NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Creio: História e orações do guerreiro São Jorge

Em Neon: quinta-feira, 23 de abril de 2015



Mais um grande mártir do qual se contam muitas histórias. Uma delas é que Jorge era um militar do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Na época cerca de 17.000 cristãos foram martirizados, outro grande número foi perseguido para que renegasse sua fé. Não concordando com tais perseguições e torturas, Jorge renunciou a carreira militar, distribuiu seus bens entre os pobres e foi à rua repetindo frases como “Os deuses pagãos são demônios e o único autêntico Deus é Cristo”. Ele passou a viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.  Por causa disso também foi perseguido, preso e ameaçado, para que renunciasse seu amor a Jesus Cristo. São Jorge preferiu perder a vida a perder seu amor a Jesus. Como isso aconteceu? 

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Em 302, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para contestar, e perante todos declarou-se cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).


A Lenda do dragão
A lenda do Dragão, a mais difundia e na qual o santo está a cavalo e luta contra um monstruoso animal que vivia em um lago, a aterrorizar a toda a população de Lydda. Do dito animal saia um odor forte que contaminava a todos e o monstro exigia o sacrifício de uma pessoa viva para não se aproximar da cidade. Mas um dia quando o dragão estava para devorar a filha do rei, apareceu Jorge e com a ajuda de Cristo matou o monstro que seria na verdade o demônio. Assim ele é considerado o santo padroeiro dos namorados (hoje em países de língua inglesa é São Valentin e no Brasil é Santo Antônio, mas nos outros países latinos da Europa o padroeiro dos enamorados ainda é São Jorge).

É ainda o padroeiro da Grécia, Lituânia, Polônia, Rússia e Sérvia.




Curiosidades de São Jorge no Wikipedia

São Jorge, a Lua e os Orixás
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Em Salvador, Bahia, o santo foi sincretizado a Oxossi. Na religião da Umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, com seu cavalo e sua espada, pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge na cultura popular
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.

- Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.

- Na música "Alma de guerreiro", de Seu Jorge, São Jorge é citado. A música foi tema de abertura da telenovela "Salve Jorge", de Glória Perez, que tem o santo como tema.

- Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para liderar um golpe contra Diocleciano, o que o santo militar recusou terminantemente.

- A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum "Powerslave".

- A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum "Temple of Shadows".

- Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra que traz um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.

- Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram, em homenagem ao santo, a música "Medalha de São Jorge", que foi gravada pela Cantora Maria Bethânia em 1992.

- São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.

- Na série animada "Ben 10: Supremacia Alienígena", São Jorge aparece como Sir George, o fundador da facção secreta dos Cavaleiros Eternos. O dragão derrotado por ele também aparece como o alienígena Diagon.

Orações a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.
(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai)

Oração para alcançar um emprego
Ó São Jorge, Cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego, faze com que eu seja bem visto por todos; superiores, colegas e subordinados, que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no serviço, vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e Harmonia a todos que nos cercam. Amém.

Imagem: Arte criada pelo artista gráfico Túlio Fagim/ Reprodução (www.tuliofagim.com.br)


Por: Eduardo Moraes - CLIQUE AQUI e leia mais artigos de Eduardo Moraes.

Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code