NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Quarta tem Estação Queer com ‘Luana Muniz– Filha da Lua’ no Estação Net Botafogo

Em Neon: segunda-feira, 4 de junho de 2018

Nesta quarta na Estação Queer tem “Luana Muniz - Filha da Lua” de Leonardo Menezes e Rian Córdova, o filme que desvenda o mundo da travesti Luana Muniz, a Rainha da Lapa com a presença do diretor Leonardo Menezes

"Luana Muniz, Filha da Lua" tem depoimentos de Alcione, Luis Lobiano, Padre Fabio de Melo, Felipe Suhre, Lorna Washington, entre outros.

Estação Queer, uma sessão especialmente dedicada à temática LGBT, com exibição de filmes e curtas inéditos, clássicos, produções que não foram lançadas comercialmente ou ficaram pouco tem em cartaz.

"Berenice Procura", de Allan Fiterman com Claudia Abreu, Valentina Sampaio; Pinta, de Jorge Alencar; Sandra Chamando, de João Cândido Zacharias (curta) entre outros filmes estão na programação das próximas quartas.

"Luana Muniz, Filha da Lua"
Documentário desvenda o mundo da travesti Luana Muniz, a “Rainha da Lapa”. “Travesti não é bagunça!” A frase gritada de uma das esquinas da Lapa, quando uma travesti bate num possível cliente, ecoou em milhares de televisores via programa “Profissão Repórter” em 2010. A frase virou bordão, letra de funk e agora será ouvida em som “surround” nas telas de cinema. O
documentário “Luana Muniz - Filha da Lua” revela os bastidores deste episódio assim como outras polêmicas na vida da Rainha da Lapa, como era conhecida.

Luana saiu de casa na adolescência para se prostituir, modificou seu corpo no momento em que a ditadura botava pra quebrar e trabalhou em diversos países da Europa. Ela não tem papas na língua quando o assunto é drogas, sexo, violência e mercado de prostituição. Além disso, administrava um Casarão na Lapa que hospedava travestis, onde cuidava de comportamento, prevenção, documentação e funerais. Sobretudo, se colocava como um exemplo para as outras, e conseguiu impor respeito, num momento em que travestis são eliminadas brutalmente no país. Não é à toa que era Presidente da Associação de Travestis do Rio de Janeiro.

A última temporada da peça “Gisberta” de Luis Lobianco prestou homenagem à Luana Muniz. A autora Gloria Perez a citou na novela “A Força do Querer”. E, até mesmo, o Padre Fabio de Melo fez um famoso sermão inspirado nela. São muitas as histórias curiosas. Desde a aproximação com a cantora Alcione, por conta do trabalho social e do espiritismo, até fofocas engraçadas passadas nos bastidores dos shows, que envolvem atrizes, como Luma de Oliveira e Elke Maravilha.

A direção fica por conta da dupla Rian Córdova e Leonardo Menezes. Ambos saíram da TV para montar filmes mapeando a cena LGBT. O primeira foi sobre a transformista Lorna Washington no filme “Sobrevivendo a Supostas Perdas” em 2016. “Ela é uma daquelas personagens que vivem uma saga de heroína e a gente torce para que ela vire o jogo e vença no final. Ela é uma
das pessoas mais humanas e contundentes que conheci. Espero que a fome de viver dela inspire as pessoas, como me inspirou”, declara Rian. Luana se definia como uma “puta atriz”, e conciliava as duas profissões. Ela se dividia entre as performances em cabarés e os programas com clientes.

Agora é hora de conhecer sua vida mais de perto.

O filme “Luana Muniz - Filha da Lua” conquistou os prêmios de Melhor Longa no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio no Cinema 2017 e MixBrasil em São Paulo de Melhor Longa pela Escolha do Público. Em seguida, percorre festivais como o Maranhão na Tela, em São Luis.
Entre os entrevistados: Alcione, Luis Lobiano, Padre Fabio de Melo, Felipe Suhre, Lorna Washington e muitos outros. Perucas vão voar!

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Serviço
Estação Queer
Quarta 6 de junho, 21h10
Estação Net Botafogo - sala 1
(22,00 / 11,00)

Ficha Técnica 
Direção: Rian Córdova e Leonardo Menezes
Produção Executiva: Rian Córdova e Leonardo Menezes
Montagem: Luisa Breda
Roteiro: Rian Córdova
Direção de Fotografia: Leonardo Menezes
Produção: Denilson Vieira e Conceição Gomes
Motion Arts: Marcelo Antonio
Pôster: Mate Lelo
Uma Produção: Guaraná Conteúdo
Duração: 76min
Faixa Indicativa: 18 anos
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code