NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sábado, 12 de abril de 2014

Xtravaganza: Londres recebe exposição dedicada ao estilista Jean Paul Gautier

Em Neon: sábado, 12 de abril de 2014


Jean Paul Gaultier em Punk Cancan 

Essa semana começou em Londres, na Barbican Art Gallery, a exposição “O Mundo Fashion de Jean Paul Gaultier: Da calçada à passarela” (“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”) que permanece até o final de agosto. Esta é a primeira grande exposição dedicada ao pioneiro da moda francesa.

Seção Punk Cancan
Em uma instalação estão expostas as criações mais emblemáticas e de vanguarda, com os projetos espirituosos e ousados do estilista. São 165 vestidos que incluem alguns de seus projetos mais memoráveis e de ponta da alta costura, que fizeram dele um dos mestres da moda.

Seção Odisseia
A exposição está dividida em oito seções temáticas: A Odisseia de Jean Paul Gaultier, Punk Cancan, Musas, The Boudoir, Metrópole, Eurotrash, Skin Deep e Selva Urbana - cada parte capta a essência de Gaultier ao longo dos últimos 40 anos.

Seção Musas (Madonna)

A exibição também traz os figurinos de Gaultier feitos para o cinema e shows, como o inesquecível sutiã cônico e espartilhos que foram criadas em 1990 para a turnê Blond Ambition de Madonna, os figurinos desenhados para Kylie Minogue, bem como peças criadas para os filmes de Pedro Almodóvar.   

Belas imagens fotográficas também estão na mostra. São fotografias feitas por alguns ilustres colaboradores, como Andy Warhol, Herb Ritts, David LaChapelle e Pierre et Gilles, juntamente com imagens de desfiles, shows, vídeos de música e filmes que trazem as criações de Gaultier.

Sobre a exposição, Gaultier disse: "Estou superanimado que a mostra está em Londres, por duas razões. A primeira é que eu sempre quero ir a Londres, por ser um lugar especial. Na Inglaterra, eu tenho tantas memórias, tive tantas experiências... Se há um lugar, diferente de Paris, que eu gostaria de viver, é Londres. Eu tenho tantas ligações com Londres, lá eu me sinto em casa, por vezes, mais do que em Paris. Eu gosto do espírito, do humor e das pequenas aventuras que são engraçadas, como a Eurotrash. A segunda coisa é a Barbican. É uma honra para mim, porque é uma galeria e um lugar maravilhosos, com uma arquitetura extraordinária e eu acho que mostrar o meu trabalho lá vai ser bonito", disse o estilista com orgulho.


Passarela em Punk Cancan
A Exposição “O Mundo Fashion de Jean Paul Gaultier: Da calçada à passarela” (“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”) teve início dia 09 de abril e ficará na Barbican Art Gallery até 25 de Agosto de 2014. A exposição no Reino Unido faz parte de uma turnê internacional. Ela é acompanhada por um programa de eventos e ciclo de cinema.

Fotos: © Crédito Matthew Lloyd / Getty Images

Por Acácio Brindo

Acácio Brindo é escritor, artista plástico, fashionista, jornalista (formado pela Unicsul), fotógrafo e amante das artes. Publicou em Coletâneas de Poesias da Editora Andross. 

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code