oxford, é "o que desperta emoção, enlevo, sentimento de beleza, apreciação estética", esse livro talvez seja o exemplo mais puro dessa definição.
A poesia tende a nos levar em lugares não visitados no peito. A nos causar um incômodo de existir. A colocar em xeque nossas certezas do mundo...
Igor consegue colocar em xeque as próprias palavras: na tentativa de fazê-las entender a própria ignorância quando soltas em determinadas ordens, e a sua libertação quando trocamos as mesmas. Há infinitos significados: mais bonitos, mais reflexivos, mais amorosos, mais acolhedores...
Se há uma reinvenção do existir da palavra, há também uma reflexão profunda de entender o que sai da nossa boca, as palavras que moram em nossa mente, numa súplica de reinventar o que mora dentro de nós.
E, aproveitando a inspiração que me causou essa leitura, esse livro propõe algo simples, mas de extrema dificuldade presente:
Vira Homem!
Homem
Vira
Vira Humano
Humano
Ikaro Kadoshi, nome artístico de Tiago Liberato, é artista, jornalista, apresentador de TV, palestrante, celebrante de casamentos e DRAG QUEEN. Apresentou o Caravana das Drags ao lado de Xuxa Meneghel, no streaming Prime Vídeo, e o Drag Me As A Queen, no canal E! (Universal+). Apresentou o Miss Universo em 2021, participou da transmissão do Emmy 2021 e apresentou o Esquenta do Oscar 2022 (todos no canal TNT). Cobriu as Olimpíadas de Paris 2024 pelo portal Terra. Amante de poesias, declama uma poesia por semana em suas redes sociais há mais de três anos. Com 24 anos de carreira, Ikaro se consolida cada vez mais como a DRAG QUEEN apresentadora da TV brasileira.
Sobre o autor
Igor Marcondes é artista da palavra. De forma independente, publicou o best-seller na categoria de poesia da Amazon “Um poema para cada dia em que não te vi”. Participou das duas primeiras temporadas da coleção “Leituras Rápidas” do Kindle Brasil. É graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e estudou Linguística e Literatura hispânicas na Pontificia Universidad Católica do Chile. Igor também possui pós-graduação e Produção Editorial pela Faculdade LabPub. Em 2025, Igor participou do 4º Festival Vórtice, evento focado na promoção de artistas LGBTQ+. Também foi vencedor na categoria de prosa do 1º Concurso Literário Charles-Ferdinand Ramuz, organizado pela Helvetia Editions, com o livro “Dignidade”, premiado com a tradução para o francês e o lançamento no Salão do Livro de Genebra 2026. Atualmente, se dedica à produção de poesia visual, investigando as possibilidades expressivas da palavra quando associada à imagem.
Sinopse
“Vira homem!” surgiu como um desafio autoimposto no qual o poeta se comprometeu a buscar caminhos não convencionais para elaborar as complexidades de ser gay e ser homem no tempo em que vive. Um livro em que a poesia se torna arte visual, trazendo para a mesa de discussão temas sensíveis à formação do homem gay no Brasil.
Vira homem!
Editora Afluente
Autor: Igor Marcondes
Capa: Flexível
Tamanho: 14 x 21 cm
Peso: 172gr
Páginas: 78
ISBN: 978-65-83530-51-6
R$69,00