NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Xtravaganza: Excessivamente Dener

Em Neon: sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015


Dener Pamplona de Abreu é um mito entre os estilistas brasileiros. Nascido em Belém do Pará abalou as estruturas da moda brasileira nas décadas de 60 e 70. Seu estilo inconfundível e revolucionário o tornou uma verdadeira celebridade.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Polêmico, adorava dar declarações bombásticas: "Eu criei a moda brasileira". Espelhava-se no seu mestre Yves Saint Laurent e também em Balenciaga.

Ao vestir a Miss Brasil em 1962 e em 1963, a primeira-dama Maria Teresa Goulart, foi catapultado para o Olimpo Fashion. A dobradinha Teresa Goulart /Dener deu tão certo, que a ex-primeira-dama foi comparada a Jackie Kennedy. Dener envolvia sua beleza com elegância e glamour e desfrutava os louros de ser considerado o maior costureiro do momento. Uma verdadeira simbiose.

Apesar de estar no topo, Dener não servia só à nata das socialites. Promovia o Brasil e toda sua modernidade efervescente em todos os aspectos. Fazia figurinos para peças teatrais, filmes e comandou desfiles de moda no exterior.

Chocar. Divertir-se. Vestir-se bem. Luxo. Ser fotografado. Ser feliz. Algumas das prioridades da vida conturbada do nosso maior designer de moda refletem um pouco da sua personalidade instigante.

Gostava de excessos e morreu por causa de um deles: a bebida. Entregou-se ao álcool e com a saúde frágil morreu em 1978, mas sua luz não se apagou jamais.

Quem foi Dener? Difícil definir, embora ele mesmo resumisse sua trajetória, de forma brilhante: "Sou o Coco Chanel da moda brasileira". E quem duvida?

Foto: Reprodução da capa do Curso Básico de Corte e Costura Dener e Google

Por Acácio Brindo - CLIQUE AQUI e leia mais artigos de Acácio Brindo

Acácio Brindo é escritor, artista plástico, fashionista, jornalista (formado pela Unicsul), fotógrafo e amante das artes. Publicou em Coletâneas de Poesias da Editora Andross.

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code