NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SP: Museu da Diversidade apresenta 'Será Que El_e é?' – Bloco Carnavalesco e nova exposição fotográfica

Em Neon: quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017


Foliões desfilam ao som de marchinhas e com muita montação no dia 17 de fevereiro

Pela primeira vez em seus cinco anos de história, o Museu da Diversidade Sexual, equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo, sai com um bloco de Carnaval. O bloco, chamado “Será que el_ é?”, desfila no dia 17 de fevereiro, sexta-feira, e serve como um aquecimento para a exposição de mesmo nome, que o museu abre no dia seguinte, 18 de fevereiro, sábado.

O Carnaval sempre foi um espaço de inclusão da diversidade sexual e a  ideia do bloco é que cada participante saia do armário, escolha uma letra da sigla LGBT e se monte para celebrar a diversidade. Ir de homem, mulher, trans, travesti, drag, andrógeno, lésbica, gay, não binário... Vale tudo!

Ao som de marchinhas clássicas de Carnaval com muita montação, o museu convida os foliões para brincarem pelas ruas do centro de São Paulo deixando o preconceito e o desrespeito bem longes da festa.

A concentração do bloco “Será que el_ é?” começa às 18h no Largo do Arouche, com saída marcada para as 20h. O roteiro do bloco passa pela Vieira de Carvalho, Praça da República, Avenida São Luís, Praça Ramos, Teatro Municipal e Avenida São João, passando por locais onde vive e convive a comunidade LGBT.

A Exposição

Museu da Diversidade Sexual estreia exposição inspirada no carnaval

O Museu da Diversidade Sexual, instituição cultural do Governo do Estado de São Paulo, abre no dia 18 de fevereiro, sábado, a exposição “Será que el_ é?”. Inspirada no Carnaval, a mostra, com curadoria do carnavalesco Sidney França, faz um panorama da relação histórica entre a comunidade LGBT e a maior manifestação cultural do Brasil e fica em cartaz até o dia 27 de maio de 2017. A entrada é gratuita.

“Será que el_ é?” aponta a importância da diversidade na construção do Carnaval, um espaço que sempre foi acolhedor e livre para as mais variadas manifestações e expressões da sexualidade, um período onde muitas pessoas “saíam do armário” para viver sua sexualidade reprimida durante o ano.

O Museu da Diversidade Sexual se transforma em um grande carro alegórico, dentro do qual ficam expostos figurinos, fotografias,histórias e instrumentos musicais. A exposição presta ainda homenagem a alguns ícones da comunidade LGBT que simbolizaram como ninguém a festa, como Elke Maravilha e Clóvis Bornay.

O título da exposição faz referência à famosa marchinha, grande sucesso dos bailes de Carnaval desde os anos 60. Muito embora seu tom jocoso possa parecer politicamente incorreto e seja muitas vezes cantada acompanhada de um coro entoando uma palavra ofensiva no final de suas estrofes, o mesmo termo foi incorporado pela comunidade LGBT e requalificado, sendo utilizado nos bailes, blocos e ruas como grito de empoderamento.

Integram também a exposição objetos do Grêmio Arco-Íris, primeira escola de samba LGBT de São Paulo, e fantasias de estilistas e destaques consagrados do Carnaval, como Michelly Xis, Bruno Oliveira, Isaac Rodrigues e Mauricio Pina.

“Será que el_ é?” tem ainda uma simulação de uma oficina de fantasias de Carnaval, onde os visitantes podem conferir como funciona o processo de confecção de um adereço, e um espaço interativo, onde poderão customizar suas roupas para brincar nos bloquinhos.

SERVIÇO
Exposição “Será que el_ é?”, no Museu da Diversidade Sexual
Curadoria: Sidney França
Abertura: 18 de fevereiro, às 15h00 - Em cartaz até 27 de maio de 2017
Endereço:Rua do Arouche, 24 – piso mezanino da estação República do metrô
Horário de funcionamento:terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Telefone: (11) 3882-8080
Site:www.mds.org.br
Entrada gratuita

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Fotos: Divulgação

A Redação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code