NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Entrelinhas: Todos os olhos nas capas de discos

Em Neon: segunda-feira, 15 de setembro de 2014


Série do Canal Brasil desvenda o que está por trás de capas famosas de discos brasileiros 



Nasci nos anos 70. Sou do tempo dos discos de vinil.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Quando a gente é criança, tudo ganha um tamanho maior. Então, os bolachões eram imensos para mim. Mal cabiam no meu abraço. Eram como discos voadores, capazes de me transportar a outros mundos. Lembro de gostar de vê-los girando em sua rotação. Me perdia em suas linhas escuras que, ora se misturavam, ora se separavam. A agulha fina andando pelos trilhos noturnos. Gostava até dos riscos acidentais que faziam remixes involuntários das músicas.

As capas dos discos sempre me encantaram muito. E os encartes. E os pôsteres. Dessa paixão, tive a ideia de um programa de TV onde os artistas e os criadores das capas de discos contassem a história dessas capas, de onde veio a inspiração, como chegaram até a arte final. A Imagem-Tempo, produtora carioca, desenvolveu minha ideia e ela está no ar no Canal Brasil.

A série “Arte na Capa”, dirigida pelo meu amigo João Felipe Freitas, conta as histórias e os processos de criação por trás de importantes capas de discos. São 26 episódios de até 3 minutos. Com designers e artistas falando, de coração aberto, sobre suas obras.

Assistindo aos episódios, fiquei emocionado. Com a qualidade dos vídeos e a beleza das histórias e das capas. Como diz o site do Canal Brasil, as capas são “fruto da colaboração entre músicos, gravadoras, artistas gráficos e fotógrafos, muitas delas se tornaram antológicas pela força das imagens, layout, significado, carga ideológica e ideias que traduziam.”

Viva os nossos discos de vinil! Que eles voltem a ter o tamanho que eles tinham na minha infância. Que ainda tenham o poder de me levar até outros mundos.

Confira fotos de alguns dos participantes da série "Arte na Capa"




CLIQUE AQUI para ver alguns episódios que já estão no ar no site do Canal Brasil.

Fotos: Juliana Torres/Débora 70
Por: Tarcísio Lara Puiati

Tarcísio é poeta, dramaturgo, roteirista e diretor. Realizou filmes de curta-metragem premiados como “Cowboy” e “Homem Bomba”. Em 2013, lançou o livro “Rabiola”, pela editora 7Letras. É autor da Rede Globo de Televisão, onde colaborou em “O Astro”, de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, premiada como melhor telenovela no Emmy Internacional 2012. Faz parte da Companhia de Teatro Íntimo e da produtora Caju Cinema.

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code