NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 26 de março de 2015

Literatura: Livro apresenta poemas eróticos com a devassidão nos conventos brasileiros e portugueses dos séculos XVII e XVIII

Em Neon: quinta-feira, 26 de março de 2015


Através de pesquisa e introdução, Ana Miranda, a mesma autora de "Boca do inferno", nos apresenta "Que Seja em Segredo", um livro recheado de malicia, perversão e sexualidade vividas por quem sempre olhamos em seu ar imaculado e puro: as freiras.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Em Portugal e no Brasil dos séculos XVII e XVIII, a vocação religiosa não era razão determinante para uma mulher ser enviada a um convento. Elas podiam ser enclausuradas por rebeldia, excesso de sensualidade, de intelectualidade, por ter perdido a virgindade ou, simplesmente, pelo status que ter uma filha freira conferia às famílias. Como consequência, casos amorosos com monjas – platônicos e consumados – abundavam; celas e conventos eram ambientes de grande licenciosidade, e até mesmo o rei Dom João V era um “freirático” – aquele que frequenta freiras.

Poemas luxuriosos, românticos, por vezes sarcásticos, escritos para e por freiras, em plena Inquisição, documentam tal costume dessa época em que, como poucas, a interdição sexual teve a função de afrodisíaco.

A própria autora, que estudou em colégio religioso, surpreendeu-se com seu estudo, pois não imaginava a luxúria escondida atrás dos robustos muros dos conventos.

A pesquisa se deu após concluir sua obra "Boca do Inferno", pois durante o estudo dessa obra anterior, ela conheceu os poemas que Gregório de Matos dedicou às freiras, que mostravam casos tórridos entre freiras e frades.

O resultado está nesse livro com poemas que vão te fazer pensar e refletir sobre as consequências que a clausura pode trazer.



Confira dois trechos abaixo:

Puta dum corno, dos diabos freira, 
Eu me ausento, por mais não aturar-te; 
Tu cá ficas, cá podes esfregar-te 
Com quem melhor te apague essa coceira;
(Antonio Lobo de Carvalho)

Vem a ser que a freirinha
Se enamorou de doutra freira
Mais que mancebo, cá fora
Quis, lá dentro, ter manceba 
(Frei Antonio das Chagas)


Informações Gerais

Título: Que Seja em Segredo
Catálogo: Coleção L&PM Pocket
Gênero: Poesia e Erótico
Série: Eróticos
Referência: 1171
Cod.Barras: 9788525427663
ISBN-13: 978-85-254-2766-3
Páginas: 128

Foto: Capa do livro

A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code