NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cinema: Colunista 'Em Neon' é premiado por curta-metragens no Festival de Taguatinga (DF)

Em Neon: segunda-feira, 28 de abril de 2014



A Caju Cinema (www.cajucinema.com.br), produtora formada pelo grupo de amigos João Felipe Freitas, Tiago Campany e Tarcísio Lara Puiati (nosso querido colunista), conquistou no último sábado, 26/04/2014, mais duas premiações referentes a dois de seus trabalhos: "Cowboy" (2011) e "Quimera" (2013).

A produtora recebeu menção honrosa pelo curta "Cowboy", e seu sensível curta "Quimera" ficou em terceiro lugar na premiação dos melhores do festival.

Cheios de brasilidade, ambos os filmes já foram premiados nos mais diversos festivais, além de terem participado de mostras nacionais e internacionais.


O 11˚ Festival Taguatinga de Cinema, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de abril, no Teatro da Praça, premiou na madrugada de sábado (26/04), os melhores entre os mais de 400 curtas brasileiros inscritos. O tema escolhido para este ano foi "cultura da paz". 

O festival trouxe além dos filmes em competição, uma programação diversa que incluiu mostras paralelas (infantil, videoativismo, urbanidades e poética), oficina de cinema, seminário, uma oficina sobre tv digital, debates com os participantes da mostra competitiva, encontros de cineclubes e de pontos de cultura, em uma vasta lista de eventos para os mais variados gostos .

O objetivo do Festival Taguatinga de Cinema é incentivar a produção cinematográfica independente, apresentando filmes de diversos estilos e formas de realização, abraçando narrativas lineares ou experimentais, poéticas ou documentais e, em especial, filmes feitos no contexto de emancipação social.

O público, que assistiu aos filmes via internet, votou nos curtas que mais gostou. Os dez mais votados foram exibidos na mostra competitiva, além dos 19 curtas escolhidos pela curadoria e os quatro filmes convidados.

Premiação
A premiação foi de $ 1 mil, R$ 2 mil e R$ 5 mil, para os três primeiros colocados.

Antes de anunciar os três vencedores, o mestre de cerimônias Gerson De Veras, apresentou os escolhidos pela curadoria para a menção honrosa. Dentre os curtas estava "Cowboy" de Tarcísio Lara Puiati.

Os filmes premiados foram:

1º lugar: Meu amigo Nietzsche (DF), de Fáuston da Silva que narra o improvável encontro entre Lucas e Nietzsche, que é o começo de uma violenta revolução dentro da mente de um garoto, dentro de uma família e dentro de uma sociedade. Ao final ele não será mais um menino, será uma dinamite!

2º lugar: Meu nome é Fábio (DF), de Ivaldo Cavalcante sobre a história de Fábio um jovem de 17 anos que saiu de casa para morar na rua. Viciado em cola e thinner, não conseguiu voltar mais pra casa de sua avó. Hoje ele mora em um container no setor de oficinas de Taguatinga/DF.

3º lugar: Quimera (RJ), de Tarcísio Lara Puiati um curta de 10 minutos que mostra três histórias de amor reveladas à beira do Rio Madeira. 

Assista aos dois curtas de Tarcísio abaixo:

Quimera



Cowboy 




Por: Eduardo Moraes
Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado CertoAtualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br.
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code