NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Museu da Diversidade Sexual abre exposição ‘Tarja Preta’, com Retratos produzidos por Vania Toledo

Em Neon: terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Com curadoria de Diógenes Moura, mostra é um contraponto à caretice

O Museu da Diversidade Sexual, equipamento do Governo do Estado de São Paulo administrado pela organização social de cultura APAA, abre no dia 24 de janeiro a exposição “Tarja Preta”, com trabalhos da fotógrafa Vania Toledo. Na mostra são exibidos retratos produzidos por Vania desde o início de sua carreira, nos anos 70, até registros produzidos especialmente para a exposição, focados em ícones da cultura e da diversidade. A entrada é gratuita.

“Tarja Preta”, que conta com a curadoria de Diógenes Moura,apresenta um registro de nossa efervescência cultural – da noite LGBT, do teatro, da música, das artes em geral. Os trabalhos exibidos no museu mostram como os questionamentos comportamentais – de sexo e expressão de gênero – têm forte presença na cultura e como essa chama se mantém viva.

“A exposição ‘Tarja Preta’ enaltece a liberdade e infinidade de possibilidades de expressões artísticas, se opondo à caretice. A tarja preta, que tanto pode ser medicamento para controlar o que se diz loucura quanto um mecanismo de censura imagética, é a barreira a ser superada, escancarando o que está por trás, que no fim das contas nada mais é do que humano”, reflete Luis Sobral, diretor da APAA.

Entre os trabalhos selecionados para a exposição estão retratos de grandes ícones da cultura produzidos por Vania Toledo em vários momentos de sua carreira. Entre esses retratados estão a escritora Cassandra Rios, o cantor Ney Matogrosso e o estilista Clodovil.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Em plena atividade, Vania produziu retratos especialmente para “Tarja Preta”. As personalidades selecionadas atuam em diversas linguagens na área da cultura, sempre levando em seus trabalhos questões que abrangem a diversidade sexual. Entre elas estão Laerte, Leo Moreira, Luana Hansen, João Silvério Trevisan, As Bahias e a Cozinha Mineira, Karina Dias e Jean Claude Bernadet.

Serviço
Museu da Diversidade Sexual
“Tarja Preta” – Vânia Toledo (curadoria de Diógenes Moura)
Abertura: 24 de janeiro, quarta-feira, às 17h
Em cartaz até 05 de maio
Estação República do metrô – piso mezanino
Rua do Arouche, 24, República
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code