NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Exposição: Museu de arte do Rio traz mostra 'Josephine Baker e Le Corbusier no Rio: um caso transatlântico'

Em Neon: sexta-feira, 25 de abril de 2014


O sul-africano Steven Cohen na performance Chandelier

De 15 de abril a 17 de agosto o Museu de Arte do Rio - MAR recebe a exposição Josephine Baker e Le Corbusier no Rio: um caso transatlântico. A mostra vai explorar, em termos metafóricos, o encontro entre a primeira diva negra do teatro e o pai da arquitetura moderna para discutir questões de gênero, raça e formalidade nas artes, com obras e documentos sobre o encontro, em 1929, no Rio de Janeiro, da dançarina, cantora e atriz Josephine Baker (1906-1975) com o arquiteto Le Corbusier (1887-1965), considerados grandes personagens da vanguarda.

Para discutir questões de gênero, raça e formalidade nas artes, a mostra é apresentada por meio de cerca de 400 peças - entre instalações, fotografias, desenhos, pinturas, documentos, filmes e performances de artistas brasileiros e internacionais como Ana Maria Tavares, Flávio de Carvalho, Matheus Rocha Pitta, Patrizio di Massimo, Lili Reynaud Dewar, Steven Cohen, Judith Braun e do próprio Le Corbusier, ocupando 600 m² da instituição. 

Le Corbusier e Baker com amigos

"Josephine Baker e Le Corbusier no Rio: um caso transatlântico" tem a curadoria de Inti Guerrero e Carlos Maria Romero e conta ainda com mais duas subcuradorias. A pesquisadora Fernanda Nogueira apresentará o Movimento de Arte Pornô, descendente direto das vanguardas poéticas e da contracultura, que teve início em 1980 com a passeata-show Pelo Topless Literário, da Gang do Pornô, na praia de Ipanema. Já Conrad Ventur fará uma mostra para celebrar a vida da lendária figura de Mario Montez, que serviu de tema para artistas e cineastas como Jack Smith, Andy Warhol e Hélio Oiticica, entre outros. 

O museu será palco para as performances: Trajal Harrel (3 e 6 de maio, às 15h e às 18h, respectivamente), Marcela Levi (22 de maio, às 15h) e Marlene Monteiro Freitas (10 de agosto, às 15h).


Serviço: 
MAR - Museu de Arte do Rio
Horário de visitação: Terça-feira a domingo, das 10h às 17h
De 15 de abril até 17 de agosto
Aberto aos sábados, domingos e feriados
Ingressos: R$ 8 | R$ 4 (meia-entrada)
Gratuidade: Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. Nos demais dias, gratuidade para: Alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio, Crianças com até 5 anos de idade, Pessoas com idade a partir de 60 anos, Professores da rede pública de ensino, Funcionários de museus, Grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa, Vizinhos do MAR e Guias de turismo. Em todos os casos, é necessário apresentar documentação comprovativa
Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro
Telefone: 21 3031-2741
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br

A redação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code