NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Ana Beatriz Nogueira estrela monólogo baseado em conto de Clarice Lispector

Em Neon: sexta-feira, 6 de setembro de 2019

A atriz Ana Beatriz Nogueira comemora 35 anos de carreira com o monólogo “Um Dia a Menos”, que estreia no dia 7 de setembro, no Teatro Petra Gold, no Leblon. Baseado no conto de Clarice Lispector, o espetáculo inaugura nova faixa de horários do teatro, o “Chá das Cinco”, às 17h, aos sábados e domingos.

Adaptado e dirigido por Leonardo Netto, o texto acompanha um dia na vida de Margarida, uma mulher solteira e sem filhos que vive na casa herdada da mãe. Quando sua criada precisa se ausentar por um mês, para cuidar do filho, ela enfrenta a tarefa árdua de lidar com a solidão, enquanto realiza reflexões existenciais sobre o sentido da  essência humana. 

“Clarice Lispector é sempre sinal de qualidade, de beleza, de uma sensibilidade aberta para olhar o mundo de uma maneira especial. E o fazer teatro se autoexplica: cria e leva beleza, conhecimento, perspectiva de vida, alegria, reflexões. Enfim, leva uma riqueza imensa pra todos que o assistem”, destaca Ana Beatriz.

Às vezes engraçada, às vezes patética, Margarida espera ansiosamente por qualquer ligação em que alguém a convide para sair. No entanto, o telefone só toca por engano. Sem muitos elementos cênicos, o monólogo se aproveita da simplicidade para alcançar a comunicação completa entre Ana Beatriz Nogueira e o público.

“’Um Dia a Menos’, além de um espetáculo - ouso dizer - complexo na sua simplicidade, é também uma reafirmação da crença no poder de comunicação do teatro que, se resiste há cinco mil anos e sobrevive a todas as crises, porque pode abrir mão de tudo, menos do humano”, explica o diretor Leonardo Netto.

Sinopse resumida
Um dos últimos contos de Clarice Lispector, o monólogo “Um dia a Menos” traz as reflexões existenciais de Margarida (Ana Beatriz Nogueira), uma mulher sem filhos e marido que precisa lidar com a solidão.

Sobre o Teatro Petra Gold
Com objetivo de democratizar a cultura, o Grupo Petra Gold Serviços Financeiros, representado pelo CEO Eduardo Wanderley, acreditou no modelo de ocupação teatral do ator e produtor André Junqueira, que alia a iniciativa privada a produtores, atores e meios de comunicação, para que juntos possam contribuir com o custeio operacional de um teatro e assim baratear o valor final de execução de programas culturais no Rio.

Foto: Luiza Dantas
Serviço
“Um Dia a Menos”, de Clarice Lispector
Local: Teatro Petra Gold
Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26 -  Sala Marília Pera – Leblon / RJ
Telefone: (21) 2529-7700
Temporada: 7 de setembro a 13 de outubro
Horários: sábado e domingo, às 17h
Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira)
Classificação: 12 anos

Ficha técnica
Elenco: Ana Beatriz Nogueira
Adaptação e direção: Leonardo Netto
Duração: 50 minutos
Gênero: Drama
Figurino: Kika Lopes
Ambientação: Leonardo Netto e Ana Beatriz Nogueira
Produção: Ana Beatriz Nogueira
Desenho de luz: Aurélio De Simoni
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code