NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

5º DIGO (Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás) está com inscrições abertas

Em Neon: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) está com as inscrições abertas, por meio do site: digofestival.com.br. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15 de abril. Serão aceitos curtas metragens e longas metragens realizados a partir de 2018 com a temática LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgêneros, Intersexuais e mais representações de gênero). Esse ano o festival vai ocorrer do dia 18 ao dia 24 de junho no Cinema Lumière do Banana Shopping. O projeto conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

O DIGO é um festival que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito aos Direitos Humanos voltado, especialmente, para a inclusão de gênero. O evento é pioneiro no centro-oeste brasileiro e mesmo com todas as adversidades segue para a 5ª edição de peito aberto contra o preconceito e qualquer tipo de repressão. Mais de mil filmes de todo o mundo são esperados pela organização do festival esse ano. Eles passarão por análise do júri técnico e no mês de junho, o público irá conhecer  os selecionados para as Mostras Competitivas.

Os filmes selecionados irão concorrer em categorias como: "Melhor Filme Internacional", "Melhor Curta Internacional", "Melhor Longa Nacional", "Melhor Curta Nacional", "Melhor Curta Goiano", "Melhor Curta Escolhido pelo Público", "Melhor roteiro",  "Melhor Atuação" e "Melhor Diretor". Tem ainda o Troféu Christian Petermann (para o filme destaque) e a Menção Especial (podendo ou não ser determinada pelo júri). Além do troféu DIGO, os vencedores do "Melhor Curta Nacional" e do "Centro-oeste" ganharão bolsas de estudo de produção audiovisual na Academia Internacional de Cinema.

As inscrições pelo site do festival são gratuitas. É importante que o produtor leia o regulamento antes, para saber dentre outras informações que o tema central do filme precisa abordar o universo LGBTI+. Os curtas precisam ter o tempo de até 25 minutos, incluindo os créditos. A realização do filme precisa ser a partir de 2018 e não pode ter sido disponibilizado na internet. Dúvidas? Envie um e-mail para: digo@digofestival.com.br.

Segundo o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, durante essas últimas quatro edições do festival, o maior aprendizado foi identificar o quanto ele promoveu a conscientização não só do público LGBTI+ e sim de uma camada muito mais ampla da sociedade. "DIGO é um símbolo de luta contra a repressão e o preconceito. Ele mostra que é possível ocuparmos o nosso espaço no cinema, como cidadãos e produtores que somos. Muitas vezes, as pessoas esquecem de que temos o direito de ocuparmos os espaços da sociedade e também de discutirmos assuntos pertinentes a diversidade", complementa.

A conscientização do público sobre a temática LGBTI+ é realizada por meio das mostras de filmes, mas também pelas mesas de debates, com entrada franca. Cristiano Sousa enfatiza: "DIGO é um projeto vivo, que muda a vida das pessoas. Tanto dos organizadores, quanto de quem participa". Portanto, não perca! Serão sete dias de programação intensa que envolverá intervenções artísticas, exibição de filmes, debates e engajamento para obtermos uma sociedade mais igualitária e harmoniosa.

Serviço
5º DIGO 
Inscrições: até o dia 15 de abril;
Onde fazer: digofestival.com.br;
Mais informações: digo@digofestival.com.br;
Inscrições são gratuitas!
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code