NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Stonewall Inn torna-se monumento histórico

Em Neon: quarta-feira, 24 de junho de 2015


O Stonewall Inn, o bar de Nova York onde houve uma batida policial que marcaria as marchas de protesto LGBT no mundo, tornou-se agora um monumento histórico da cidade.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Na última terça-feira, 23/06, após votação unânime da Comissão de Preservação de Nova Iorque decidiu que o bar, localizado na icônica Christopher Street, vai se tornar o primeiro bar designado como um monumento histórico. Justificando a sua decisão pelo papel fundamental desempenhado no desenvolvimento dos direitos civis de lésbicas, gays, transexuais, bissexuais e intersex do mundo. O anúncio surge durante a Semana do Orgulho LGBT da cidade.

46 anos se passaram desde os acontecimentos que marcaram uma mudança no caminho dos direitos de LGBT no mundo. Nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, a ativista transgênero Marsha P. Johnson (foto) jogou seu sapato de salto alto em um grupo de policiais que estavam atacando os clientes no Stonewall Inn. O ato provocou uma onda de protestos que durou seis dias.

Estes manifestos marcam a data que ficou conhecida como o Dia do Orgulho Gay (hoje LGBT), que comemora os motins de Stonewall e mantido ao longo de junho e julho, em diferentes partes do mundo, com uma parada para lembrar a sociedade que os LGBT não gozam de igualdade real de direitos.

Sendo agora um monumento histórico, o bar não pode ser reformado ou demolido, e seus proprietários têm o dever de manter e preservá-lo como qualquer outro monumento histórico da cidade.

"Este lugar é reconhecido internacionalmente por sua conexão com o nascimento do movimento moderno na luta pelos direitos LGBT e de luta pela igualdade, justiça e uma sociedade mais justa", disse Andrew Berman, diretor executivo da Sociedade Greenwich Village Historic Preservation, que defendia a favor da designação.

O Stonewall Inn praticamente permaneceu fechado desde os protestos que se seguiram à invasão. O espaço foi usado como uma padaria, uma loja de sapato e um restaurante que servia comida chinesa entre 1970 e 1980.

Mas em 1990, metade do edifício foi reaberto como uma taverna chamado Stonewall. Em 2007 todo o edifício foi recuperado e voltou a assumir o nome de Stonewall Inn. Agora ele procura recuperar sua essência original.

Fotos: Reprodução

A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code