NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

domingo, 6 de abril de 2014

Caminhos: Na cultura Yorubá a boa conduta, o caráter e a fé garantem o sucesso profissional

Em Neon: domingo, 6 de abril de 2014


Com grande honra apresentamos nosso novo colunista.
Káriláde vem trazer bençãos com a coluna "Caminhos", falando sobre a cultura  religiosa Afro-Brasileira.
Sacerdote de Orixá, pesquisador e membro do CETRAB (Centro de Tradições Afro-brasileiras), Káriláde guiará nossos caminhos através de versos e contos desta cultura tão vivenciada, mas ao mesmo tempo tão pouco entendida pelos brasileiros.
Seu primeiro texto provém da orientação de Orixá e temos certeza de que trará as mais boas energias para todos. Confira:

Boa conduta, o caráter e a fé garantem o sucesso profissional

Nosso caminho começa com o Odu Odi Meji, que significa sucesso no trabalho e que através da fé, boa conduta e autoconfiança, tudo será resolvido. Trazendo sorte nos negócios.

Dois-bancos-que-eu-uso-para-sentar-com-conforto consultou Ifá, o oráculo, para Onibode Ejiejiemogun no dia em que ele queria ser abençoado duas vezes no mesmo dia. Ifá advertiu Onibode a fazer oferenda e então as bênçãos não passariam por ele, sem que ele fosse abençoado.  Onibode Ejiejiemogun seguiu o prescrito e esse foi o dia em que ele foi foi abençoado duas vezes no mesmo dia. 

Esse pequeno verso de Ifá nos fala de alguém que busca por conforto, bênçãos e está cansado de ver as coisas boas passarem, não ficarem e se estabelecerem. 

Todo inicio de trabalho é sempre animador, traz esperança e expectativas, mas o Odu Odi Meji adverte que para termos sucesso em nosso caminho precisamos ter boa conduta, fé e dedicação. 


Dentro da cultura Yorubá a boa conduta (Iwapele) é o fator determinante para termos satisfação pessoal. Sem Iwapele, nossas preces não são ouvidas, não recebemos as coisas boas vindas do mundo espiritual, ficamos sem proteção contra os males da terra e o caminho se torna mais árduo. Enquanto que a falta de fé e dedicação nos fazem desistir facilmente diante do primeiro obstáculo, a boa conduta está em fazermos o bem, o correto, termos bom caráter e seguirmos nosso preceito religioso, seja ele qual for.

Então, meu povo, é hora de fazermos o caminho dar certo. Tenham bom caráter, fé, acreditem em vocês, em seus sonhos e não parem diante dos obstáculos, assim o sucesso será garantido!

Axé!

Por: Káriláde 

Káriláde - Sacerdote de Orixá, pesquisador e membro do CETRAB - Centro de Tradições Afro-brasileiras.  Terça: dia da Vitória na cultura Iorubá.
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code