NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Teatro: 'Casa a Venda' tem suas duas últimas apresentações no Parque das Ruínas (RJ)

Em Neon: segunda-feira, 26 de setembro de 2016



CASA A VENDA, espetáculo teatral com texto e direção de Cecília Terrana, fará breve temporada no teatro do Parque das Ruínas, quartas e quintas, às 19 horas, de 22 a 29 de setembro. A peça é a mais recente experiência realizada no Pequeno Engenho das Artes, com pesquisa iniciada em agosto de 2015 sobre o texto escrito durante o Laboratório de Dramaturgia da Escola SESC, conduzido por Jô Bilac em 2010.

O Pequeno Engenho das Artes é um núcleo de pesquisa que reúne profissionais das artes cênicas interessados em uma forma de produção teatral integrada, na qual os atores participam de todas as etapas da produção de um espetáculo. Aproveitando o espaço da residência de Cecília Terrana no Engenho Novo, bairro da zona norte do Rio, artistas de vários grupos e coletivos se reúnem em torno de um projeto ou texto proposto para montagens de caráter intimista.

Esses processos criativos são apresentados em sessões com um pequeno público agendado, compartilhando o espaço cênico onde os elementos cenográficos dialogam com a arquitetura concreta. A proposta é que esta forma de produção possibilite a criação artística independente e que o resultado fique disponível para ocupar outros espaços culturais, palcos formais ou não, ampliando o alcance da comunicação com o público e o desenvolvimento artístico dos profissionais.

Embora possa se apresentar em palcos tradicionais, por sua temática e proposta de encenação CASA A VENDA busca espaços culturais em que a arquitetura possa fazer referência a residências antigas. Depois de se apresentar entre 14 de maio e 17 de julho, recebendo um público de 150 pessoas, a peça inicia sua jornada fora do Pequeno Engenho das Artes pelo Parque das Ruínas, onde ocupará o teatro sem deixar de dialogar com a arquitetura concreta: o prólogo da peça será apresentado nas ruínas que trazem em suas paredes de pedra a memória de uma “casa antiga”, uma residência de outro tempo, fazendo um recorte para o tempo presente.

Sinopse
Uma proposta de venda: a casa em questão é uma construção antiga em que o talento da arquiteta Cláudia e o suporte financeiro de seu marido, o engenheiro Paulo, foram investidos exaustivamente a fim de formar o espaço perfeito para abrigar o relacionamento dos sonhos e a família ideal. Na base triangular desse equilíbrio está Magu, a melhor amiga, a quem cabe a preferência na compra. As cenas seguintes, em ordem cronológica inversa, vão revelando as rachaduras desse plano, escondidas sob fino acabamento.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Ficha Técnica
Texto e direção: Cecília Terrana
Trilha sonora original: Chico Rota
Elenco: Renata Andrade, Elis Negrão, Fraya Hippert, Thiago Macedo e Victor Nalim 
Cenário: Fraya Hippert
Iluminação: Arnaldo Costa Filho
Programação Visual: Afonso Henrique Soares
Produção: Renata Andrade e Cecília Terrana

Serviço
Local: Centro Cultural Municipal Parque das ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Tereza
Telefone: 22150621 / 22243922
Lotação: 70 lugares
Dias: 28 e 29 de setembro de 2016 
Horário: 19 horas
Preço: R$ 30,00 inteira e R$15,00 meia

Fotos: Divulgação

A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code