NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

sábado, 19 de abril de 2014

Creio: Hoje a história e a oração de Santo Expedito

Em Neon: sábado, 19 de abril de 2014



Nesse novo espaço criado para quem tem fé ou é apenas curioso quanto ao assunto religião, falarei, entre outros assuntos, sobre os santos católicos, contando suas lindas histórias e trazendo suas orações. 

Para começar falarei sobre Santo Expedito, que é o santo desse dia 19 de abril, data que a coluna entra no ar. Que ele possa abençoar quem acredita nele e trazer bons fluidos a todos.

Santo Expedito
Há muita história sobre Santo Expedito, há até quem acredite que ele não existiu. O que é uma meia verdade, ele realmente existiu, mas houve uma confusão em torno de seu nome. Ao morrer, o santo martirizado foi colocado, por seus seguidores, em um caixão e despachado a um Mosteiro na Espanha para ser enterrado com dignidade. No caixão estava escrito “Spedito”, que significava “Urgência”, mas quem recebeu o caixão entendeu que se tratava do nome do mártir (Expedito é um nome muito comum na Espanha) e com isso seus devotos propagaram Santo Expedito como o santo das causas urgentes. 

Uma outra versão diz que Santo Expedito teria sido soldado junto com Hermógenes e Caio e que foi martirizado como nos indica a palma que segura na mão esquerda. Nesta versão a origem do nome se dá ao fato de os soldados romanos de ataque rápido tinham armas leves e pouca armadura e eram chamados "expeditus". 

Santo Expedito teria sido martirizado por não querer render-se ao culto de deuses pagãos e o próprio imperador Diocleciano ordenou o seu martírio para que cedesse. O martírio em questão era bastante doloroso que incluía grandes prensas de madeira que esmagavam os ossos dos joelhos e pés, a roda que esticava o corpo até arrancar os braços e finalmente queimaduras com óleos e brasas, até a morte, só mesmo quem tivesse a fé de um santo não cederia, foi o que aconteceu a Santo Expedito.

Oração a Santo Expedito
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

Imagem: Arte criada pelo artista gráfico Túlio Fagim/ Reprodução (www.tuliofagim.com.br)

Por: Eduardo Moraes

Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado CertoAtualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br.
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code