NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Curiosidades: Piscina onde se pode respirar embaixo d'água

Em Neon: segunda-feira, 8 de setembro de 2014



Todos sabem que os peixes não respiram fora d'água, assim como os homens não respiram dentro dela. Então como explicar pessoas andando embaixo d'água, sem uso de tubos de oxigênio ou qualquer outro acessório?

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Fácil de explicar, trata-se de uma instalação do artista contemporâneo argentino, Leandro Erlich, intitulada "Swimming Pool" ("Piscina"), que esteve no MoMA PS1, Museu de Arte Contemporânea em Nova Iorque e no Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, em Kanazawa, no Japão. Erlich construiu piscinas de tamanho natural, com todos os seus adornos, incluindo deck e escada.

Ao se aproximarem da piscina, os visitantes deparam-se com uma cena surreal: pessoas, totalmente vestidas, de pé, sentada, andando e o melhor, respirando sob as águas. Ilusão de ótica? Quase isso. Erlich criou uma réplica exata de uma piscina com uma lâmina de acrílico transparente no topo, coberta por alguns centímetros de água.


Só quando os visitantes entravam na galeria do porão, que eles entendiam que a piscina estava vazia e que a construção fazia o truque visual formado pelo artista.


Então, os visitantes podiam viver dois momentos mágicos na instalação: Observarem pessoas respirando e andando debaixo d'água e ainda entrar no fundo da piscina, olhar para cima, como se realmente estivessem submersos.

Confira mais de uma das piscinas no vídeo abaixo:


A Redação
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code