O Museu da Diversidade Sexual, equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela organização social de cultura APAA, abre no dia 13 de junho, às 17h, a 2ª Mostra Diversa 2017, coletiva com trabalhos de 17 artistas que dialogam com questões como diversidade, sexualidade e gênero. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de setembro.
A Mostra Diversa, que acontece a cada dois anos, está em sua segunda edição e tem como objetivo abrir espaço para novos artistas, novas propostas e experiências relacionadas à diversidade sexual, além de traçar um panorama da produção artística sobre a temática. Fazem parte dessa segunda edição o questionamento do binarismo de gênero, a discriminação e violência sofrida pela população LGBT, a transexualidade, a montação e o questionamento dos padrões excludentes da sexualidade. Setenta projetos foram inscritos e 17 foram selecionados.
A mostra também celebra a diversidade, dando espaço a diferentes técnicas: fotografia, colagem, desenho, aquarela e pintura.
Entre os projetos está “Adágio” de Rafael Roncato: um ensaio com Laerte Coutinho, que se torna personagem de sua própria obra, misturando-se às tintas, compondo e mascarando sua verdadeira face.
Já em “POSTALGBT”, Weio denuncia os diversos crimes contra população LGBTpor meio de uma coletânea de postais, produzidos em locais onde ocorreram crimes de ódio amplamente divulgados na mídia, permitindo que as vítimas falem em primeira pessoa como se readaptaram à vida cotidiana após o trauma.
A exposição conta ainda com “Luz dos Olhos Meus”, obra de estreia de Victor Grizzo. Trata-se de um livro no qual o artista plástico e escritor transcende a obscuridade a que é comumente relegada à temática das questões de gênero na literatura infantil brasileira. “Luz dos Olhos Meus” conta a história de Eugênio, o menino como tantos outros que as páginas literárias insistem em esconder do universo infantil: não gosta de jogar futebol, preferindo a companhia da prima Saturnina ou de suas amigas imaginárias de cílios-fósforos, com suas brincadeiras de boneca, teatro e dança.
Sobre o Museu da Diversidade
Criado em 25 de maio de 2012, o Museu da Diversidade Sexual é o terceiro do mundo e primeiro da América Latina relacionado à temática. Sua a missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBT brasileira por meio da pesquisa, salvaguarda e comunicação de referências materiais e imateriais, com vistas à valorização e visibilidade da diversidade sexual, contribuindo para a educação e promoção da cidadania plena e de uma cultura em direitos humanos. Até janeiro de 2017, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo já tinha recebido mais de 200 mil visitantes.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Serviço
2ª Mostra Diversa no Museu da Diversidade Sexual
Abertura: 13 de junho, terça-feira, das 17h às 20h
Endereço: Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
Entrada Sugerida: Rua do Arouche, 24, República – São Paulo
Em cartaz até 30 de setembro
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita