NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Lançamento: Livro sobre o Esquadrão das Drags mostra o jeito irreverente de tratar um assunto sério

Em Neon: sexta-feira, 23 de setembro de 2016



Agora os tempos são outros. Nossos ídolos não morrem mais exibindo na face as marcas da doença. Ainda assim, é difícil - e caro - viver com HIV e manter uma qualidade de vida mínima e digna. Mesmo hoje em dia, com o tratamento que prolonga a vida, falar de prevenção continua sendo fundamental. Sobre o tema, o importante e carinhoso trabalho do coletivo Esquadrão das Drags está registrado no livro "Esquadrão das Drags- Arte, Irreverência e Prevenção em Toda Parte", de Roseli Tardelli e Fernanda Teixeira.

A tarefa de levar informação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, drogas e cidadania foi transformadora na vida de quatro homens - o publicitário Albert Roggenbuck, o cabeleireiro e maquiador Ailton de Almeida, o psicólogo Nivaldo Francisco da Silva e o administrador César Rezende. Juntos no grupo Esquadrão das Drags, eles se montam com figurinos coloridíssimos e desenvolvem o que definem como "ações lúdicas" em espaços públicos da cidade para se comunicar, em linguagem divertida, com seu público.

Com o intuito de registrar o importante trabalho do quarteto, a jornalista, produtora cultural e ativista do movimento de Aids,  Roseli Tardelli, editora-executiva da Agência de Notícias da Aids, idealizou o livro, inscreveu o projeto no Proac e convidou a jornalista Fernanda Teixeira para escrever. Juntas, saíram a campo para acompanhar o Esquadrão das Drags. Os depoimentos foram colhidos, ainda, em clima informal, durante almoços, cafezinhos e lanches, na casa  de Roseli.

As jornalistas precisavam conhecer de perto os responsáveis pelo sucesso da empreitada. Em visitas realizadas em regiões como o Largo do Arouche e o Parque Ibirapuera, o Esquadrão das Drags colheu  resultados positivos em sua interlocução com os frequentadores e a comunidade do entorno.

Recheado com informações e trechos das histórias de vida dos integrantes do Esquadrão, o livro - realizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - tem na capa foto de Thaisa Oliveira para o curta RUA!, de Tata Amaral. No miolo traz ilustrações das drags, glossário de gírias e endereços úteis para a comunidade LGBT. A publicação - que não estará à venda - será distribuída para ongs que trabalham com prevenção. Convidados recebem exemplar no dia do evento.

O livro das jornalistas Roseli Tardelli e Fernanda Teixeira será lançado no dia 27 de setembro, a partir das 18h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional - SP (Av. Paulista, 2073).

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Serviço
Livro - Esquadrão das Drags – Arte, Irreverência e Prevenção em Toda Parte
Lançamento – Dia 27 de setembro, entre 18h30 e 22h
Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av Paulista, 2073
Entrevistas – Roseli Tardelli. Texto – Fernanda Teixeira
Distribuição para ongs que trabalham com prevenção. Livro não será vendido
Convidados recebem exemplar no dia do evento

Fotos: Thaisa Oliveira e Divulgação

A redação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code