NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Cantora travesti paraibana, Bixarte, inicia o projeto 'A Nova Era' lançando o single e clipe 'Oxum'

Em Neon: segunda-feira, 26 de abril de 2021


Fotos: Luigi Apolinário

A artista propõe através da música o autoconhecimento e a cicatrização das dores do corpo e da alma em meio a pandemia da Covid-19

A cantora Bixarte lançou na última sexta-feira, 23 de abril, o primeiro clipe do Projeto “A Nova Era”. A iniciativa financiada pela Lei Aldir Blanc prevê o lançamento de quatro singles e quatro clipes ainda este ano. Além disso, o projeto priorizou a contratação de pessoas pretas e lgbt+.

“Assim que o projeto foi aprovado eu vi uma oportunidade de mais uma vez produzir ao lado da minha gang de black, sapata, travesti e viado. Poder viabilizar o que tanto pauto como artista é reforçar a crença na potência de pessoas lgbt+ e pretas e criar novos nomes de produção dentro do nosso estado”, fala a cantora.


A Nova Era tem como proposta um processo de base para alcançar uma evolução artística ainda maior, e por isso, traz um momento de reflexão, autoencontro e redescobrimento da Bixarte. “O projeto que começa com o clipe e música Oxum vem trazendo algumas das minhas particularidades, crenças, desejos, vontades e respostas para todas as perguntas que o mundo me faz.”, explica.

O lançamento é feito como uma súplica para recarregar as forças em meio a crise e dor pandêmica que o Brasil está vivenciando. Dessa forma, a Bixarte tenta resgatar a conexão com o divino através de Oxum. “A música vai ser lançada num momento de muita dor e perda para milhares de famílias, o single é calmo, transmite paz, acolhimento, força e esperança, assim como a mãe das águas calmas.”

Para alcançar o resultado de imersão no “eu” de cada pessoa, a cantora contou com o DJ Furmiga Dub, que conseguiu captar perfeitamente o balanço das correntezas das águas que Oxum domina e transformar em beat, no estilo grave brasileiro, com a exaltação de cordas de violão para transmitir um movimento envolvente.

Para celebrar mais uma etapa na carreira da artista, no dia 23, Bixarte promoveu uma live no instagram @bixarte com a participação de Mãe Beth de Oxum, que é ialorixá, percussionista, juremeira, comunicadora popular, ativista cultural e mestra coquista.


A artista
Cantora, compositora, poetisa e rapper são faces da arte que a Bixarte explora. Ela é Bicampeã do Slam estadual da Paraíba, finalista do Slam Brasil e ganhadora do Festival de Música da Paraíba. Aos 18 anos, lançou seu primeiro trabalho musical chamado "Revolução" e aos 19 sua mixtape "Faces" e "Faces Remix". Como preta, periférica e travesti, Bixarte canta e recita sobre o que vive e também sobre a urgência de falar sobre corpos invisibilizados. 


Oxum - Bixarte 
As neta das bruxas são preta
As netas das bruxas são trava
As neta das bruxas são preta
As netas das bruxas são trava 

Ela que manda  o sinal
Ela que estende a mão
Ela é incondicional
Ela é restauração 

No barulho do rio eu escuto oxum
Sei que sem sua benção vou pra lugar nenhum
Vou pra lugar nenhum

Pisando descalço pra sentir o chão
Criando compasso inventando canção
Ocupando meu tempo de lápis na mão
Descanso o ori canto essa oração
canto essa oração

Minha mãe que as águas não me cubram mais não me falte na hora de beber
Que as energias negativas caiam por terás ora yeye
Seja grande o que me espera
E o que passou que se enterre Oxum

Que tua correnteza traga vida pra todas as travestis do Brasil e do mundo
As travestis sertanejas recebam através do teu rio
Força & proteção que só a senhora sabe dar
E que nenhum macho consiga nos derrubar

Pisando descalço pra sentir o chão
Criando compasso inventando canção
Ocupando meu tempo de lápis na mão
Descanso o ori canto essa oração
canto essa oração





 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code