NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Museu da Diversidade Sexual inaugura exposição inspirada em obra clássica de João Silvério Trevisan

Em Neon: sexta-feira, 7 de junho de 2019

“Devassos no Paraíso: o Brasil mostra sua cara” conta a trajetória da construção das sexualidades e expressões de gênero no Brasil desde o período colonial

O Museu da Diversidade Sexual, equipamento do Governo do Estado de São Paulo administrado pela organização social de cultura APAA, inaugura no dia 08 de junho, sábado, uma nova exposição chamada “Devassos no Paraíso: o Brasil mostra sua cara”, inspirada no livro “Devassos no Paraíso”, de João Silvério Trevisan, publicado originalmente em 1986. A entrada no museu é gratuita.

No ano de 2019, a Revolta de Stonewall, que deu início às lutas pelos direitos civis da população LGBTI nos Estados Unidos, completa 50 anos. A partir deste marco, o Museu da Diversidade Sexual lança luz à história da comunidade no Brasil, desde o olhar de estranhamento do colonizador português aos costumes dos nativos no século XVI até fatos mais recentes, como a eleição de parlamentares declaradamente LGBTI.

“Devassos no Paraíso: o Brasil mostra sua cara” é um mergulho na obra e pesquisa de João Silvério Trevisan, contando com suportes visuais, como documentos, matérias de imprensa, depoimentos em vídeo e ilustrações de Laerte e Paulo Von Poser.

A exposição, como o livro de João Silvério, vai percorrendo o caminho da construção da sexualidade e das expressões de gênero no Brasil, passando pelos povos originários, pelos colonizadores, pelos povos escravizados e pelos imigrantes, por figuras icônicas como Carmen Miranda, Madame Satã e Daniela Mercury, pelas travestis brasileiras fazendo a vida em solo europeu e pela perseguição e violência sofridas pelas travestis em solo brasileiro, o tratamento das sexualidades desviantes como caso de saúde mental, o fundamentalismo religioso e o ativismo, entre tantos acontecimentos, pessoas e costumes que fizeram e fazem de nosso país o que ele é, para o mal e para o bem.

“A observação e reflexão de nossa própria história é o principal instrumento para que tenhamos compreensão e orgulho daquilo que somos e também para que não incorramos nos mesmos erros”, analisa Danielle Nigromonte, diretora executiva da APAA. “É esse o caminho que devemos seguir para que tenhamos uma sociedade mais justa para todos”, finaliza.

Serviço
“Devassos no Paraíso: o Brasil mostra sua cara” – João Silvério Trevisan
Museu da Diversidade Sexual 
Abertura: 08 de junho, sábado, às 17h
Estação República do metrô – piso mezanino (entrada pela Rua do Arouche, 24, República – São Paulo)
Entrada gratuita

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code