NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Brasília: Ritual japonês compõe a atmosfera do espetáculo 'Raroquerer Haraquiri'

Em Neon: quinta-feira, 8 de setembro de 2016



Com entrada gratuita, o público poderá conferir a encenação e toda a catarse que envolve o processo criativo do autor.

O processo criativo do escritor e seus meandros compõem a trama do monólogo "Raroquerer Haraquiri", em única apresentação, no Teatro Paulo Autran do Sesc Taguatinga Norte, sábado, dia 09 de setembro, às 20 horas. A leitura encenada, que também será traduzida em Libras, leva o espectador por uma viagem que vai ao encontro da magia do processo criativo de um escritor em busca do seu melhor texto.

Intimista, a apresentação conduz os espectadores a uma simulação da vida de Germano desde a sua infância, procurando pela sua parte mais ingênua e sincera, até a fase adulta, embarcando em um processo onde, vestido de gueixa, a personagem vai se desconstruindo ao passo que perde sua ingenuidade, deixando o público sensibilizado pela sua nudez da alma.

Resultante dessa viagem, a plateia se vê envolvida no próprio percurso da história de Germano que, em um diálogo direto com a suas memórias, revela seu melhor texto. “Germano é um ser em crise, que transita nas possibilidades, que resgata da infância o menino solitário e se transforma num ser ambíguo. No final, ele quer apenas existir”, conta o autor, Roberto Muniz Dias.

Enquanto se desmonta, a personagem revela cruamente a intimidade de um relacionamento recém-acabado, sua solidão e os traços da relação com o pai quando, de repente, a gueixa (Germano) deixa de existir e dá lugar a um ser andrógino em busca de uma metáfora para a sua autodesconstrução. “Disforme, ele retira a maquiagem da gueixa e se transforma em algo ainda mais disforme”, explica Roberto.

No último momento do espetáculo, como auge da anulação, Germano descobre sua real natureza na tentativa de realizar o haraquiri, um ritual japonês de suicídio que, em sua essência, era sempre cercado por regras e cerimônias. O ato visava, na maioria das vezes, reparar a honra do suicida, manchada, por exemplo, por alguma conduta indigna. O espetáculo conta com a participação em cena do ator, Jonas Queiróz, coreografias de Negro Val e músicas de Hugo dos Santos.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

 SERVIÇO
Espetáculo: Haroquerer Raraquiri
Local: Teatro Sesc Paulo Autran – Sesc Taguatinga Norte CNB 12, AE 2/3
Dia: 09 de setembro, sexta-feira
Horário:  21h
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos

Imagem: Divulgação

A Redação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code