NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Documentário sobre a vida do aclamado fotógrafo Robert Mapplethorpe será exibido no Feed Dog Brasil

Em Neon: quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O documentário "Mapplethorpe: Look At The Pictures", de Fenton Bailey e Randy Barbato, está na programação do Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda. O evento acontece de 21 a 27 de setembro, na Cinemateca Brasileira, com entrada gratuita.

O longa faz uma análise do trabalho do fotógrafo Robert Mapplethorpe, um dos mais provocativos, criativos, chocantes e importantes artistas do século 20 que quebrou paradigmas e levou a fotografia, até então desprezada como ‘arte menor’, ao patamar de arte que não só é digna de integrar as coleções e museus de arte mais prestigiados do mundo (como o Guggenheim Museum de Nova York) quanto ser vendida a milhares de dólares. Em 1998, quase uma década depois de sua morte, o acervo de Mapplethorpe foi avaliado em 228 milhões de dólares.

O filme se debruça sobre os muitos processos de reinvenção do artista. A vida, repleta de altos e baixos, polêmica, sexo, amor, erotismo, arte, som, ousadia, excessos, beleza e dificuldades que Look at the Pictures traz. Sem concessões, sem receio de revelar as nuances da personalidade e do trabalho deste grande artista, que mudou não só a maneira como o mundo vê a fotografia, mas influenciou e influencia gerações de fotógrafos pelo mundo, inclusive, e talvez principalmente, os fotógrafos de moda.

Sobre Feed Dog Brasil
Com curadoria da documentarista e jornalista Flavia Guerra, a primeira edição contará com um total de 13 títulos nacionais e internacionais dos mais diversos temas que envolvem o mundo da moda. Debates, oficinas e exposição com fotos do acervo da agência Fotosite, que traçam um diálogo com os filmes em exibição, completam a programação.

FEED DOG é mais uma parceria entre os idealizadores do In-Edit Barcelona e os produtores do In-Edit Brasil, Festival de Documentários Musicais. O festival nasceu em 2015 em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de fomentar documentários que retratam o fascinante e complexo mundo da moda como arte, comportamento e expressão cultural.

Esta será a primeira edição internacional do festival, que deve seguir os mesmos passos do In-Edit Brasil, realizado em São Paulo desde 2009, com sucesso de público e crítica. A realização é da In Brasil Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio exclusivo da Riachuelo.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Confira Trailer abaixo:



Ficha Técnica
Mapplethorpe – Look at the Pictures
(Estados Unidos / Alemanha, 108min, 2016)
Direção: Fenton Bailey, Randy Barbato

Sessões
21/09 – quinta, às 21h, na Sala Petrobras
23/09 – sábado, às 17h, na Sala BNDES
25/09 – segunda, às 18h, na Sala BNDES

Serviço
FEED DOG BRASIL – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA
de 21 a 27 de setembro
Abertura: 20 de setembro – para convidados
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Entrada Gratuita
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code