NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Envelhecimento de pessoas vivendo com HIV indica sucesso de resposta à aids

Em Neon: sexta-feira, 16 de dezembro de 2016



Por: ONU Brasil
Foto: UNAIDS/Pierre Albouy

Das 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo em 2015, 5,8 milhões tinham 50 anos ou mais. Com a expansão do acesso ao tratamento, mais pessoas vivendo com HIV estão sobrevivendo e envelhecendo. Essa foi a conclusão da 39ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no início de dezembro (8) em Genebra, na Suíça.

A sessão temática sobre envelhecimento e HIV reuniu representantes da sociedade civil, de governos e de agências de desenvolvimento para explorar as experiências de pessoas vivendo com HIV com mais de 50 anos de idade e para debater lições sobre saúde, comunidades e sistemas de proteção social para pessoas mais velhas.

Uma resposta bem-sucedida à aids deve continuar com a expansão do acesso ao tratamento de forma equitativa, proporcionando serviços de saúde integrados, centrados nas pessoas e sensíveis à idade.

Além disso, as pessoas que vivem com HIV devem receber apoio para que consigam levar uma vida longa e saudável. Da mesma forma, as pessoas com mais de 50 anos de idade devem ter igual acesso à proteção social, ao emprego e à integração social.

A sessão temática também explorou as vulnerabilidades ao HIV entre pessoas com mais de 50 anos e a importância da prevenção, da testagem e do vínculo a programas de cuidado sensíveis à idade. As pessoas com mais de 50 anos têm as mesmas necessidades de prevenção que os jovens.

A diversidade das pessoas com mais de 50 anos foi um tema que surgiu ao longo da sessão. Houve uma convocação para tratamento, prevenção, serviços de cuidado e apoio que reconheçam e respondam às necessidades específicas de pessoas idosas que usam drogas e trabalhadores do sexo mais velhos, homens gays e outros homens que fazem sexo com homens e pessoas trans.

Também foi debatido durante a sessão como aprender com as experiências de pessoas acima de 50 anos que vivem com HIV ou que estejam em risco de contraí-lo e como aplicar as lições aprendidas para uma resposta eficaz à aids. Os participantes confirmaram a necessidade de uma abordagem do ciclo de vida e de um sistema de saúde bem equipado que antecipe e atenda às necessidades das pessoas que vivem com HIV ou que estejam em risco de contraí-lo à medida que envelhecem.

O trabalho futuro inclui pesquisa sobre os efeitos físicos do envelhecimento com o HIV, os efeitos de longo prazo da terapia antirretroviral e inovações para garantir acesso ininterrupto e tratamento de qualidade para todos.

O envolvimento significativo de pessoas mais velhas vivendo com o HIV pode apoiar respostas nacionais, regionais e globais ao HIV para assegurar que as pessoas idosas soropositivas vivam vidas longas e saudáveis.


 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code