Falar de televisão, moda e intelectualidade no Brasil e não citar Elke Maravilha é impossível. Questionadora, inteligente, ousada e excêntrica, a figura da ex- modelo, apresentadora, atriz, jurada de programa de calouros, professora, tradutora e professora de línguas, é querida pelos brasileiros e ainda deixa muitas pessoas curiosas sobre sua vida, rotina, personalidade e principalmente seu jeito ousado de ser e se vestir.
Infelizmente, com a perda dessa grande personalidade em 16 de agosto de 2016, muito do que poderíamos aprender com ela por sua sabedoria e exemplo se tornou inviável. Mas a memória dela se faz presente por meio do Bazar e "exposição" Elke Maravilha. Instalado na Galeria Frei Caneca, que fica na rua Frei Caneca, 121, bairro da Consolação, na cidade de São Paulo, desde o dia 5 de fevereiro de 2017 lá se reúnem peças do acervo artístico e pessoal de Elke Maravilha. O visitante poderá ver desde suas roupas, perucas, botas, acessórios, passando por seus objetos pessoais e fotos de sua brilhante carreira artística, tudo mostrado pela primeira vez ao público em geral, sem custo de visitação, uma parte daquilo que é vendido e revertido à criação do Instituto Casa de Elke, uma forma futura de se conservar adequadamente o acervo dessa artista e contar a história da personalidade que fez parte da moda e da televisão brasileira.
Trazer um pouco daquilo que Elke foi desde sua chegada ao Brasil, até seu despontar na vida artística, devem e merecem ser contados, registrando assim parte de sua memória e da importância que a televisão teve para a formação da sociedade brasileira.
Portanto, a finalidade deste projeto é contar com seu apoio para a preservação de todo acervo de Elke Maravilha para assim manter viva a memória dessa artista “sui generis”.
Recursos
Para a readequação do espaço da Galeria Frei Caneca para a Mostra, haverá necessidade de adaptações e melhorias para receber o acervo. Para isso, há necessidade de:
- Projetores;
- Som;
- Iluminação;
- Manequins;
- Expositores de madeira e acrílico;
- Local adequado para guarda dos objetos, quando não estiverem sendo expostos;
- Pintura, reparos e pequenas reformas na galeria;
- Equipe de 5 pessoas e material para montagem e recuperação de algumas peças;
- Alimentação e locomoção dessa equipe durante a montagem de 20 dias;
- Alimentação e locomoção de uma equipe de 3 pessoas durante a mostra;
- 13% para pagamento do serviço de crowdfunding e financiamento coletivo organizado pelo site Catarse.
Das salas à disposição na Galeria Frei Caneca
Serão divididas por categorias: cabeças; perucas; altares; acessórios à venda; filmes e documentários; joias e semi joias; fotografias; memórias pessoais e da televisão; projeção das apresentações teatrais de Elke como: Elke Canta e Conta e Elke do Sagrado ao Profano.
Uma Sala com os nomes e as recompensas expostas das pessoas que apoiarem o projeto,onde serão retiradas ou entregues no final da mostra.
Público alvo
Estudantes de moda, estilistas, figurinistas, fotógrafos, colecionadores, amigos, fãs e admiradores em geral.
Contribua para que a memória de Elke Maravilha esteja viva entre seus fãs e para que novas pessoas conheçam um pouco mais dessa figura emblemática da arte brasileira.
CURTA O EM NEON NO FACEBOOK
Serviço
Bazar e exposição Elke Maravilha
Galeria Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 121, bairro da Consolação, São Paulo
Casa de Elke
Vaquinha no site Catarse