NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

domingo, 8 de junho de 2014

Em plena Copa do Mundo, Museu da Diversidade Sexual abre exposição inédita: 'Diversidade Futebol Clube' - No nosso time joga todo mundo

Em Neon: domingo, 8 de junho de 2014



No dia que antecede a abertura da Copa do Mundo, o Museu da Diversidade abre exposição inédita mesclando futebol e diversidade.

A ideia é discutir o preconceito, principalmente aquele sofrido pela comunidade LGBT, em um cenário que todos e todas podem jogar livres de qualquer discriminação porque “no nosso time joga todo mundo”, segundo o lema da exposição.

Essa semana o Google lançou a campanha contra o preconceito no futebol e indo pela mesma vertente a “Diversidade Futebol Clube” irá discutir a homofobia e o machismo dentro de campo e nas torcidas. Apesar das conquistas à população LGBT, nos gramados onde acontece o esporte mais popular do mundo, há o tabu em relação à carreira e à vida pessoal de atletas, aos milhões de torcedores LGBT que não podem frequentar os estádios, à sociedade como um todo e ao próprio esporte.

A exposição "Diversidade Futebol Clube: no nosso time joga todo mundo" apresenta imagens do fotógrafo Roberto Setton, que registrou, entre 2008 e 2012, o “Futebol das Drags” evento que comemora o aniversário da boate Blue Space com um jogo de futebol entre transformistas e funcionários no meio da rua, no bairro da Barra Funda em São Paulo. Há quem jogue de salto alto ou com um bolo de aniversário na cabeça. O objetivo é mostrar para a vizinhança, com irreverência, os shows e os artistas que trabalham na casa como forma de promover a convivência e uma cultura de paz.

O objetivo do Museu da Diversidade é proporcionar maior visibilidade à diversidade sexual, fomentar a discussão sobre a construção de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e violências dirigidas a esses segmentos e a promoção de uma cultura em direitos humanos e da cidadania plena da população LGBT.

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a exposição fica em cartaz de 11 de junho até 12 de outubro, discutindo o preconceito nos campos e nas torcidas.

Ficha Técnica:
Exposição: “Diversidade Futebol Clube”
Fotografias: Roberto Setton
Curadoria: Diógenes Moura
Concepção: diversa, arte e cultura
Projeto expográfico: Flavio da Silva Pires
Apoio: museu do futebol, MAM, adidas

Serviço:
Museu da Diversidade Sexual
Exposição: "Diversidade Futebol Clube" - No nosso time joga todo mundo
Quando: de 11 de junho a 12 de outubro de 2014
Onde: Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h

A Redação

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code