NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 4 de julho de 2017

Documentário sobre Luana Muniz abre o ‘Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2017’ que acontece entre os dias 6 e 16 de julho

Em Neon: terça-feira, 4 de julho de 2017

O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema é o festival de filmes LGBTQIA + (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/ Travestis/ Trangêneros, Queers, Intersexuais, Assexuados e outros mais) de ficção, documentário, animação e experimental, em longa e curta metragens, brasileiros e internacionais. O festival acontecerá de 6 a 16 de julho de 2017 no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Centro Cultural Justiça Federal, Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Cine Arte UFF e Cine Joia.

O filme de abertura deste sétimo ano do festival é "Luana Muniz - Filha da Lua", de Rian Córdova e Leonardo Menezes. O documentário narra a história da famosa travesti, que criou polêmica ao usar o bordão “Travesti não é bagunça” na TVe por sua aproximação inusitada com o Padre Fábio de Melo. A estreia está marcada para o dia 6 de julho às 20h no Cine Odeon, como uma grande homenagem a nossa eterna Rainha da Lapa. A sessão será apresentada por Gazelle Paulo.

A programação inclui a estreia de longas internacionais e brasileiros, com destaque para: "Something Like Summer", o musical sobre uma história de amor verdadeiro, e o brasileiro "A Cidade do Futuro", que fala sobre um trio que formará uma família fora dos padrões. O festival terá também a mostra retrospectiva de longas espanhóis de diversos anos e os programas de curtas: "Curtas CARIOCA" que reunirá os diretores e seus filmes numa sessão especial apresentada por David Sereio, na sexta-feira, dia 7 de julho às 20h no Cine Odeon. "Curtas TERROR", sessão única com os filmes de terror e comédia assustadora mais macabros do festival. "Curtas EXPERIMENTAL", com filmes queer e os mais inusitados atualmente. E nesta edição, mais três especiais entram para o festival: "Curtas ITÁLIA" (presença do diretor italiano Giuseppe Bucci), "Curtas ARGENTINA" e "Curtas PERNAMBUCO".

As cores e a essência do modo de vida carioca estão presentes na programação do festival que é dedicado a todos os apaixonados pelo Cinema Internacional LGBTQIA +.

FILMES

LONGA-METRAGEM
A Cidade do Futuro
Gênero: Ficção
País: Brasil
Duração: 75 min 
Ano: 2016 (Estreia)
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes
Produção: Coisa de Cinema
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Milla, Gilmar e Igor formarão uma família fora dos padrões em Serra do Ramalho,interior da Bahia.

Cruzeiro Seixas - As Cartas do Rei Artur
Gênero: Documentário
País: Portugal
Duração: 85 min 
Ano: 2016 (Estreia)
Direção: Cláudia Rita Oliveira
Produção: JumpCut
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Cruzeiro Seixas existe num labirinto onde todos os caminhos levam a Mário Cesariny. Subjugado por esta relação obsessiva, Cruzeiro Seixas não viveu, mas deixou documentos desse não viver: 95 anos de pintura e poesia à espera de um reconhecimento maior ao lado de outros autores surrealistas.

Lampião da Esquina
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 85 min 
Ano: 2016 
Direção: Lívia Perez
Produção: Doctela e Canal Brasil
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Brasil, 1978. Em plena ditadura, um grupo de jornalistas e escritores do Rio e de São Paulo cria o jornal “Lampião”, retratando o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade.

Luana Muniz - Filha da Lua 
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 75 min (a confirmar)
Ano: 2017 (Estreia)
Direção: Rian Córdova e Leonardo Menezes
Produção: Guaraná Conteúdo
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse: O documentário revela a intimidade de Luana Muniz, que se divide entre a prostituição, a militância LGBT e os shows em cabarés.  A Rainha da Lapa é conhecida em todo o Brasil pela participação no programa “Profissão Repórter” e sua aproximação inesperada com o Padre Fabio de Melo.

Something Like Summer
Gênero: Ficção
País: EUA
Duração: 115 min 
Ano: 2017 (Estreia)
Direção: David Berry
Produção: Blue Seraph Productions
Classificação indicativa: 16 anos
Legendado 
Sinopse:  Neste romance musical, Ben é o único cara na sua escola no Texas que está fora do armário. O bullyingo impede de perseguir seu sonho de ser cantor. Então ele conhece Tim, um atleta com seus próprios segredos. Esta é a história de amor verdadeiro contada ao longo de uma alguns anos, da estranha adolescência até a dolorosa idade adulta.

Tango Queerido  
Gênero: Documentário
País: Argentina
Duração: 60 min 
Ano: 2016  (Estreia)
Direção: Liliana Furió  
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse:Neste documentário retrata outra maneira de interpretar esta maravilhosa dança rioplatense que se espalhou pelo mundo, mostrando o paradoxo de como o tango, dança tão tradicional e machista, deu a um grupo LGBT uma ferramenta de comunicação, contenção e de luta política inigualável, apropriando-se dela, mas quebrando com essa fixação dos papéis limitados. Este movimento que se expande por todo o mundo, encontra resistência em setores conservadores de cada sociedade, mas especialmente em cidades onde a homofobia é uma prática de Estado.

Torrey Pines
Gênero: Animação
País: EUA
Duração: 60 min 
Ano: 2017 (Estreia)
Direção: Clyde Petersen
Produção: Do it for the Girls Productions
Classificação indicativa: 16 anos
Legendado 
Sinopse: Criado por uma mãe solteira esquizofrênica, a história da vida de Petersen se desenrola em uma série de eventos desconcertantes e alucinados. Com uma mãe alimentada por alucinações de conspiração política e disfunção familiar, Petersen, de doze anos de idade, é levada a uma aventura de cross-country que alterará para sempre a família como eles a conhecem.Com base em uma história verdadeira, o filme de animação é um conto de estranho e punk, que ocorre no sul da Califórnia no início de 1990.

LONGA-METRAGEM ESPANHOL
Ander
Gênero: Ficção
País: Espanha
Duração: 124 min 
Ano: 2009
Direção: Roberto Castón
Classificação indicativa: 16 anos
Legendado 
Sinopse: Ander, um caseiro quarentão, leva uma vida rotineira, entre seu posto de operário em uma fábrica de bicicletas e os trabalhos agrários do sitio, onde vive com sua mãe e sua irmã. Um dia sofre um acidente e quebra uma perna, o que leva a família, apesar das desconfianças da mãe, a contratar um imigrante peruano, José, para realizar as tarefas do sitio. A chegada de José modifica a vida da casa e a vida de Ander, já que começa a ter sentimentos que não sabia que possuía, provocando nele um forte conflito interior. Sua relação com Peio, seu melhor amigo e Reme, a prostituta da região, também se vê modificada por este personagem, que os obriga a posicionar-se. 

A Mí Madre Le Gustan Las Mujeres (Minha Mãe Gosta de Mulher) 
Gênero: Ficção
País: Espanha
Duração: 99 min 
Ano: 2002
Direção: Clyde Petersen
Classificação indicativa: 14 anos
Legendado 
Sinopse:Separada do marido há anos, a pianista Sofia reúne as filhas Elvira, Jimena e Sol em sua casa para comemorar seu aniversário. Na ocasião, ela aproveita para contar uma grande novidade: ea está novamente apaixonada. Mas, para o espanto das meninas, o novo amor da mãe é uma mulher bem mais jovem, a talentosa concertista tcheca Eliska. Tentando aparentar que está tudo bem para elas, afinal são mulheres modernas, as irmãs no fundo ficam abaladas com a notícia. A mais confusa com toda a situação é a bela e neurótica Elvira, de 22 anos - a nova situação a faz questionar sua orientação sexual. Não demora muito para que a simpatia das meninas pelo relacionamento da mãe termine. As irmãs, então, se unem para boicotar o namoro e farão o que for preciso para separar Sofia e Eliska.

Campillo Sim, Quero (Clandestinos)
Gênero: Ficção
País: Espanha
Duração: 84 min 
Ano: 2007
Direção: Antonio Hens
Classificação indicativa: 14 anos
Legendado 
Sinopse:Em junho de 2005, o Parlamento espanhol aprovou a lei do casamento gay, que outorga aos casais gays os mesmos direitos que aos casais heterossexuais, incluindo a adoção. Prefeitos como o de Valladolid, uma das maiores cidades da Espanha, fizeram uma convocatória para boicotar a lei. Por outro lado, Francisco Maroto, prefeito de Campillo de Ranas, um pequeno povoado de cinquenta habitantes perdido nas montanhas de Guadalajara, levantou a mão e disse: “Eu caso”. Ray, um garoto americano, e seu namorado espanhol, Pepe, chegam a Campillo para se casar. 

20 Centímetros
Gênero: Ficção
País: Espanha
Duração: 117 min
Ano: 2005
Direção: Ramón Salazar
Classificação indicativa: 14 anos
Legendado
Sinopse:Marieta quer deixar de uma vez por todas de se chamar Adolfo. Chamar como seu pai e ter os mesmos vinte centímetros lhe dão calafrios. Marieta quer chamar-se Marieta e ser uma mulher respeitada por todas as leis. Sofre de narcolepsia, a doença do sono, e sempre dorme no momento menos oportuno. Mas em seus ataques de sono, que dão origem aos números musicais, Marieta canta maravilhosamente e fala idiomas. Hoje Marieta acordou jogada em um descampado a quarenta quilômetros de Madri.

Chuecatown
Gênero: Ficção
País: Espanha
Duração: 101 min
Ano: 2007
Direção: Juan Flahn
Classificação indicativa: 14 anos
Legendado
Sinopse:Leo e Rey são um casal gay que vive em Chueca. Um pouco atípicos, não têm gosto para a moda, gostam de futebol, não têm um centavo e estão passando por uma crise no relacionamento, mas, dentro do possível, vivem felizes. Ao mesmo tempo, no bairro estão acontecendo estranhos crimes contra anciãs. O assassino, Víctor, é o dono de uma imobiliária cuja máxima aspiração é transformar Chueca em um bairro modelo onde todos os habitantes sejam jovens, modernos e bonitos vivendo em casas de luxo reformadas. Para isso se dedica a assassinar todas aquelas anciãs que não querem vender seus apartamentos.


PROGRAMAS DE CURTAS
CURTAS 1
Duração: 1h 23min (5 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Lugares de Medo e Ódio
(Alexandre Nakahara/ Brasil/ 00:27:00/ Documentário/ 2016) Estreia
Cinco pessoas diferentes contam histórias traumáticas que passaram por conta do
preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Stanley
(Paulo Roberto/ Brasil/ 00:19:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Quando eu tinha sete, oito anos… vi meu pai conversando com um amigo. Não entendia muito bem o que eles estavam falando… o que eu maislembro era dos lábios mexendo. Fiquei com vontade de beijar a boca do amigo do meu pai!

Baunilha
(Leo Tabosa/ Brasil/ 00:18:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Olhe a sua volta. Tudo que você vê e toca pode ter o gosto de baunilha.

Jamie
(Christopher Manning/ Reino Unido/ 00:09:02/ Ficção/ 2016) Estreia
Jamie, um solitário tímido e quieto, passa a tarde com Ben depois de encontrá-lo em um aplicativo de namoro.

Sapas
(Iasmim Feijó/ Brasil/ 00:09:13/ Ficção/ 2016) Estreia
O documentário dá voz para cinco mulheres assumidamente lésbicas de variadas idades. Elas abordam o universofeminino lésbico e suas características, a lésbica na sociedade e o feminismo.


CURTAS 2
Duração: 1h 24min (6 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Perpetual
(Peter Ahlen/ Brasil/ 00:20:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Mørke Rum (Perpetual) é uma história de amor não convencional que se centra em torno de uma cabine privada de um clube de sexo. O jovem Sebastian explora sua sexualidade e busca o sexo/ amor online. Ele conhece o mais velho Jacob, que o leva a um clube de sexo. No ambiente novo e assustador, Sebastian se rende e, em seus encontros subseqüentes, o amor brota, pelo menos para Sebastian. Longe da escuridão da intensa união, a realidade penetra. Jacob está cheio de luxúria e sem amor. Então, quando as esperanças de Sebastian são desapontadas e Jacob se afasta, Sebastian volta ao quarto escuro para restaurar o que foi perdido com um estranho.

Você
(Felipe Cabral/ Brasil/ 00:19:00/ Ficção - Experimental/ 2017) Estreia
Filmado com Iphone 6S, o curta mostra uma jovem tentando assimilar a morte de seu melhor amigo,vítima da homofobia.

Diva
(Clara Bastos/ Brasil/ 00:17:40/ Ficção/ 2016) Estreia
Camila se aproxima das drag queens que habitam a pensão de Bella.

Tailor
(Cali dos Anjos/ Brasil/ 00:09:00/ Animação - Documentário/ 2017) Estreia
Tailor é um cartunista transgênero que compartilha em sua página na internet experiências de outras pessoas trans e seus desafios dentro da sociedade.

Showing It All
(Lisa Tulin - Lasse Persson/ Suécia/ 00:02:23/ Animação/ 2016) Estreia
Uma dançarinade striptease faz um show com confiança e graça. Mas ela tem uma audiência difícil de agradar.

Queen’s Mile
(Martin Delaney/ Reino Unido/ 00:09:33/ Ficção/ 2016) Estreia
Southbank de Londres. Uma menina de vinte e poucos anos se aproxima de uma parte familiar de Londres, onde ela pede a um estranho para tirar a foto dela. Ela não é uma turista, seu sotaque é local e sua câmera não é padrão digital, completa com pau de selfie. Em uma troca estranha, a foto Polaroid é finalmente tirada e a menina coloca a foto em seu livro de colagem. Nós a seguimos intrigados, enquanto ela tira mais fotos de lugares familiares em Londres, cada uma mais curiosa que a outra, então a seguir, quando começamos a ficar preocupados com ela. Por que ela está tirando fotos de lugares vazios? E por que hoje? E por que em particular em The Queen's Walk, ao longo do Southbank? Queen's Mile é uma história reconfortante da coragem de uma jovem em lidar com a depressão, da sua própria maneira.

CURTAS 3
Duração: 1h 21min (6 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Mysteriosophical Fall to Hell
(Giuseppe Bucci / Itália/ 00:11:51/ Ficção/ 2017) Estreia
Mysteriosophical Fall to Hell descreve dois momentos desse monólogo. Uma napolitana "femminiello" (transexual) é uma contadora de histórias que descreve a vida em um bairro antigo de Nápoles, que, infelizmente, já não existe porque foi destruído pelo terremoto de 1980. Essa pessoa então começa a falar sobre sua própria vida, de uma transexual sem amor ou dignidade. Ele/ ela é uma rejeitada e marginalizada, como a comunidade de ratos com os quais ele/ ela vive.

Xavier
(Ricky Mastro/ Brasil/ 00:13:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Nicolas começa a perceber que a atenção de seu filho Xavier, de 11 anos, não está mais só nas baquetas de sua bateria, mas se volta também para outros meninos.

Netuno
(Daniel Nolasco/ Brasil/ 00:17:00/ Ficção/ 2017) Estreia
O vento seco e a baixa umidade do ar ressecam a pele dos moradores de Catalão. Nas quartas-feiras, Sandro nada naúnica piscina da cidade. Foi à beira da piscina que conheceu Maicon. Sandro deseja Maicon, mas seus olhares nunca se cruzaram.

Shala
(João Inácio/ Brasil/ 00:11:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Pedro vive em um orfanato na Amazônia e precisa criar situações para chamar atenção de possíveis pais adotivos.Paralelo a essa busca Pedro passa a cultivar uma amizade profunda com seu único brinquedo, a boneca Shala.

La Tapette
(Ricky Mastro/ Brasil/ 00:09:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Baptiste é gay e não para de pensar em uma mulher que trabalha no boteco que ele frequenta. O desejo por ela faz ele ir para uma jornada que ele nunca imaginou.

Herculanum
(Arthur Cahn/ França/ 00:21:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Três rendezvous. Dois homens. Um vulcão em erupção.

CURTAS 4 
Duração: 1h 25min (6 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

A Gis
(Thiago Carvalhaes/ Brasil/ 00:20:00/ Documentário/ 2016) Estreia
Gisberta, mulher transexual brasileira, vivia em Portugal. Há 10 anos foi brutalmente torturada e assassinada e desde entãotornou-se símbolo da luta por direitos transexuais. Este documentário constrói o retrato de uma mulher despedaçada pela indiferença.

Follow Me
(Anthony Schatteman/ Bélgica/ 00:15:46/ Ficção/ 2015) Estreia
Jasper (21), no limite da fase adulta, perambula no porto de Ghent. Tentando lidar com sentimentos desconhecidos de rejeição.

Amore Primo
(Andrea Alessandro La Bozzetta / Itália/ 00:12:40/ Ficção/ 2017) Estreia
Episódio 1: Marta começa seu dia com sua rotina matinal. Matteo dorme no sofá. Um telefonema inesperado e a presença de Matteo perturbam a aparente tranquilidade de Marta. Eles têm um confronto on-off que terminando em um argumento infantil, o que revela a natureza ambígua de seu relacionamento.

Apollon
(Loic Dimitch/ França/ 00:08:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Apollon é um adolescente desligado pelos ideais sociais da masculinidade. Ele fantasia sobre ter o corpo perfeito - completo com grandes músculos carnudos e uma grande banana.

David Está Morto
(Ed Pereira e Guilherme Macedo/ Brasil/ 00:04:25/ Ficção/ 2016) Estreia
David está dentro de mim, está por toda parte. Mas David está morto.

O Porteiro do Dia
(Fábio Leal/ Brasil/ 00:25:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Marcelo decide tentar algo mais com Márcio, o porteiro do seu prédio.


CURTAS 5
Duração: 1h 13min(5 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Pria
(Yudho Aditya/ Indonesia e USA/ 00:21:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Um adolescente que vive na Indonésia rural luta entre as tradições de sua educação e sua idealização romântica da liberdade do oeste.

Aquela Estrada
(Rafael Ramos/ Brasil/ 00:15:08/ Ficção/ 2016) Estreia
Omar desiste de ir a uma entrevista de emprego em Manaus e resolve embarcar numa viagem compessoas desconhecidas. Num dia em que tudo soa tedioso e pragmático, parece ser a estrada o único caminho a Omar parabuscar ânimo e respostas.

Crush
(Rosie Westhoff/ Brasil/ 00:08:00/ Reino Unido/ 2016) Estreia
Crush é um filme sobre a idade da primeira crushde uma menina. Um dia, enquanto esperava o trem para a escola , Ella vê Jamie. Nos dias seguintes, ela não pode tirá-la da cabeça.

My Flower Dreams 
(Olga Guse/ Alemanha/ 00:05:00/ Animação/ 2017) Estreia
Meus sonhos floridos.

Heterônimo
(Vitor Medeiros/ Brasil/ 00:24:45/ Ficção/ 2016) Estreia
Mariana vive no fundo do mar. Um dia, sua professora Cecília lhe apresenta Christian, um príncipe de outro mundo. Ele é perfeito pra você.

CURTAS 6 
Duração: 1h 17min (6 curtas)
Classificação indicativa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Mexa
(Daniel Favaretto e Dudu Quintanilha/ Brasil/ 00:24:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Documentário performático sobre o Movimento e Encontro da Diversidade da população em situação de rua e vulnerabilidade em São Paulo,Brasil. Grupo, coletivo, fórum, LGBTQIA, mulheres, jovens, loucos, negros, sem casa, cadeirantes, itinerantes. Tudo Isso. E mais. Durante encontros em centros de acolhida, parques e ruas, MEXA é militância, a favor da cidadania, contra o preconceito.

O Chá do General
(Bob Yang/ Brasil/ 00:22:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Um general aposentado chinês recebe a inesperada visita de seu neto.

Dusk
(Jake Graf/ Brasil/ 00:15:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Crescendo na Inglaterra de 1950 em um mundo intolerante e mal informado, o jovem Chris Winters luta para se encaixar nos papéis de gênero ditados pela sociedade. Uma infância mais que duradoura deixada para trás, Chris encontra a mulher dos sonhos, Julie, e a vida acendeu um pouco, mas a crescente sensação de que a vida deles é meio morta, assombra Chris. Imaginando infinitamente o que poderia ter sido, Chris finalmente fica impressionado com a constatação de que, para algumas decisões, não há uma resposta correta e que são aquelea que realmente nos definem.

Mai
(Marta González/ Espanha/ 00:07:16/ Ficção/ 2016) Estreia
"Mai" é um curta-metragem ambientado em Sucs (Lleida), que tem como protagonistastrês senhoras alarmados com a chegada de duas meninas estranhas.

Queer Heroes
(Kate Jessop/ Reino Unido/ 00:05:06/ Ficção/ 2016) Estreia
Uma celebração de figuras queer nos tempos históricos e contemporâneos que ajudaram a promover as artes, a política ou a ciência. Uma colaboração entre 14 animadores, a estrutura é baseada no antigo jogo de desenho surrealista Exquisite Corpses. Cada animador recebeu um herói para animar, passando seu último quadro para o próximo animador para formar seu primeiro quadro e assim por diante.

You’ve Got Tail
(Danny Tayara/ EUA/ 00:04:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Um entregador de cartasé apanhado de surpresa! Os filhotes nesta casa são um pouco mais amigáveis do que esperava.

CURTAS 7 
Duração: 1h 21min (7 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Ontem
(Thiago Kistenmacker/ Brasil/ 00:14:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Um encontro entre duas mulheres é interrompido por uma delas pouco antes de chegar ao sexo. Ela foge da intimidade e na mesma noiteconversa com seu passado através de sua vivência transgênero estabelecida, refletindo a criança que se perdeu no caminho

Heavy Weight
(Jonny Ruff/ Reino Unido/ 00:13:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Quando um novo lutador começa a usar seu clube local de boxe, Paris é forçada a enfrentar uma verdade desconfortável em relação à sua própria vulnerabilidade.

Horizonte de Eventos
(Gil Baroni/ Brasil/ 00:15:00/ Documentário/ 2016) Estreia
Gabriel descobriu que está com HIV e resolveu contar pra todo mundo.

Cruising Elsewhere
(Ryan White/ EUA/ 00:13:00/ Ficção/ 2016) Estreia
O que aconteceu com Wohler Beach? As histórias orais e a pornografia espectral ressuscitam memórias de uma lendária praia gay.

In The Paint
(Ashton Pina/ EUA/ 00:06:45/ Ficção/ 2017) Estreia
Antes de entrar no Draft da NBA, Kollin deve tomar uma decisão de mudança devida que poderá direcionar o futuro da sua carreira profissional.

Dame Candolle
(Coletivo Olho Vivo/ Brasil/ 00:05:43/ Documentário/ 2016) 
Pelo olhar de Luana Muniz, atriz, profissional do sexo, militante, “travesti por excelência” , Dame Condolle propõe uma reflexão sobre a temática do preconceito, da identidade de gênero e da visibilidade trans. Tudo isso, a partir dessapersonagem tão ambígua e multifacetada, a rainha da Lapa, “um espetáculo vivo, uma fábrica de sonhos”.

Um Café
(Clarissa Rebouças/ Brasil/ 00:05:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Presa à um passado próximo, as memórias de Vicky ainda moram com ela.

CURTAS 8 
Duração: 1h 23min (6 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Lightrapping
(Marcio Miranda Perez/ Brasil/ 00:22:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Gustavo é um fotógrafo que registra corpos de homens nus em espaços públicos de São Paulo. Uma noite, o jovem Pedro oacompanha, curioso e indeciso sobre participar ou não do projeto. A cidade será testemunha da jornada.

Sob o Mesmo Teto
(Coletivo Olho Vivo/ Brasil/ 00:13:37/ Documentário/ 2017) Estreia
A luta e a resistência da Casa Nem retratadas em um curta-metragem documental.Criação e força coletiva para além da sétima arte.

Not The Devil
(Siobhan Swartzberg/ Reino Unido/ 00:13:05/ Ficção/ 2017) Estreia
É o início dos anos 90 e Andrew, que mora em um município do leste de Londres, ficou obcecado pela vizinha Jo. Andrew está explorando a sua identidade e em busca de orientação. Jo gasta muito do seu tempo sozinha, protegendo-se do mundo exterior. Um dia, Andrew decide seguir Jo, determinado a ser o centro da sua atenção de uma maneira ou de outra. Ele consegue, mas as coisas não seguem do jeito que ele esperava.

Fragmentos
(Karen Antunes, Nyandra Fernandes e Viviane Laprovita/ Brasil/ 00:06:27/ Ficção/ 2017) Estreia
Reconstruir e reinventar. Quando corpos gordos [se] amam.

La Niña
(Domingo de Luis/ Espanha/ 00:06:10/ Ficção/ 2016) Estreia
Esta é uma história de amor que acontece no lugar errado na hora errada.

3 Friends
(Michael Moody Culpepper/ EUA/ 00:22:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Baseado em uma pequena históriade Colm Tóibín, "Três Amigos" segue Fergus, um jovem irlandês pensativo, que é propelido em uma jornada poderosa que começa no funeral e no sono de sua mãe. Ali, Fergus confronta-se com a forma como a família o molda e o define apenas para continuar esta jornada numa rave na praia, onde ele toma consciência do impacto definidor que suas amizades têm sobre ele. Em última análise, é através da morte, tristeza, alegria e sexo que Fergus olha dentro para se definir.

CURTAS TERROR
Duração: 1h 24min (6 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Quarto para Alugar
(Enock Carvalho e Matheus Farias/ Brasil/ 00:20:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Após conhecer Gabriela numa festa e trazê-la para casa, estranhas movimentações passam a se desenvolver em seuantigo apartamento.

Rua Cuba
(Filipe Marcena/ Brasil/ 00:20:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Uma casa numa ladeira. Um grupo de amigos, Uma noite de festa. Um inquilino recluso. Um filme de horror?

Autofagia
(Felipe Soares/ Brasil/ 00:11:00/ Ficção/ 2016) Estreia
Um homem do campo. Uma travesti. Quando esses dois mundos se encontram, o ódio e o desejo libertam as negações maisprofundas. A todo momento digerimos e renovamos o outro em nós.

Juliette
(Lora D’Addazio/ Bélgica/ 00:06:37/ Animação/ 2016)
Juliette é uma menina tímida que infelizmente tem que dividir o carro com duas meninas super tesudas. Essas meninas são muito provocativas! Pobre Juliette, ela tem um mau pressentimento sobre o que vai acontecer.

PYOTR495
(Blake Mawson/ Canadá/ 00:15:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Numa noite em Moscow, Piotr, de 16 anos, é atraído por um grupo ultra-nacionalista conhecido por seus violentos sequestros e ataques reforçados pela Lei de Propaganda LGBT da Rússia, mas Pyotr tem um segredo perigoso  que seus agressores jamais poderiam imaginar.

Coxinha 
(Cristiano Sousa e Ivan Martins/ Brasil/ 00:12:21/ Ficção/ 2017) Estreia
As irmãs Almira e Piedade são campeãs de venda de coxinha na cidade - já que são baratas e muito saborosas! Tudo pode mudar com a chegada de um rapaz muito suspeito na lanchonete das doces senhorinhas.

CURTAS CARIOCA
Duração: 2h 30min (9 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

O Grande Sereio
 (Davi Sereio/ Brasil/ 00:33:19 /Ficção / 2017) 
Ariel salva Eric de um terrível afogamento, e isso faz com que ele queira estar cada vez mais perto do seu crush.

Heterônimo 
(Vitor Medeiros / Brasil/ 00:24:45 /Ficção / 2017) Estreia
Mariana vive no fundo do mar. Um dia, sua professora Cecília lhe apresenta Christian, um príncipe de outro mundo. Ele é perfeito pra você. 

Sob o Mesmo Teto 
(Coletivo Olho Vivo/ Brasil / 00:13:37/ Documentário/ 2017) Estreia
A luta e a resistência da Casa Nem retratadas em um curta-metragem documental.Criação e força coletiva para além da sétima arte.

Ontem 
(Thiago Kistenmacker/ Brasil/ 00:14:00/ Ficção/ 2017) Estreia
Um encontro entre duas mulheres é interrompido por uma delas pouco antes de chegar ao sexo. Ela foge da intimidade e na mesma noite conversa com seu passado através de sua vivência transgênero estabelecida, refletindo a criança que se perdeu no caminho.

Fragmentos 
(Karen Antunes, Nyandra Fernandes e Viviane Laprovita/ Brasil / 00:06:26/ Experimental
/ 2017) Estreia
Reconstruir e reinventar. Quando corpos gordos [se] amam.

David está morto 
(Ed Pereira e Guilherme Macedo/ Brasil / 00:04:25/ Ficção/ 2016) Estreia
David está dentro de mim, está por toda parte. Mas David está morto.

Tailor 
(Cali dos Anjos/ Brasil / 00:09:00/ Animação e documentário/ 2017) Estreia
Tailor é um cartunista transgênero que compartilha em sua página na internet experiências de outras pessoas trans e seus desafios dentro da sociedade.

Netuno (Daniel Nolasco/ Brasil / 00:17:00/ Ficção/ 2017) Estreia
O vento seco e a baixa umidade do ar ressecam a pele dos moradores de Catalão. Nas quartas-feiras, Sandro nada naúnica piscina da cidade. Foi à beira da piscina que conheceu Maicon. Sandro deseja Maicon, mas seus olhares nunca se cruzaram.

Você
(Felipe Cabral/ Brasil/ 00:19:00/ Experimental/ 2017) Estreia
Filmado com Iphone 6S, o curta mostra uma jovem tentando assimilar a morte de seu melhor amigo,vítima da homofobia.

CURTAS EXPERIMENTAL
Duração: 1h 11min (7 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 16 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessão contínuano lounge do festival no Cine Odeon.

Nada
(Rafael Vascon/ Brasil/ 00:12:00 /Experimental / 2017) Estreia
A condição de mulher é sufocada pela sociedade e é vista como nada.

Omiró
(Rafael Vascon/ Brasil/ 00:11:00 /Experimental / 2017) Estreia
Omiró, muita água em iorubá, é uma trans que vive trancafiada em seu casebre quilombola e se vêacorrentada pela moralidade do machismo paraibano. Mas, um dia, resolve fazer diferente, e é quando planeja sesurpreender que Omiró encontra a fruta proibida.

Dopamina
(Junior Cândido/ Brasil/ 00:19:00/ Experimental / 2016) Estreia
Com o coração em chamas, eu procuro por você essa noite.

Helium
(Daniel McIntyre/ Canadá/ 00:04:00/ Experimental / 2017) Estreia
Comissionado pelo 8 Fest para o seu aniversário de 10 anos, Helium é um trabalho de dupla concepção que explora os mundos do fisiculturismo competitivo e do fetiche de balão. A partir de um fascínio profundo da capacidade de ter prazer tão intenso de objetos ou atividades de outra forma inócuas, Helium observa inchação, luxúria e explosão.

Spermwhore
(Anna Linder/ Suécia/ 00:12:26/ Experimental / 2016) Estreia
Spermwhore é um filme experimental queer sobre filhos indesejados em um mundo onde os relacionamentos heterossexuais normativos determinam quem pode se tornar pai e de que maneira. Quando se trata de reprodução, nossos corpos nos reduzem apenas a um sexo determinado ou a um gênero. Mas o desejo por crianças não se limita aos nossos corpos, e a possibilidade de gravidez pode ser superada, compartilhada e realizada em conjunto.

Plasma Vista
(Sarah Cockings e Harriet Fleuriot/ Reino Unido/ 00:07:31/ Experimental / 2016) Estreia
Objetos e dispositivos tornam-se corporais e manipuladores. O mago é uma máquina de desenhos animados composta que repete truques e equações. Quando os produtos se tornam próteses, o acessório leva algum controle emocional?

Mikveh
(Adrian Garcia Gomez/ EUA/ 00:05:30/ Experimental / 2016) Estreia
Nesta reinterpretação do mikveh - um banho ritual de purificação realizado por noivas judaicas prestes a se casar - as imersões do cineasta e do marido são interrompidas por um governo que se recusa a reconhecer seu casamento. Embora o casal seja obrigado, uma e outra vez, a provar que seu relacionamento existe legalmente, o mikveh compartilhado ajuda-os a superar burocracias implacáveis e retornar ao que realmente importa.

CURTAS ITÁLIA (Dirigidos por Giuseppe Bucci)

Una Notte Ancora 
(Giuseppe Bucci/ Itália/ 00:10:55 /Ficção / 2013) 
"Una notte ancora" conta uma história de amor entre um jovem e um homem com muitos arrependimentos, que, para o último, torna-se uma obsessão. 

Luigi & Vincenzo
(Giuseppe Bucci/ Itália/ 00:04:25/ Ficção / 2014) 
Hoje é um dia especial para Luigi e Vincenzo, anos de uma história de amor na clandestinidade, por vergonha, medo, pensando em não ter direitos, sem casamento, nem família, nem andando de mãos dadas.... Mas neste dia, o mesmo do dia do orgulho gay de Napoli, algo muda...

CURTAS ARGENTINA
Duração: 1h 11min (8 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 16 anos
Filmes legendados

Que No Muera El Sexo Bajo Los Puentes 
(Arde Pandora - Colectiva Feminista/ Argentina/ 00:01:22 /Experimental / 2016) Estreia
Desde o país salsicha. A partir de uma cama-estádio. Nossos corpos são murais. Pandora arde na pele e recita um poema-manifesto de Pedro Lemebel e Francisco Casas. Dissidentes do ativismo, do reconhecimento e a inclusão lgttttbiq, Arde Pandora propõe uma política para o prazer improdutivo contra o Capital, em um meio-dia, uma sesta, tira as roupas, a maquiagem e removida e torne-se uma desapropriação coletiva-divertida.

Reynas: El Arte Drag Queen Le Brujx
(Gonzalo Gorosito/ Argentina/ 00:12:33 /Documentário / 2016) Estreia
Inspirada por artistas do meio dark, Le Brujx é definida como uma punk rocker, é "tudo o que não deve ser”, politicamente incorreta, satanista, viciada em drogas, irreverente, rude, irônica, mas acima de tudo muito rocker, quer se sair do estereótipo de boa menina.

Transfobia
(Sergio Bonacci Lapalma/ Argentina/ 00:05:30 /Videoclipe / 2016) Estreia
Dedicado à memória de Lohana Berkins, Diana Sacayán e todos os seres humanos que clandestinamente suportam a injustiça, Transfobia, nascido para visualizar a comunidade trans e os problemas que ela enfrenta. Excluídas, marginalizadas e vítimas de um sistema que as arrasta para um mundo de drogas e prostituição, expostas a risco,  relegá-las à solidão, e ao mesmo tempo  impõe que, pelo fato de ser trans, não merecem outro mundo mais do que esse. Uma chamada à consciência e denúncia artística de como a sociedade é cúmplice silenciosa negando o que considera diferente, sem dar a possibilidade de imaginar uma outra vida.

Aunque Mis Maneras De Decir Te Amo
(Gonzalo Biderman/ Argentina/ 00:12:46 /Ficção / 2015) Estreia
Uma colecção de fragmentos dispersos traçar o mapa incompleto de uma relação entre dois homens. Estão juntos. Eles estão sozinhos? Os amantes se beijam, discutem, fazem amor, dão risadas. Mas entre eles algo permanece: o invisível, a distância, o medo; finalmente, a impossibilidade da reunião bem-sucedida entre os dois.

Te Quiero Obsceno
(Gonzalo Murua Losada/ Argentina/ 00:13:00 /Documentário / 2011) Estreia
Naty vive em San Telmo em um quarto mágico repleto de curiosidades. Ela é conhecida por pessoas como Naty Menstrual, uma artista que observa, vive e recita a realidade sem omitir detalhes. A primeira sexta-feira de cada mês, Naty apresenta a sua performance em Mu, e é aí que o diretor deste título documental, com design por Agustín Vidal Saavedra, cai sob o feitiço da artista. Quem é Naty? é a pergunta que ecoa repetidas vezes em sua mente. A viagem de seu posto na feira, seus shows, seu camarim, uma entrevista e leitura íntima em seu quarto de um de seus poemas tentaram revelar lentamente a pessoa atrás do personagem.

El Ojo de Dios 
(Sebastián Freire/ Argentina/ 00:07:49 /Experimental / 2014) Estreia
O fotógrafo Sebastián Freire projeta sobre os rostos de  espectadores de cinema pornô as mesmas imagens que eles escolheram para olhar. Nos rostos do Olho de Deus são impressos os mesmos pontos de luz que tocou os olhos desses telespectadores, estabelecendo um circuito sem fim, enquanto um sussurro japones  desenrola o significado de algumas palavras.

Las Llaves
(Lucas Santa Ana/ Argentina/ 00:09:20 /Ficção / 2011) Estreia
Matias separou há alguns meses de Pedro e, depois de tentar várias vezes o belo Lucho ir para casa, ele conseguiu.Lucho está muito interessado em Matias e quer esta tarde que a sua relação se torna séria.Eles podem materializar seus desejos quando o passado de Matias e Pedro vai contra eles carregando a forma de “as chaves"?

Matias y Geronimo
(Papu Curotto/ Argentina/ 00:08:51 /Ficção / 2014) Estreia
Matias e Jeronimo se conhecem desde crianças. A amizade, que sempre foi uma forte aliança que misturava jogo e desejo, muda a noite que assistem o carnaval. Juntos testemunham como uns jovens batem num rapaz que é gay, atrás das arquibancadas. Eles não dizem nada do que vêem, e o silêncio dá lugar à distância entre os amigos.

CURTAS PERNAMBUCO
Duração: 1h 24min (6 curtas)
Classificação indicativa deste programa: 18 anos
Filmes internacionais legendados
*Sessões apresentadas por realizadores dos filmes

Casa Forte
(Rodrigo Almeida/ Brasil/ 00:11:00 /Ficção / 2014) 
Um bairro povoado por fantasmas de um relacionamento e de uma tradição.

Lascívia
(Dandara Luisa da Silva Alves/ Brasil/ 00:05:23 /Ficção / 2017) Estreia
Uma dor sufocada, uma realidade não demonstrada: é da invisibilidade que o grito ganha eco. Morrereis, mas destruirás as estruturas desse velho cis-tema. Chorarás, mas o teu sangue clamará por justiça. Tua existência não será perdida, ó mulher lascívia. Em um bar refletindo sobre um assédio que houvera sofrido em uma noite anterior, Madelena, mulher transexual, está tomando uma cerveja quando é abordada por um rapaz que a observava, chamado Edmilson. Ao rejeitar as investidas do moço, insatisfeito, Edmilson arrasta Madalena para um casarão antigo e a viola sexualmente. Madalena se torna a mulher Lascívia no momento em que deixa de ser uma mulher admirada, luxuosa, e se torna um corpo invadido. Uma mulher tão desejada e indesejada ao mesmo tempo. Um corpo que depois do prazer precisa ser eliminado para esconder a vergonha de quem o tocou.  Até quando se envergonharás de nossos corpos, mas se embriagarás da nossa carne? Lascívia é, antes de tudo, a vivência de muitas. É, acima de tudo, um ato político. Trata-se de corpos abjetos; do derramamento de sangue invisível; do extermínio de muitas travestis e mulheres transexual; da invasão ao corpo daquelas que são vistas como um ser fácil, acessível e que precisa ser eliminado. O curta grita para o mundo e denuncia a realidade que nunca fora demonstrada, que sempre fora apagada, mas que se torna presente em cada esquina, em nosso dia-a-dia.

Irma - Era Uma Vez No Sertão
(Camilla Lapa e Lorena Arouche/ Brasil/ 00:20:00 /Ficção / 2016)
Em uma cidade do sertão do Nordeste, “Os Ferreira” foram assassinados por um jagunço capataz. O crime fora encomendado pelo coronel Nogueira. Quinze anos depois chega ao local uma estranha forasteira. Com sede de vingança, ela circula pela cidade buscando reconhecer o espaço e seus antagonistas.

Um Brinde
(João Vigo/ Brasil/ 00:17:35 /Ficção / 2016) 
Elias sempre evitou ir a enterros e velórios. Até o dia em que Cacau exigiu a presença do amigo em seu próprio enterro.

Rua Cuba
(Filipe Marcena/ Brasil/ 00:20:00 /Ficção / 2017) 
Uma casa numa ladeira. Um grupo de amigos, Uma noite de festa. Um inquilino recluso. Um filme de horror?

Baunilha
(Junior Cândido/ Brasil/ 00:19:00/ Experimental / 2016) Estreia
Com o coração em chamas, eu procuro por você essa noite.
RIO FESTIVAL DE GÊNERO & SEXUALIDADE NO CINEMA 2017
DATA: 6 a 16 de julho de 2017(Abertura dia 6 de julho, 20:00 no Cine Odeon)
LOCAL: Cine Odeon - Centro Cultural LuizSeveriano Ribeiro
Praça Floriano 7,  Cinelândia - Rio de Janeiro
(21) 2461-0201
Ingresso de uma sessão: de 3ª a 5ª R$ 28,00 (inteira) e R$ 14,00 (meia); 6ª a domingo e feriado R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco 241, Centro - Rio de Janeiro
(21) 3261-2550
Ingresso de uma sessão: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Rua Visconde de Ouro Preto 62, Botafogo - Rio de Janeiro
(21) 3554-5913
Entrada franca. 

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias 9,  Icaraí - Niterói
(21) 3674-7511 e 3674-7512 
Ingresso de uma sessão:R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia)
R$ 4 (promoção “meia- entrada para todos” na segunda-feira)

Cine Joia
Av. Nossa Sra. de Copacabana 680SSH, Copacabana - Rio de Janeiro
(21) 2236-5671
Ingresso de uma sessão: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)

La Cueva
Rua Miguel Lemos 51,Copacabana- Rio de Janeiro
Entrada: R$ 30 (Vale 1 cerveja)

Palaphita Privê
Av. Bartolomeu Mitre 1314, Gávea - Rio de Janeiro
Entrada com nome na lista: R$20 (21h à 1h). Enviar nomes para lista@festaduo.com até às 18h de domingo.
Entrada sem nome na lista:Free(18h às 19h), R$10 (19h às 21h), R$20 (21h à 23h),  R$40 (a partir de 23h)

CRÉDITOS:
Realização
Cromakey Cinema

Apoio Institucional
Centro Cultural Justiça Federal
Instituto Cervantes Río de Janeiro
Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro

Fotos: Guilherme Correa /  divulgação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code