NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 4 de março de 2015

Cinema: Ator vencedor do Oscar vive transexual pioneira na cirurgia de redesignação sexual, no filme ‘The Danish Girl’

Em Neon: quarta-feira, 4 de março de 2015


Eddie Redmayne, premiado com o Oscar de Melhor Ator por “A Teoria de Tudo”, está novamente nos sets de filmagens para viver o papel que diz ser “o mais sensível que já fez”. No filme “The Danish Girl” ele viverá Einar Wegener / Lili Elbe, uma das primeiras transexuais a submeter-se à cirurgia de redesignação sexual.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Desde o começo do ano, Eddie vem trabalhando a postura que terá sua personagem, observando as minúcias físicas da feminilidade, a fim de retratar com precisão Elbe. Ele recebeu algumas críticas pelo fato de não ser uma transexual atuando no papel de Elbe e sim um homem. Em entrevista ao “The Telegraph” ele disse: "Há uma discussão extremamente válida pelo fato de não terem dado o papel a uma atriz trans, porque há tantas atrizes trans brilhantes, e eu tenho certeza que existem muitas que poderiam fazer esse papel de forma sensacional", mas claro que, como ator, sendo contratado para desenvolver esse personagem, não poderia recusar esse desafio.

Alicia Vikander fará o papel de Gerda Wegener, esposa de Einar
O longa é uma adaptação do romance homônimo de David Ebershoff, baseado na história real de Einar e Gerda Wegener (Alicia Vikander - foto), um casal dinamarquês de pintores. Um dia a modelo que Gerda pintaria falta e Einar diz não se importar de se vestir com as roupas femininas para ela fazer seu trabalho. Os quadros de Gerda começam a fazer sucesso e ela continua a pintar o marido vestido como uma mulher. Einar passa a desenvolver uma atração pela aparência física do sexo feminino e começa a abrir mão de sua vida como homem.

Einar antes e depois como Lili Elbe
Einar assume o nome de Lili Elbe e torna-se a primeira transexual a submeter-se à cirurgia de redesignação sexual. Para tanto, em 1930, submete-se a uma série de operações, até então experimentais em Berlim. Gerda apoia a decisão, apesar de ficar tensa quando chega à conclusão que seu casamento com Einar, agora Lili, não é mais o mesmo, por ele não ser mais o homem com quem ela se casou. Mesmo assim, vivem um das mais apaixonadas e inusitadas histórias de amor do século XX. Lili morre em 1931, devido à rejeição de órgãos, após uma tentativa de transplantar um útero.

Troca-troca 


Originalmente, o filme seria dirigido por Tomas Alfredson, que mais tarde foi substituído por Lasse Hallström e agora está sobre o comando de Tom Hooper, de "Os Miseráveis" (2013) e "O Discurso do Rei" (2011). A atriz Alicia Vikander vai viver Gerda Wegener, mas Charlize Theron foi originalmente programada para fazer o papel, porém foi substituída por Gwyneth Paltrow, após deixar o projeto. Paltrow também deixou o projeto devido às mudanças de local. Outras duas atrizes, Uma Thurman e Marion Cotillard, foram sondadas para fazer o papel de Gerda. O papel de Einar Wegener / Lili Elbe seria vivido por Nicole Kidman, mas ela abandonou o projeto após atrasos na produção, foi quando entrou em cena Eddie Redmayne.

Em produção


O filme “The Danish Girl”, que tem roteiro de Lucinda Coxon, começou suas filmagens em fevereiro de 2015 e está previsto para ser lançado em 2016. No elenco além de Alicia e Eddie estão Ben Whishaw, Amber Heard e Matthias Schoenerts. Assinando a produção ao lado de Hooper estão Gail Mutrux, Anne Harrison, Linda Reisman, Tim Bevan e Eric Fellner.

Preparação de ator


Assim como o grande trabalho corporal que o ator fez para seu personagem no filme "A Teoria de Tudo", para viver o papel da transexual Lili, Eddie mudou seu físico, teve que emagrecer para aparecer visivelmente mais magro diante das câmeras. O ator está estudando a postura feminina, como sentar, caminhar, posar, colocar meias, saltos e principalmente como andar com eles. Já tem apostas dizendo que Eddie pode receber a segunda indicação ao Oscar, graças a esse papel.

Fotos: Getty Images e Reprodução

Por: Eduardo Moraes - CLIQUE AQUI e leia mais artigos de Eduardo Moraes.

Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code