NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Literatura: Livro sobre amor entre seminaristas tem lançamento em São Paulo

Em Neon: sexta-feira, 8 de agosto de 2014



Se hoje em dia com tanta abertura há pessoas que acham difícil viver uma relação homossexual, imagine um romance vivido nos anos 50.

Em Libélula, o psicanalista paraibano Marcos Lacerda conta a história de dois jovens aspirantes a padre que se apaixonam e se entregam ao amor de forma surpreendente.

Para escrever sua obra o autor se inspirou em suas experiências de 21 anos em consultório. Em sua vida profissional, Marcos Lacerda, acompanhou a história de pessoas que foram marcadas pela religião. Padres, freiras e mesmo leigos o fizeram perceber que a dor na alma atinge igualmente a todos, sem distinção de etnia, credo e situação social. Marcos ajudou seus pacientes a desvendarem mistérios que os envolviam, fazendo-os cada vez mais humanos, seguros e interessantes.

Munido de sua experiência criou seu novo romance: Libélula, uma história ficcional, lançada pela Pontes Editores, que conta a história de dois jovens seminaristas tomados por um romance perturbador, para além do celibato com que pretendiam servir a Deus.

Entregue a uma confissão, o seminarista José se desnuda, revela suas dores, angústias e medos por meio de um diário. A história se passa nos anos 50, época em que a Igreja Católica tinha regras muito mais rígidas que atualmente. “Àquela época, os religiosos não faziam análise com psicólogos, apenas se confessavam, o que dificultava pensar – que dizer, falar abertamente – sobre algumas coisas”, explica Lacerda.

Essa dificuldade traz questionamentos sobre viver um verdadeiro amor ou abandoná-lo em nome de votos e valores religiosos. Estas são as grandes questões do livro, que, misturadas numa tensão permanente, não parecem prometer nenhum sossego.

A paixão de José por Filipe, o outro seminarista, o fará conhecer-se mais e mais, num voo que o levará como uma libélula às voltas da lâmpada, ao encontro da paixão.

Como o inseto que vive se transformando, Libélula narra uma história com a qual qualquer um de nós se identifica, pois trata de sentimentos como o amor, o desamparo, a urgência em viver, a dor de separar-se da pessoa amada, a alegria de sair do casulo, o poder de saber quem se é e a quem sempre se esteve ligado.

Na obra, o final pode ser apenas o começo de um novo ciclo, desconhecido e aberto a novos caminhos, como, aliás, abre-se o mundo para uma libélula, livre de seu casulo.

Para Lacerda, o amor, força mais importante na vida de um ser humano, é o que nos transforma e nos dá motivo para viver. É o que se evidencia num trecho do livro: “Sim, eu amei...e não há como nem por que negar, pois quem nega o amor, em qualquer de seus aspectos ou formas, vive na escuridão e no silêncio, perdidos servos da desesperança. Afinal , em meio a um mundo de ilusões, o paraíso pertence aos corações que aprendem a amar. (...) Eu sei que aos olhos da minha igreja, o que vivi é um pecado, ou mesmo algo anormal. Para mim, um amor sólido como uma montanha é vital como o próprio ar. Se o que digo lhe parece confuso, tudo ficará claro à medida que lhe der minha história a conhecer”.

Sobre o autor 

Marcos Lacerda nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba. Graduado em Psicologia, especialista em Teoria Psicanalítica e mestre em Psicologia Social, dedica-se, em sua clínica particular, a tentar entender o preconceito e a violência contra minorias, bem como a ajudar na reestruturação psicoafetiva dos que passaram por este tipo de experiência. Seu primeiro romance, Um Estranho em Mim, lhe valeu o prêmio "Novos Autores Paraibanos" e atualmente está publicado pelas Edições GLS do Grupo Summus Editorial.

Lançamento do livro em São Paulo
No dia 9 de agosto o autor estará recebendo amigos e fãs da leitura, no coquetel de lançamento do livro Libélula na Livraria da Vila da Lorena (SP). Na ocasião ele estará autografando os livros, com a participação especial do ator Global, Leonardo Miggiorin, que encenará um trecho do livro.

Serviço:
Sábado, 9 de agosto de 2014 - 16h às 19h
Livraria da Vila da Lorena
Alameda Lorena, 1731 – Jardins - São Paulo (SP)
Fone (11) 3062-1063
Aberto ao público / entrada gratuita

Características detalhadas
Título: Libélula
Autor: Marcos Lacerda
Número de páginas: 252
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,90
ISBN: 978-85-7113-526-0




Confira abaixo convite do ator Leonardo Miggiorin para o lançamento da obra:





A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code