NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Galeria: Parada LGBT do Rio de Janeiro é marcada por furtos e atraso

Em Neon: segunda-feira, 17 de novembro de 2014



O domingo amanheceu chuvoso e prometia comprometer a Parada LGBT que aconteceria na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas o sol foi aparecendo aos poucos e por fim tornou a tarde colorida e prestes a receber mais cores de vários arco-íris espalhados em bandeiras, roupas, bexigas e onde mais a incrível imaginação LGBT poderia utilizá-las.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Com o tema "Um milhão de vozes!" a 19ª Parada do Orgulho LGBT deste domingo (16), infelizmente foi marcada por muitos furtos de grupos de assaltantes - em sua maioria menores de idade - que cercavam pessoas e roubavam seus pertences, cordões e celulares. Eles derrubavam as pessoas, as roubavam e as vítimas só conseguiam se levantar após a fuga dos mesmos. As tristes imagens fizeram parte da edição desta segunda-feira (17) no RJTV. É claro que a questão da violência não seja culpa da Parada LGBT em si, pois qualquer outro evento, final de campeonato ou coisa que o valha poderia causar o mesmo tumulto, trata-se da questão do oportunismo desses vândalos por conta do aglomerado de pessoas.

Todos reclamam que as paradas viraram verdadeiras micaretas e perderam seu tom político. Mas ao mesmo tempo, o atraso da parada carioca, por conta de vários discursos antes da sua caminhada, foi a reclamação de muita gente. Com isso é perceptível que não dá para se agradar gregos e troianos. A parada teve sua concentração as 13h e começou seu percurso por volta das 16h. Embora a estimativa da Polícia Militar tenha sido de um milhão de pessoas, por volta das 17h30, e que chegaria a 1,5 milhão até seu final, comparada ao evento no ano passado, pareceu reunir menos pessoas. Talvez os trios a menos deste ano tenham causado essa impressão. Também pareceu ser mais rápida e com menos participação de pessoas fantasiadas, Drag Queens e travestis.

Nessa segunda-feira (17) o grupo Arco-Íris tornou público seu balanço da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT e destacou os assaltos, furtos e tumultos. Veja abaixo na íntegra o comunicado:

COMUNICADO À COMUNIDADE LGBT, SOCIEDADE E IMPRENSA:  O grupo Arco-Íris torna público seu balanço da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT – Rio, que aconteceu  no domingo (16), em Copacabana. 

“A 19ª Parada do Orgulho LGBT – Rio, como todos os anos, pautou os direitos da população LGBT através de uma grande demonstração de respeito à diversidade. Tal como a típica descontração e irreverência dos participantes da marcha, vários serviços estiveram disponíveis como, pela primeira vez, a testagem rápida de hepatites e HIV com aconselhamento. Além disso, participações memoráveis: a cantora Rita Benneditto e a atriz Letícia Spiller, caracterizada como a drag queen Rochanna, sua personagem no filme ‘O Casamento de Gorete’. Lembrando os casos de homofobia e a importância de combatê-los, o pai do jovem Lucas Fortuna, assassinado em 2012, homenageou a memória do filho e pediu que outros pais ‘saíssem do armário’.  Mas, infelizmente, uma situação que vem atingindo a cidade chegou até o evento: a problemática da segurança pública. A coordenação da Parada realizou reuniões com os órgãos públicos da esfera municipal e estadual, incluindo a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Mas, infelizmente, observamos que não foi possível coibir, em sua totalidade, furtos, roubos e brigas. Reiteramos que cumprimos todas as exigências de segurança que são requeridas para a realização de eventos públicos de grande porte. Entre as ações de nossa responsabilidade esteve a contratação de um grande quantitativo de agentes de segurança, mas que atuam no campo da segurança patrimonial e dão suporte a situações de risco ao evento. É importante ressaltar que a questão da violência no Rio de Janeiro, tanto quanto um problema de segurança pública, é também consequência das desigualdades que permeiam a sociedade.  O Grupo Arco-Íris se coloca à disposição para novos esclarecimentos”. 

Confira algumas fotos da 19ª Parada LGBT do Rio de Janeiro








Fotos: Eduardo Moraes e Maurício Code

Clique na foto abaixo e confira a galeria completa no Facebook:




A Redação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code