NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

domingo, 27 de julho de 2014

Especial Jean Wyllys: Escritor escreve sobre o dia dos Escritores

Em Neon: domingo, 27 de julho de 2014


Jean Wyllys em noite de autógrafo do livro Tempo Bom, Tempo Ruim na livraria Saraiva

No dia 25 de julho é comemorado o dia dos Escritores. Jean Wyllys, que faz parte desse privilegiado grupo, fez um belo texto que repostamos para você aqui Em Neon.

“Desde que eu passei a dominar a Língua, as palavras têm sido minha principal arma nas constantes batalhas que travo na vida. As palavras transformam o mundo e as pessoas e é por meio delas principalmente que busco atingir os objetivos nobres que me imponho ao longo dessa minha existência, seja como professor, ativista político ou escritor.

Palavras de escritores que politizam a existência - como as imortalizadas pelos já saudosos Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, para citar esses três que nos deixaram recentemente quase que numa mesma semana - atravessam o tempo e o espaço e os constituem simultaneamente.

Hoje é o dia de todos e todas nós que fazemos, das palavras, as armas e os instrumentos de transformações subjetivas e sócio-culturais, mas também de meio de entretenimento e fuga da realidade opressora e insossa.

O Dia do Escritor foi criado a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.

Chamo uma atenção mais do que especial e merecida para as escritoras, uma vez que o DIA DO ESCRITOR parece não considerar o talento das mulheres para o uso das palavras - Mulheres como Rachel de Queiroz, para citar a primeira delas a ingressar na Academia Brasileira de Letras, até então um espaço dominado por homens.

Quero desejar aos amigos e amigas escritores e escritoras que aqui me acompanham um feliz dia para todas e todos nós. Viva o nosso dia! Viva o#DiaDoEscritor e da escritora!”

Jean Wyllys

Foto: Rodrigo Lorandi / Editora Saraiva
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code