NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Fora Preconceito: Rio de Janeiro fará protesto contra a gordofobia

Em Neon: terça-feira, 27 de janeiro de 2015


Engana-se quem pensa que a cidade maravilhosa vive só do culto aos corpos esbeltos desfilando de sunga e biquíni por suas belas praias. Mostrando sua diversidade os cariocas irão manifestar sua indignação contra a gordofobia.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Acontece no próximo sábado, às 11h, mais um protesto contra a gordofobia, o "Rolezinho Plus Size"!

O manifesto será realizado na Praça Paris, na Glória (RJ).

Homens e mulheres, plus size ou não, estão convidados para fazer parte desta ação que pretende quebrar o preconceito!

CLIQUE AQUI E CONFIRME SUA PRESENÇA NO EVENTO,  ATRAVÉS DO FACEBOOK

Os organizadores solicitam a quem quem comparecer, que leve bolas e balões nas cores rosa ou branco e, se possível, usar ao menos uma peça de roupa com uma dessas cores. O "Rolezinho Plus Size" foi inspirado no "Movimento Psiu", que é contra o preconceito e a favor do respeito ao próximo.

A criadora do Movimento Psiu é Nahla Camila, de SP. No dia 31 o ato acontecerá em vários estados no mesmo horário. Procure saber onde será o ato em seu estado e compareça.

Em terras cariocas, a ação ganhou o nome de "Rolezinho Plus Size", em função do nome "Movimento Pxsiu" já estar patenteado, mas a proposta é a mesma.

Como começou essa história?
Quatro moças foram humilhadas pela recepcionista de um hotel, que ironicamente disse que duas delas não caberiam em uma cama de casal.

Indignadas elas resolveram protestar em frente ao Congresso posando seminuas para uma sessão de fotos. A imprensa fez alarde e o protesto tomou grandes proporções. Talvez tudo tivesse acabado por ali, se não fosse um Policial Militar desabafar em seu Facebook, xingamentos caluniosos às moças. Entre suas absurdas palavras, ele chamou as jovens de "saco de toucinho", "quarteto bacon", "leitoas" e "criaturas bizarras". A publicação do PM foi apagada pouco depois, mas centenas de usuários copiaram a imagem e divulgaram mensagens de repúdio pela própria rede. Era o feitiço virando-se contra o feiticeiro.

Não menos indignada, a advogada Vanusa Lopes, mesmo sem conhecer as moças compartilhou o print das injúrias do PM e foi procurada pelas misses para representá-las na justiça. Ao site G1 ela disse: “Vamos ingressar com uma ação penal por crime de injúria e difamação e, certamente, pedido de indenização para as próprias modelos”, diz. “Qualquer mulher que se sinta gorda e que tenha se sentido ultrajada pelas agressões pode entrar na Justiça contra ele, porque ele já começa o texto dizendo que a pior obra de engenharia de Deus foi a mulher gorda."

O que é o PSIU?

O movimento começou nas Redes Sociais, onde as pessoas posavam para uma foto na qual aparecem com o dedo em frente a boca, como símbolo de silêncio, em apoio ao ato e contra a gordofobia.
Uma das primeiras a postar o autorretrato fazendo o símbolo de “psiu”, a juíza arbitral Ana Paula Damasceno, diz que desafiou dezenas de amigos a fazerem o mesmo, milhares deles aderiram ao protesto.

Agora o manifesto pretende não ficar só no virtual e ir às ruas. A modelo Plus Size Daniele Macedo (foto), que há poucos dias estava desanimada com a carreira, em função do preconceito, incentivada por amigos deu uma injeção de ânimo em sua autoestima e está entre as organizadoras do evento no Rio de Janeiro, juntamente com Larissa Torres, Sanny Ferreira e Aline Mesquita. Ela convidou o Em Neon, que luta contra todos os tipos de preconceito, para comparecer ao ato e é claro que estaremos presentes nesse sábado, à partir das 11h na Praça Paris (RJ), para registrar o protesto. Venha você também.

Os sites www.codeartdesign.com.br e www.ursosdorio.com.br também apoiam o movimento.

Arte de divulgação by Code Art Design

Fotos: www.unique-vintage.com / bigdipperjelly.com / 
Face of Full Figured Fashion Week® / Facebook: Reprodução / Paulin Almeida/Divulgação

A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code