NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Literatura/Rio: Roberto Blattes lança 'Lorenza A Magnífica – A Rainha de duas Cabeças' nesta sexta-feira

Em Neon: quinta-feira, 13 de novembro de 2014



No dia 14/11, das 18h às 21h acontece no Ginásio Português, Av. Graça Aranha, 187 - 5º andar - centro - Rio de Janeiro, o lançamento do livro "Lorenza A Magnífica - A Rainha de duas Cabeças", do escritor gaúcho radicado no Rio, Roberto Blattes.

A TRAMA
Neste romance editado pela Editora Multifoco, o escritor captura alguns momentos da cidade de Florença, uma cidade com cerca de 50 mil habitantes dentro de seu anel de muros, que se organizava como uma república no rastro da expulsão do Médicis, sob a influência de Girolamo Savonarola, um carismático frade dominicano que dominou a vida espiritual e política da cidade com seus sermões de fogo e enxofre.

A chegada de Savonarola ao poder, a entrada do rei francês Carlos VI e a queda da família Médici não foram os únicos “acidentes” em Florença em novembro de 1494.

Em um bairro pobre da cidade, não muito longe da igreja Santa Maria dell Fiore, onde o fanático frade fazia seus discursos inflamados, nascia uma criança com duas cabeças, filha primogênita de um sacristão e de uma mulher humilde.

Neste momento nasce a história de Lorenza o que nos leva a acompanhar a fuga da mãe para defender a filha das garras do frade dominicano e seus seguidores.

Criada longe de todos em uma localidade fora dos muros de Florença e distante de qualquer ligação com outros seres humanos “normais”, a criança, em uma terra repleta de vinhedos, pomares de maçã, olivais e animais de criação, é levada a crer que o mundo todo possui duas cabeças e deseja conhecê-lo.

Uma história de radicalismo religioso e secular que nos leva a avaliar a ambiguidade e a duplicidade, tão características do ser humano, independente da época em que viva.

O LIVRO
Lorenza A Magnífica – A rainha de duas cabeças
A atração do escritor Roberto Blattes pela história das reais gêmeas dicéfalas,Abigail e Brittany, que nasceram em CaverContry, nos Estado Unidos, em 7 de março de 1990, fez com que encontrasse suavemente o seu caminho para uma potencial ficção.

Para quem não está familiarizado com Blattes, a escolha do assunto de seu primeiro romance pode parecer misteriosa e excêntrica. Contudo, o leitor aos poucos perceberá que não há excentricidade alguma na trama. As conexões metafóricas demonstram um escritor bastante interessado no esquadrinhamento da alma e das dificuldades de algumas pessoas viverem em um mundo tão cheio de opressão e dogmas.

No romance Lorenza – a Magnífica, a rainha de duas cabeças, o autor usa uma técnica narrativa leve sem buscar erudição e tão pouco coma pretensão de fazer um   retrato psicológico\moral de nenhum personagem. Este é um livro embebido da expectativa da morte e da necessidade da aceitação do diferente como única resposta viável à vida.

Numa crítica bem estruturada e sutil ao processo inquisitorial religioso e também secular, Blattes apresenta personagens ora passivos e obedientes a uma tradição cega e rigorosa, inclinada à pura devoção, ora num grande debate interno para libertar suas almas da rigidez da fé e dos preconceitos por ela impostos.

Lorenza – a Magnífica, a rainha de duas cabeças é um romance que mostra uma Florença renascentista, onde havia também  lugar para transcendência e exuberância de pensamentos apesar da tortura mental e legalismos religiosos do frade Savonarola e dos demais carolas.

DIVULGAÇÃO

CLIQUE AQUI para confirmar presença no evento.

A Redação





 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code