NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Curiosidades: Exposição com Barbies e Kens personificando Jesus, Virgem Maria e santos causa polêmica na Argentina

Em Neon: quarta-feira, 24 de setembro de 2014



A dupla de artistas argentinos "Pool e Marianela", de Rosário, provocou críticas e escândalo nas Redes Sociais ao publicarem os bonecos religiosos que estarão na exposição "Barbie, A Religião de Plástico", que será apresentada em Buenos Aires a partir de 11 de outubro.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Serão expostos 33 bonecos Barbie e Ken adaptados às religiões católica, muçulmana, espírita, budista e judaica, assim como crenças populares argentinas. A Barbie aparece nas versões de Virgem de Guadalupe, Nossa Senhora de Luján (padroeira da Argentina), Nossa Senhora de Itatí, Maria Madalena, a Virgem de Aparecida e da Virgem de Lourdes. Enquanto Ken pode ser encontrado em versões de Buda, San Caetano, São Sebastião, São Roque, São Jorge, Santo Expedito, Sagrado Coração de Jesus e Jesus Crucificado.

A boneca da "Difunta Correa" causou rebuliço entre os artistas e o governo local
Os bonecos causaram indignação em muitas autoridades religiosas. No santuário Vallecito, na província de San Juan, criaram caso com a boneca da “Difunta Correa” (uma figura considerada milagrosa na Argentina e que atrai legiões de fiéis),  uma vez que ela é uma marca registrada, usada exclusivamente pelo governo local. Por isso o ministro Adrian Cuevas, quer processar os criadores por uso da imagem, pois os artistas não "pediram permissão" para personificá-la na boneca.

Os artistas Pool e Marianela com sua coleção polêmica
Em uma entrevista Marianela  disse: "Nós sabíamos que poderia haver alguma controvérsia com a Mattel (empresa que cria os bonecos de brinquedo), mas nunca imaginamos que teria que pedir permissão para usar a imagem da ‘Difunta Correa’”. Seu parceiro, Pool, também explicou que eles "nada têm contra as religiões e tiveram o cuidado de respeitar as crenças."

Os dois artistas já haviam trabalhado com figuras conhecidas da Argentina como o jogador de futebol Diego Maradona, Juan Domingo Perón e Evita, a presidente da república Cristina Fernández grávida e até o Papa Francisco. Esta  é a primeira vez que eles fazem uma coleção dedicada à religião.

A polêmica gerada não estava nos planos da dupla, que disse não ser má intencionada, nem querer provocar ninguém, nem tão pouco qualquer religião.

Assim que findar a exposição em Buenos Aires, várias galerias de arte da Argentina querem receber a exposição e tem vários países interessados que "Pool e Marianela" façam suas figuras religiosas locais.

Veja abaixo outros santos feitos pelos artistas:






Por: Eduardo Moraes


Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code