NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Novas Cenas 2014 promove 'Mostra Jô Bilac de Teatro Amador'

Em Neon: segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


Matador de Santas, um dos espetáculos que estão na Mostra
O Novas Cenas é um Programa da Secretaria de Estado de Cultura, realizado em parceria com a FETAERJ- Federação de Teatro Associativo do Estado do RJ.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

O Projeto Novas Cenas 2014 homenageará o jovem dramaturgo Jô Bilac, através de uma mostra com a montagem de oito espetáculos por oito companhias do estado, a partir de textos do autor. A "Mostra Jô Bilac de Teatro Amador" ocorrerá entre os dias 18 e 21 de dezembro, no Teatro Alcione Araújo, todas as apresentações acontecem a partir das 15 e 18h30, com entrada gratuita, com diversos grupos teatrais do estado do Rio de Janeiro.

Dentre os textos da Mostra estão: "Alguém Acaba de Morrer lá Fora", "Matador de Santas", "Nuvens de Ice Berg", "Petit Mostre", "Fluxorama", "Paraíso Zona Sul", "Gato Branco" e "Sangue na Caixa de Areia". 

O edital é da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a FETAERJ (Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro), e tem como objetivo fortalecer a área de artes cênicas e possibilitar a capacitação e qualificação artística dos grupos teatrais do Estado.

Os grupos Cia Língua de Trapo (Petrópolis), Cia Teatralha (Sapucaia), Cia Loucatores (Rio de Janeiro), Fragmentos (Rio de Janeiro), Trupe do Descoco (Angra dos Reis), Cia. Angra de Teatro (Angra dos Reis), Barquinhos de Papel (Rio de Janeiro) e Os Menecmos (São João de Meriti) compõem a lista dos selecionados pelo projeto. Todos participaram das oficinas de Capacitação oferecidas pelo projeto durante o mês de outubro, incluindo aulas de Direção (Vinícius Arneiro), Figurino (Flavio Graff), Cenografia (Carlos Alberto), Iluminação (Djalma Amaral) e Dramaturgia, com o próprio Jô Bilac.

Mais informações através do site: www.fetaerj.com

SERVIÇO
Novas Cenas 2014 – Mostra Jô Bilac de Teatro Amador
Data: De 18 até 21 de dezembro
Horário: 15h e 18h30
Local: Teatro Alcione Araújo - Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas 1261, Centro – Telefone (21) 2332-7225
Entrada Gratuita – as senhas podem ser retiradas 1h antes do início da apresentação
Consulte a classificação etária na programação
Capacidade: 150 lugares

Sobre a FETAERJ

A Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro - é uma instituição DE UTILIDADE PÚBLICA e SEM FINS LUCRATIVOS que associa grupos teatrais e tem como objetivo a descentralização das artes cênicas e o aprimoramento de produções alternativas e experimentais.

Fundada em 1977 como Federação de Teatro Independente do Estado do Rio de Janeiro – FETIERJ, presidida por Almério Belém, trazia como expressão maior os espetáculos de resistência e os esquetes de rua, sempre voltada para um teatro popular e engajado. Nos anos 90, quando o Ministério da Cultura reforma a Aldeia de Arcozelo – reduto de festivais estudantis, criada por Paschoal Carlos Magno em Paty do Alferes e administrada pela FUNARTE - a Federação realiza o Festival de Linguagens Teatrais em Arcozelo. Nesta época já havia se tornado FETAERJ – Federação de Teatro Amador do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1994, tendo em vista a amplitude de suas ações, a experiência dos grupos consolidados, mas sem perder de vista a instrumentalização de grupos iniciantes, transforma-se em FEDERAÇÃO DE TEATRO ASSOCIATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Desde a sua fundação, a Federação promove anualmente o Festival Estadual de Teatro, para onde se inclinam as melhores produções de grupo do Estado. A troca de informações, a realização de oficinas de capacitação teatral para os participantes e para a comunidade local, o pensar e discutir teatro, tudo convergindo para um desenvolvimento maior das produções artísticas dos grupos, foi o que tornou o Festival da FETAERJ, ao longo desses vinte e cinco anos, o eixo aglutinador do movimento. 

A FETAERJ, incentivando a consolidação das associações teatrais, tem em seu quadro de associados grupos de artes cênicas com representação em várias cidades do Estado do Rio, num total de 72 grupos, distribuídos por 42 municípios, abrangendo todas as Regiões do Estado.

Imagens: Divulgação

A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code