NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Eliane Salek Trio convida Nilze Carvalho, no Centro de Referência da Música Carioca (Artur da Távola)

Em Neon: quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Fotos: Marcelo Castelo Branco

Após o grande sucesso obtido em Concertos na Casa da Música do Porto e no Cascais Jazz Club, a cantora, pianista, flautista, compositora e produtora fonográfica Eliane Salek deslancha seu projeto de lançamentos, com cinco novos singles, videoclipes e EP, dando continuidade também aos seus autorais, lançados no Rio de Janeiro e Portugal em 2019. 

Os shows acontecerão dia 5/08, às 19h, no Centro de Referência da Música Carioca (Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca ) e dia 26/08, às 20h, no Teatro Solar de Botafogo (Rua Gal.Polidoro,180). No Centro de Referência, o Eliane Salek Trio contará com a participação especial da cantora e musicista Nilze Carvalho.

O repertório é composto pelos singles lançados, obras autorais e de Tom Jobim, Nelson Cavaquinho, Cartola, João Donato/ Caetano Veloso, Nelson Sargento, Noel Rosa/Vadico, Geraldo Pereira, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Nelson Sargento, entre outros. Os ingressos para o show do CRMM custam apenas R$40,00(inteira) e R$20,00 (meia), e o fone do teatro é: 21 - -3238.3831).

O primeiro single da nova série de 2022 foi lançado em 1/7 nas plataformas digitais, "A Rã" (João Donato e Caetano Veloso); o próximo, a música "Jardin d’Hiver", de autoria de Benjamin Biolay e Keren Ann, sucesso na voz de Henri Salvador, será lançado dia 29/07. A canção francesa, no arranjo da artista, que também assina a produção fonográfica e direção musical, ganhou contornos afro-cubanos. Esses e mais três farão parte do EP "Brasileira", que também trará o single "Falando de Amor" com uma bela e especial participação de Leila Pinheiro.

Sobre Eliane Salek
Uma lenda da crítica nacional, o jornalista José Domingos Raffaelli, sentenciou:”Uma das mulheres que fazem a grandeza do jazz”, ao lado de Toshiko Akiyoshi e Tânia Maria...”, que também considerou o seu segundo álbum como um dos três melhores de MPB do ano; e ainda sobre Eliane a “Ella Fitzgerald brasileira” ( por François Loup, Maryland University). Sua música mistura influências das diferentes escolas por que passou, impregnada pelo poder rítmico do samba, da bossa-nova, do choro, emoldurados pelas referências harmônicas do jazz e o refinamento estilístico do clássico, mergulhando nos scats de jazz vocal junto a seu piano.

Do lírico ao popular, um resumo biográfico de Eliane Salek
Um caso de paixão pela música foi o motor que levou a menina, que aos 6 anos já tocava piano, a desenvolver pródiga e abrangente carreira. Seus 4 CDs solo, foram muito bem recebidos pelo público e crítica especializada.

Atuou por 19 anos como cantora no teatro lírico (Theatro Municipal do RJ), atuando no Coro e como solista; cantora popular e de jazz, com atuação nacional e internacional. Como pianista e flautista, atuou em concertos e gravações ao lado dos maiores artistas da MPB como Toquinho, Sivuca, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso, Alaíde Costa, Zeca Pagodinho, Orquestras Sinfônicas, de jazz e MPB. Como arranjador produziu para a TV GLOBO, seus CDs e Discos infantis.

Em 2006 levou sua música a Paris, Berlim, Hilden (Festival de Jazz ), Roma, Lyon (Péristyle de l'Opéra de Lyon, Radio Fréquence Jazz (Robert Lapassade), TV France 3 e Salle Debussy. Em 2019 apresentou-se, com grande sucesso, na Casa da Música do Porto e no Cascais Jazz Club. Graduou-se em flauta transversal e no curso técnico de piano pela UFRJ e é Mestre em Música pela UNIRIO, desenvolvendo  dissertação sobre a interpretação e improvisação na música brasileira. Apresentou-se várias vezes no J Club, Casa Julieta de Serpa, no Consulado de Portugal, Centro de Referência da Música Brasileira, Centro Cultural da Justiça Federal, Hotel Novo Mundo, Sala Baden Powell, Teatro Café Pequeno, Teatro Municipal de Niterói e casas de Show  cariocas e pelo Brasil. 



 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code