NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 15 de julho de 2014

Especial Jean Wyllys: Na luta pela cidadania

Em Neon: terça-feira, 15 de julho de 2014



Escolhemos Jean Wyllys para ser destaque Em Neon, pois acreditamos que ele é um político e pensador no qual julgamos merecedor de atenção.

Nosso intuito não é fazer campanha ou abraçar qualquer partido, mas sim, destacar uma pessoa que usa a política a favor da comunidade LGBT e das minorias, dando destaque a essas atitudes que, nesse momento, são muito importantes, pois a indignação do povo para com o governo, após a Copa do mundo, só pode ser resolvida nas urnas.

As eleições vem aí e cabe a cada um de nós, independente de cor, raça, credo ou sexualidade, usar o poder do voto com consciência.

Jean é Deputado Federal eleito pelo PSOL do Rio de Janeiro. Jornalista e escritor baiano. Professor universitário. Colunista da revista Carta Capital. Vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil.

Já em sua participação no BBB5, onde ganhou admiração e respeito dos brasileiros, o baiano Jean Wyllys mostrou que veio ao mundo para lutar por justiça. Sua simpatia, coerência e principalmente inteligência fizeram-no sair vencedor do Reality Show. Não demorou para que sua história o levasse aos palanques e para dentro do congresso, lugar onde alcançou o status de "um do políticos mais respeitados pelos outros congressistas", assim como por seu eleitorado. Embora alguns lembrem de Jean apenas por sua participação no BBB5, seu exímio trabalho na política o elevou para outro patamar. Hoje ele é um representante das "minorias" e é, certamente, alguém com quem as classes marginalizadas injustamente pela sociedade podem contar.

Parceiro dos movimentos LGBT, negro e de mulheres, Jean Wyllys participa de ações que combatem a homofobia, a intolerância e o fundamentalismo religiosos, a discriminação contra o povo de santo, o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes, e as violências contra a mulher.

Como deputado federal, Jean Wyllys participa de várias ações parlamentares, entre elas:

- Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT (Coordenador)
- Comissão de Direitos Humanos e Minorias (Titular)
- Comissão de Legislação Participativa (Titular)
- Comissão de Educação e Cultura (Suplente)
- Frente Parlamentar pela Defesa da Cultura (Coordenador no Estado do Rio de Janeiro)
- Comissão Externa de Combate à Corrupção
- Subcomissão permanente de Assuntos Federativos
- Frente pela Liberdade de Expressão
- Frente em Defesa da Igualdade Racial
- Parlamento Jovem Brasileiro
- Projeto “A Câmara quer te ouvir” (da Ouvidoria da Câmara)
- 2º Vice Presidente da CPI da exploração sexual de crianças e adolescentes



Em 2012, Jean Wyllys recebeu as seguintes homenagens/prêmios:

- Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para aqueles e aquelas que tenham contribuído para o engrandecimento do país.
- Prêmio Congresso em Foco: parlamentar mais votado na categoria "Melhor Deputado", destaque na categoria "Defesa da Democracia" (escolhido pelos internautas), destaque na categoria "Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania" (escolhido pelos internautas).
- Escolhido como um dos "100 Cabeças do Congresso Nacional", pelo Sindireceita.
- Pela relevância do trabalho que vem desenvolvendo na Câmara dos Deputados em prol dos direitos humanos, Jean Wyllys foi selecionado para representar o Brasil no Programa Visitantes Internacionais, da Embaixada dos EUA, que neste ano tem como tema “Direitos LGBT são Direitos Humanos”.

Em 2011, as homenagens/prêmios foram:

- Prêmio Trip Transformadores
- Prêmio Congresso em Foco: segundo mais votado nas categorias “Melhor deputado” e “Parlamentar de futuro”.
- Eleito, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes em 2011
- Eleito, pela revista Isto É, uma das 100 personalidades mais influentes para 2012.

Acompanhe mais sobre Jean Wyllys no Especial que preparamos para os próximos dias Em Neon.

Imagem: Intenet
Fonte: Facebook Oficial Jean Wyllys

Por: Eduardo Moraes


Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br


 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code