Fotos: Alessandra Nohvais
“Joelma” encerra a programação do “Solos em Todos os Solos - SSA”, projeto digital de apresentação, valorização e conexão de artistas cênicos de Salvador, que chegou à segunda edição com sete espetáculos, quatro oficinas e lives semanais. O projeto reúne mais de 50 profissionais da cultura, alcançando mais de 3 mil pessoas.
“Expresso grande contentamento por ter gerado essa segunda edição de ‘Solos em Todos os Solos’ e ter propiciado que tantas e importantes obras artísticas pudessem ser acessadas por muitas pessoas de todos os lugares do mundo. Uma riqueza muito grande de criações e atividades que mostram a capacidade de readaptação dos artistas nesses tempos atuais e comprovam a potência transformadora da arte na vida das pessoas. Com ‘Solos em Todos os Solos’ plantamos muitas sementes de poesia, humor, crítica, ludicidade, beleza, informação e afeto na alma de nosso público”, ressalta Fábio Vidal, diretor do projeto e ator do espetáculo Joelma.
O projeto, desenvolvido pelos atores Fábio Vidal e Vinícius Piedade, apresenta virtualmente produções contemporâneas de artistas de Salvador e traz uma diversidade de espetáculos, reunindo diferentes gerações, grupos, dramaturgias e temáticas, marcado por interpretações e experimentações cênicas audiovisuais.
Diante do atual cenário de isolamento social, artistas adaptaram seus trabalhos ao formato digital e se utilizaram de estratégias para se manterem na arte. Na quinta-feira (8), às 18h, Fábio Vidal recebe Edson Bastos e Vinicius Piedade no “Encontro Solos”, espaço de diálogo no perfil do Territórios Sirius (@siriusterritorio) no Instagram.
“Solos em Todos os Solos - SSA” é uma realização do Território Sirius e Multi Planejamento Cultural, contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Sobre o espetáculo
“Joelma” traz à cena, a história de uma das mais longevas mulheres trans do Brasil. Para além dos aspectos sobre sexualidade e gênero, a narrativa também apresenta o universo religioso da personagem, que hoje, aos 76 anos, vive em Ipiaú (BA). A montagem afirma a trajetória de reinvenção de si, estabelecida por Joelma, mesmo frente a preconceitos e injustiças, instaurando respeito, dignidade e pautada numa postura ética de vida. Trata-se de uma encenação que transita por diversas linguagens: teatro, cinema, música e dança. Em “Joelma”, há a presença do requinte da palavra e o refinamento do movimento em prol de possibilidades poéticas da cena. O espetáculo é dirigido por Edson Bastos e Fábio Vidal, que também assume a atuação da obra.
Programação
Encontro Solos
8/4 (quinta-feira), às 18h - Fábio Vidal convida Edson Bastos e Vinicius Piedade
Espetáculo
10/4, às 19h - “Joelma”
Gratuito
Informações do projeto: www.territoriosirius.com.br/solos