Com narração de Damian Lewis ("Era Uma Vez em... Hollywood" e "Fackham Hall") como Orwell, o documentário investiga a vida, a obra e a influência duradoura do escritor George Orwell ("1984" e "A Revolução dos Bichos"), conectando suas ideias, particularmente as lições de seu romance "1984" (lançado em 1949), ao mundo contemporâneo e falando de assuntos como manipulação da verdade, controle da linguagem e negação da realidade imposta pelo poder. O título "2+2=5", em sua obra, é aceitar a mentira como verdade, um dos pilares do totalitarismo.
Com 7 indicações à 10ª edição do Critics Choice Documentary Awards, incluindo melhor Documentário, melhor Diretor e melhor Edição, saindo vitorioso nas categorias de melhor Narração (Best Narration),– com texto adaptado de George Orwell e voz de Damian Lewis e melhor Trilha Sonora (Best Score) para Alexei Aigui. Além disso, o documentário foi indicado a documentário do ano pelo 46th London Critics' Circle Film Awards, foi listado por outras organizações e festivais como destaque National Board of Review (NBR), que o reconheceu como um dos Top 5 documentários do ano de 2025.
Distribuído pela NEON nos EUA e indicado a mais 30 prêmios internacionais, o filme elogiado pela crítica recebeu 83% de aprovação do Rotten Tomatoes e vem ganhando destaque nos principais veículos de cinema como a The New York Times: "Abalou-me mais do que qualquer um dos trabalhos anteriores de Raoul Peck porque ele bate tão perto de casa neste momento. Fala diretamente sobre os eventos que dominam as manchetes de hoje".
Com sua estreia mundial acontecendo na seção Cannes Premiere do Festival de Cannes de 2025, onde foi indicado ao prêmio L'Œil d'or, o documentário ORWELL 2+2=5 (Orwell: 2+2=5) a estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros no dia 12 de fevereiro, com distribuição da Alpha Filmes.

