NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 15 de julho de 2014

Mundo LGBT: Livro do fotógrafo Eric Politzer sobre transformistas e transexuais cubanas precisa de recursos para finalização

Em Neon: terça-feira, 15 de julho de 2014



Assim como o livro Transcuba, que mostramos aqui Em Neon, um novo livro poderá chegar às livrarias retratando a comunidade LGBT de Cuba. Trata-se do livro “¡OUT! Las Transformistas of Havana”, do fotógrafo Eric Politzer, que esteve recentemente em Cuba e documentou transformistas e transexuais de Havana, que trabalham em cabarés.

Sobre o livro Politzer diz: “O trabalho todo está completo. Agora é uma questão de conseguir imprimi-lo e embalá-lo em uma bela encadernação colecionável. Eu selecionei uma excelente empresa para produzir o livro. É possível que possa haver pequenos atrasos em várias fases do processo de impressão. Eu tentei levar isso em consideração na programação de entrega para os livros e espero ter o livro impresso e entregue a mim até o final de setembro”.

Ele explica como o livro é essencialmente: "Uma história que começa com fotos das Trans nos interiores seguros dos cabarés e, em seguida, as fotos mostram elas em lugares públicos (e às vezes icônicos) de Havana.  São as artistas dos cabarés saindo pela primeira vez dos guetos para uma captação fotográfica. As Trans estavam reivindicando o seu direito de serem vistas como realmente são, nos mesmos lugares onde todas as outras pessoas de Havana podem ir livremente.”

O livro "¡OUT! Las Transformistas of Havana" significa muito para Politzer. Ele diz que o livro é a sua carta de amor pessoal para as pessoas LGBT, em qualquer lugar do mundo, que se sentem invisíveis, excluídas, denegridas, perseguidas ou outras coisas que as façam parecer menos dignas do que realmente são.

Para que o projeto seja finalizado, Politzer precisa de pelo menos 20 mil dólares até o dia 28 de julho de 2014. Para conseguir levantar esse montante, ele criou a campanha Kickstarter para ajudar a financiar seu livro de arte.

No site da campanha ele esclarece: “Na história recente, cabarés gays têm cumprido o papel de centros comunitários em Cuba, na ausência de quaisquer estabelecimentos gay, como bares, clubes, saunas, restaurantes, etc. Os cabarés ofereceram locais seguros e acolhedores para os LGBT reunirem-se e, mais importante - para desenvolver um senso de comunidade. Os cabarés e as performances que acontecem lá, têm desempenhado um papel fundamental na defesa de direitos civis de gays e promover a conscientização de prevenção à Aids. Além disso, os cabarés são populares, pois são lugares onde as pessoas LGBT e heterossexuais se reúnem regularmente em aceitação e respeito mútuo.”

Ele explica o que é essa campanha: “Eu queria que o livro, literalmente, encarnasse o espírito e talento das Transformistas. Então, eu criei um livro elegante de arte e edição limitada, que é muito caro para produzir. Todas as despesas até agora foram do meu próprio bolso. Foram várias viagens a Cuba para o projeto real do livro. Eu não espero recuperar nada disso, mas preciso levantar US $ 40.000 para tornar o livro uma realidade. Estou pedindo na campanha Kickstarter um valor de US $ 20.000. O financiamento total do projeto vai permitir-me fazer duas coisas especiais:
1. Manter um preço de varejo baixo para poder alcançar o máximo possível de pessoas que possam pagar pelo livro. Estou muito consciente de que muitos membros das comunidades representadas no livro enfrentam desafios formidáveis ganhando decentemente de seus empregos. Então eu não quero um preço fora do mercado. Quanto mais o projeto for apoiado, menor será o preço final do livro para o consumidor.
2. Quero que muitas cópias deste livro sejam disponibilizadas aos transgêneros, centros comunitários LGBT e programas de estudos de gênero em faculdades e universidades. Os apoiadores desta campanha, com valor de US $ 350 ou mais, terão a oportunidade de ter uma cópia do livro doado, em seu nome, a uma organização ou escola de sua escolha.”

No site da campanha tem as informações, FAQ e até as prestações de contas às pessoas que quiserem ajudar com doações.

Vamos torcer para que, até o dia estabelecido, Eric Politzer consiga o valor necessário para finalizar o projeto. Enquanto isso veja algumas das lindas fotos que estarão no livro:






Por: Eduardo Moraes

Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br


 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code