NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 5 de julho de 2018

'O Enxoval' – Espetáculo de sucesso da Cia Atores de Laura faz curta temporada no Espaço Furnas, em apresentações gratuitas

Em Neon: quinta-feira, 5 de julho de 2018

Apresentações vão acontecer nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho, sempre às 19h

Fotos: Renanto Mangoli / Diana Herzog

Baseada em fatos reais, a comédia “O Enxoval”, da Cia. Atores de Laura, do Rio de Janeiro, faz sucesso por todos os lugares onde tem sido apresentada. Escrita por Ana Paula Secco, Verônica Reis e Luiz André Alvim, o texto mostra o cotidiano de Célia, 82 anos, e Amélia, 86, duas senhoras do interior de Minas Gerais, donas da única Telefônica na cidade de Simão Pereira. Célia é viúva do irmão de Amélia, que nunca se casou e há 60 anos espera o noivo que nunca voltou. Ela guarda em muitas caixas um enxoval de casamento completo, sem perder a esperança de um dia subir ao altar. Amélia viu a vida passar pela janela.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

O cotidiano pacato de Célia e Amélia é interrompido pela chegada, no meio de uma forte tempestade, de um jovem diretor de marketing que precisa desesperadamente telefonar para o seu chefe no Rio de Janeiro. Ele está perdido, seu celular quebrou, seu laptop caiu na água e seu carro está enguiçado na estrada. O que era para ser um serviço simples acaba se transformando em um grande pesadelo.

A ação da peça se passa dentro da Telefônica, que fica na ante-sala da casa de Célia e Amélia. A Telefônica é aberta diariamente para os poucos clientes que aparecem, prestando um serviço quase caseiro. Célia e Amélia são personagens que vivem à margem, excluídas de uma realidade cada vez mais virtual. Isoladas numa cidade minúscula, com seus sonhos e lembranças, elas vivem um tempo que já passou. “O contraste entre a vida dessas duas senhoras e o mundo atual, representado pelo personagem do jovem executivo, nos faz refletir sobre o idoso em nossa sociedade”, afirmam os autores, que também atuam na peça.

Segundo eles, o conflito dessas duas realidades cria em cena um emaranhado de situações patéticas, que refletem a senilidade delas e uma profunda carência de afeto. “O projeto pretende despertar, com humor e poesia, um olhar mais atento para a solidão do idoso que vem sendo cada vez mais excluído no mundo moderno”.


Serviço
"O Enxoval"
Dias 7, 8, 14 e 15 de julho
Às 19h
Espaço Furnas Cultural - Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: Os ingressos serão distribuídos uma hora antes dos espetáculos, 1 (um) ingresso por pessoa, limitados à capacidade do auditório: 170 lugares.
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos

Ficha técnica
Texto: Ana Paula Secco, Verônica Reis e Luiz André Alvim
Direção: Luiz André Alvim
Elenco: Ana Paula Secco, Verônica Reis e Leandro Castilho
Cenário: Ana Paula Secco e Luiz André Alvim
Iluminação: Luiz André Alvim
Figurino: Ana Paula Secco
Trilha sonora: Luiz André Alvim
Direção de produção: Renata Campos

Histórico da Cia
A Companhia Atores de Laura foi criada no Rio de Janeiro em 1992 e desde então vem se apresentando em várias cidades do Brasil e no exterior. Passados mais de 25 anos de trajetória, a Cia atores de Laura tem em seu repertório espetáculos que se desenvolveram sobre textos clássicos, adaptações de romances brasileiros premiados e ainda vários textos de criação coletiva, que se tornaram um traço forte e característico do grupo.  Tendo dois livros publicados, mais de 23 peças no currículo e vários prêmios recebidos na longa carreira da trupe, a Companhia é hoje uma referência na cena cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.

Currículo do espetáculo
O ENXOVAL, de Ana Paula Secco, Luiz André Alvim e Verônica Reis
17º montagem da Companhia Atores de Laura.
Direção de Luiz André Alvim.
Rio de Janeiro, 2010 - Teatro do Leblon, sala Tônia Carrero (maio-julho) / Teatro Miguel Falabella (agosto/setembro) / Teatro Glauce Rocha (outubro-novembro);
Baurú, 2012 - Teatro do SESC (maio);
Rio de Janeiro 2012 - Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim (Mostra 20 anos da Cia Atores de Laura);
Rio de Janeiro, 2013 - Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim (maio-junho);
Goiânia, 2013 – Teatro do Sesi (outubro);
Rio de Janeiro, 2014 - Teatro Poeira (março);
Niterói, 2014 – SESC (maio);
Circuito SESC de Teatro, 2014 –Unidades do SESC no estado do Rio de Janeiro (setembro-dezembro);
Rio de Janeiro, 2016 – Circulação pelas lonas e arenas culturais do RJ (maio-julho);
Rio de Janeiro, 2017 – Mostra 25 Anos da Cia Atores de Laura – Teatro Laura Alvim e Teatro Cesgranrio (outubro-novembro).
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code