NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 28 de março de 2018

2º ano do Projeto Cine-conversa, da Aliança Francesa, estreia com a exibição do filme ‘Híbridos - Os Espíritos do Brasil’

Em Neon: quarta-feira, 28 de março de 2018

Maracatu Rural, Nazaré da Mata, Pernambuco
O Cine-Conversa da Aliança Francesa chega ao seu segundo ano de sucesso. O Projeto propõe a exibição de um filme francês, seguido de um bate-papo com os diretores da obra. A estreia em 2018 acontece com a exibição do filme "Híbridos - Os Espíritos do Brasil". Foram registradas mais de 60 cerimônias diferentes pelo país afora durante os últimos 3 anos, a maior coleção poética sobre a cultura espiritual brasileira.

Dirigido por Priscilla Telmon e Vincent Moon, produzido pelos realizadores franceses, e pela brasileira Fernanda Abreu, Híbridos é uma pesquisa etnográfica sobre a multiplicidade do mundo das cerimônias sagradas brasileiras e também sobre a linguagem cinematográfica e seu potencial poético. Composto de diferentes formatos, um complementar ao outro, o projeto ambiciona questionar nossa relação com as imagens nos dias de hoje.

Umbandaime ritual, Fraternidade Kayman, Rio de Janeiro

 A partir de uma pesquisa detalhada, desde os cultos afro-brasileiros da Bahia às novas formas da Umbanda em Minas Gerais; dos rituais indígenas ancestrais no Acre aos crescentes cultos evangélicos no Rio de Janeiro.

Congados, Ouro Preto, Minas Gerais



Sinopse: O filme desvela um dos grandes assuntos da nossa geração – a espiritualidade está em voga em nossa sociedade e o seu epicentro é o Brasil. Desde a maior procissão católica do mundo a um desconhecido ritual indígena no Mato Grosso, de passes de cura em centros espíritas a novos rituais com ayahuasca em São Paulo, o documentário revela os laços fraternos entre curandeiros, xamãs, místicos, devotos e iniciados. Sem comentários, o filme é uma jornada musical através dos diversos rituais, enquanto tece, aos poucos, um novo ritual - um ritual cinematográfico.

Povo Mehinako, Xingu, Mato Grosso




Serviço
Cine-Conversa na Aliança Francesa
Exibição do filme ‘Híbridos – os espíritos do Brasil’ (88 min) seguido de bate-papo com os diretores franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon
Terça-feira 3 de abril às 19h30
Retirada de ingressos a partir das 18h30
Evento Gratuito
Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 (próx. Metrô República)
Informações : 11-3572.2379 www.teatroaliancafrancesa.com.br 



Sobre os diretores
Vincent Moon
Fazendo parte da “nova geração de cineastas” segundo a Cinemateca Francesa, nascido na era digital e da internet, Vincent foi o principal diretor “Concerts à Emporter” do site La Blogothèque. O projeto online de filmes musicais de bandas indie rock e outras populares, como R.E.M, Tom Jones e Arcade Fire, revolucionou o conceito de vídeo clipes e o jeito de filmar música em todo o mundo. No Brasil, trabalhou com artistas como Gaby Amarantos, Tom Zé, Elza Soares e Ney Matogrosso. Desde 2009, Moon se dedica a seu selo nômade “Petites Planètes”. Percorrendo o mundo, com sua câmera e seu computador na mochila, faz filmes etnográficos experimentais de forma independente, registrando cenas folclóricas, músicas sagradas e rituais religiosos disponibilizados na internet pela licença Creative Commons.

Priscilla Telmon
Fotógrafa, escritora e cineasta percorre o mundo em missões humanitárias e viagens de aventura. Membro da Sociedade de Exploradores Franceses, desde 1999 se dedica a viagens longas que combinam história e aventura, rendendo homenagens nas tradições de sabedoria e ao mistério dos países visitados. Sua paixão pela exploração e culturas antigas rendem filmes, reportagens e livros, atuando na internacional imprensa escrita, na TV e nos museus. Através de palavras e fotografias, áudios e filmes, Priscilla assina diversas reportagens e viagens sobre ecologia, os últimos nômades, rituais sagrados, xamanismo. Publicou “La Chevauchée des Steppes”, (ed. Robert Laffont), e “Carnets de Steppes”, sobre a sua travessia a cavalo durante sete meses do Kazaquistão ao Mar de Aral. Publicou ainda “Himalayas”, (ed. Actes Sud), e dirigiu o filme “Voyage au Tibet Interdit”, (Ed.MK2), sobre a sua última expedição a pé e sozinha pelo Himalaia durante seis meses.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Ficha Técnica
Híbridos - Os Espíritos do Brasil
Brasil, França | 2017 | 88 min | DCP | Documentário
Direção, Fotografia, Som e Montagem: Priscilla Telmon e Vincent Moon
Produtores: Fernanda Abreu, Priscilla Telmon e Vincent Moon
Produção: Petites Planètes, Feever Filmes e Samba Filmes
Coproducão: Gabriela Figueiredo
Produtores Associados: Nadine May & Tom Michelberger, Berlin
Julio Hey e Mário Patrocínio, Bro Cinema, Lisboa
Desenho de som e mixagem 5.1: Gustavo Loureiro

As Produtoras
Feever Filmes
Petites Planètes
Site do projeto: híbridos.cc
Facebook: facebook.com/hibridosfilm/
Diretores: vincentmoon.com

Sobre o Teatro Aliança Francesa
Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

Sobre o Ticket, Grupo Edenred
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante, primeiro benefício brasileiro de alimentação ao trabalhador no Brasil e que nasceu no mesmo ano que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Nestes 41 anos no País, a empresa é quem possui a maior rede de adquirentes atualmente no mercado (Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Elavon e Stone) e ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos e serviços inovadores e pioneiros nos segmentos de alimentação, transporte, cultura e premiação. Com abrangência nacional, são mais de 70 mil empresas clientes, mais de 5 milhões de usuários e mais de 320 mil estabelecimentos credenciados. A Ticket é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes.

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code