NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Estreia: Passei dos 30, e daí? Crônicas bem humoradas de uma trintona

Em Neon: quinta-feira, 22 de maio de 2014



Essa semana está cheia de emoções para o Em Neon, várias colunas estreando, com pessoas diversas e com pensamentos e ideias incríveis. Isso nos deixa muito felizes.

CURTA O EM NEON NO FACEBOOK

Apresentamos Gika Mendonça, ela é professora, roteirista e dona do blog “O Mundo de uma trintona”, espaço onde discute as questões nem sempre tão fáceis de digerir e que afligem aqueles que já passaram dos trinta. Aqui, ela irá falar com nossos leitores que já passaram dos trinta ou que estão longe dessa faixa etária, afinal de contas, há situações e questões que são atemporais. Venha fazer parte das aventuras dessa trintona, solteira e enlouquecida que com certeza você vai adorar.

Confira a primeira crônica da coluna "Passei dos 30, e daí?".

Quem nunca? 
Todo mundo um dia passou por uma crise, ou várias, quem nunca? Seja homem ou mulher, alto ou baixo, velho ou novo, gordo ou magro, pobre ou rico, todos, sem exceção, tem momentos de crise na vida. Às vezes as crises se acumulam em vários setores da vida ao mesmo tempo. Parece que uma crise vai atraindo outra e mais outra e quando nos damos conta o surto é total e inevitável.

Quem nunca teve uma crise de idade?

Tenho que confessar que ser mulher, solteira, sem filhos, morando com os pais e ter mais de 35 anos, ainda que estejamos em 2014, não é nada fácil. Esse papo de que todos falam por aí que os 40 anos são os novos 20, na teoria é lindo, mas, e na prática? E os 30 anos, são os novos o que? E a lei da gravidade que começa a agir após os 30? E o prazo de validade para engravidar que deixa as trintonas desesperadas? E aquela tia sem noção? Nem vem dizer que você não tem uma porque todos nós temos, daquela espécie de tia que mal te vê e já sai perguntando: - vai casar não?  - Vai ter filho quando? – Você só trabalha menina? Ou então afirma: - seu problema é que você não sabe cozinhar, homem se pega pela boca, ou ainda, - terminou o namoro de novo? Assim você vai ser a única da família sozinha. (como se todos da família estivessem felizes, realizados, bem casados e como se o casamento ou a quantidade de filhos resolvessem todas as crises e os problemas da humanidade).

Quem nunca teve uma crise sentimental?

Quem nunca amou e não foi amado?

Quem nunca quis sumir do mapa e mudar de cidade, país, planeta?

Quem nunca quis mudar radicalmente de profissão, jogar tudo pro alto e recomeçar uma nova história?

Quem nunca?

Questionar-se e surtar de vez em quando, ou no meu caso, sempre, faz parte do ser humano e é até de certa forma produtivo. As crises te fazem refletir, repensar e rever muitas coisas que, de alguma forma, não estavam funcionando muito bem e isso é essencial na vida de qualquer pessoa, trintona ou não.

E o principal, deixa aquela tia falando sozinha, o importante é ser feliz, do seu jeito, no seu tempo e como for melhor pra você. Você comanda sua vida e escolhe seus caminhos. E as crises, quem nunca?

Por: Gika Mendonça

Gika é professora, blogueira, trintona, doutoranda, roteirista, devoradora de chocolate amargo, livros da Martha Medeiros e filmes antigos. Graduada e Mestre em Letras pela UFRJ, divide seu tempo ministrando aulas de espanhol, estudando para pós e na manutenção do seu blog “O Mundo de uma trintona”. Trabalhou como assistente de Doc Comparato com quem fez seu primeiro curso de roteiro na AICTV. Estudou também com outras feras do roteiro Fausto Galvão, Ingrid Zavarezzi e Vitor de Oliveira.

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code