NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Espetáculo ‘Noite do Antílope Dourado’ em cartaz no Teatro Candido Mendes

Em Neon: quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Fotos: Luíz Teixeira Mendes
Esta é a primeira remontagem deste clássico de 1976 do autor Fernando Melo, na época dirigida por Osvaldo Loureiro e no elenco os atores Nestor de Montemar, Mário Cardoso e André Valli.

Embora escrita e encenada na década de 70, os assuntos abordados no texto permanecem atuais: as perturbações mentais, a homofobia, o poder doentio e desmedido. A trama se desenrola na cela de um Manicômio Judiciário, mas poderia passar em qualquer lugar onde a imposição de ideias se faz presente. Nesse Manicômio se encontra Jorge, um assassino cruel, homofóbico, emocionalmente desequilibrado, e para lá é levada Vera, um velho travesti suicida, que vive à margem de uma sociedade hipócrita e preconceituosa. Dois universos diferentes, que se atraem e se repelem mutuamente. Duas partículas de camadas sociais minoritárias e marginalizadas.

Controlando esta cela, está um enfermeiro, que para este pequeno universo  representa  o poder   maior.  Abusivo e repressor, do alto de sua posição, este enfermeiro arma um jogo entre Jorge e Vera, com a finalidade de atingir os seus próprios objetivos, que é destruí-lós. Partes fracas que estão diante de uma força maior presente, estas minorias (assassino e travesti) se tornam peças fundamentais para saciar a diversão sádica do Enfermeiro. Porém, essa cela não pode comportar três mentes tão perturbadas (Jorge, Vera e enfermeiro) e o final desse jogo é previsível. Uma dessas peças é eliminada. Qual? Assistam até o final!

Segundo o ator e produtor Fernando Giusti “Remontar esse espetáculo quatro décadas após sua estreia original é trazer à cena um tema questionador, polêmico e pulsante”.

O Autor
Fernando Melo (1954/1997)  é  um   premiado   dramaturgo brasileiro,   nascido   em   Pernambuco,   autor   de   vários sucessos   do   teatro   nacional:   “Greta   Garbo,   Quem   Diria, Acabou No Irajá”, “O Trágico Fim De Maria Goiabada”, “Se Eu Não Me Chamasse Raimundo”, etc.  Seus  temas   mais   frequentes   envolvem  personagens amargos, perturbados, marginalizados que sobrevivem no submundo, do qual o autor tem um conhecimento profundo.

Equipe Técnica
Autor: Fernando Melo
Direção: Sérgio Nostra e Claudinha Vieira
Elenco: Matheus Freire, Fernando Giusti e André Américo
Cenário e figurinos: Augusto pessoa
Iluminação: Sérgio Nostra
Trilha sonora: Thiago Lopes
Fotografia: Luíz Teixeira Mendes

Serviço
Teatro Candido Mendes
Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema - Tel: 2523-3663.
Capacidade: 103 lugares. 1 lugar para cadeirante
Horários: 4ªs e 5ªs às 20hs
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia)
Temporada: 18 de setembro a 31 de outubro 2019
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code